Dicas

Alergias no inverno: o que causam e como prevenir?

  • 8 de agosto de 2017
Alergias no inverno: o que causam e como prevenir? | Blog Americanflex

O outono e inverno no Brasil podem ser épocas prazerosas para quem não suporta o calor e quer aproveitar os dias mais amenos. Porém, as pessoas que sofrem com problemas respiratórios costumam encarar um verdadeiro desafio para manter o bem-estar diante das quedas bruscas de temperatura.

Isso acontece porque a baixa umidade do ar, comum nesse período, favorece a proliferação de ácaros e fungos que, geralmente, irritam a mucosa nasal. O resultado não poderia ser outro: espirros, baixa imunidade, congestão nasal, crises alérgicas e noites mal dormidas.

Neste post, você vai conhecer algumas dicas para prevenir essas irritações e alergias no inverno. Acompanhe:

Promoção desconto 10%

Tire o pó da casa

Já que nos tempos frios a tendência é manter as janelas sempre fechadas, é preciso eliminar a sujeira de tudo que acumula poeira e mofo do lado de dentro, como cortinas de pano, sofás, tapetes felpudos, bichos de pelúcia e carpetes. Para isso, use um pano úmido ou aspirador de pó — evite os espanadores.

A higienização de cada cômodo também é necessária para evitar a presença de ácaros dentro de casa. Por isso, mantenha a faxina em dia e lembre-se de checar a limpeza do filtro do ar-condicionado com regularidade.

Cuide do seu pet

Quem possui animais peludos como bichos de estimação deve evitar o hábito de mantê-los no quarto ou em cima de cama. Outra atitude importante é banhá-los (ou higienizá-los) pelo menos uma vez a cada 15 dias.

Não se esqueça também de manter limpos os locais em que seu pet passa a maior parte do tempo, pois, de nada adianta se esforçar para que o pelo do animal esteja impecável se o espaço em que ele habita continua sujo.

Redobre o cuidado na hora de dormir

Para quem sofre com as alergias no inverno, a hora de dormir pode ser mais desgastante do que relaxante. Afinal, os espirros ininterruptos e a dificuldade para respirar são certamente alguns fatores que interferem na qualidade do sono.

Para evitar o desconforto, troque o cobertor peludo pelo edredom, forre o seu travesseiro com uma fronha de material impermeável e não se esqueça de manter toda a sua roupa de cama limpa — principalmente se as mantas mais pesadas estiverem guardadas em locais fechados por muito tempo.

Além de cuidar dos lençóis e edredons, também é preciso conferir se o colchão precisa ser trocado, porque produtos velhos também podem abrigar ácaros e fungos capazes de causar crises alérgicas.

colchão ideal para você

Mantenha as narinas limpas

Limpar as narinas com soro fisiológico é uma excelente maneira de manter a mucosa nasal umidificada, prevenindo irritações e doenças como coriza, rinite e sinusite.

Para isso, você pode contar com a ajuda de um irrigador nasal ou, simplesmente, ejetar a solução dentro do nariz com o uso de uma seringa de farmácia (sem a agulha, é claro!).

Seguindo essas dicas, é possível passar pelas fases mais frias do ano com saúde e sem deixar de dormir bem durante todas as noites. Se, mesmo adotando todos esses cuidados, você continuar sofrendo com as alergias no inverno, não deixe de consultar um médico para obter um diagnóstico mais preciso do problema.

Gostou do post? Então siga nosso perfil nas redes sociais — estamos no Twitter, Google +, Youtube e Facebook — para ficar por dentro do nosso conteúdo e receber mais dicas de saúde e bem-estar!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder