Decoração

Saiba como escolher a cabeceira da sua cama

  • 9 de março de 2018
Como escolher cabeceira

Você trocou seu colchão e está pronto para ter sonhos maravilhosos. Que delícia! Agora vem a segunda parte: como escolher a cabeceira da cama box, para que ela deixe seu quarto ainda mais confortável, acolhedor e bem decorado.

As opções são muitas, e a tentação de comprar aquela peça maravilhosa que você viu na revista é grande. Mas, cuidado: isso pode ser uma baita armadilha! A escolha da cabeceira deve levar em consideração vários aspectos.

Quer descobrir como comprar a melhor guarda para sua cama? Explicamos para você neste post! Leia tudo e fique por dentro!

Promoção desconto 10%

Estilo da decoração

Rústica, nórdica, provençal, industrial, all white, vintage, kitsch, minimalista. Os estilos de decoração em voga são inúmeros.

Não tem problema misturar estilos, cores e texturas. Mas tenha em mente que um ambiente muito saturado pode fazê-la enjoar mais rapidamente da sua decoração.

O quarto é um local de repouso e deve ter uma decoração que propicie um ambiente relaxante, pense nesses aspectos quando estiver olhando as cabeceiras da cama box .

Analise qual modelo, tipo e material vai valorizar mais a combinação com os outros móveis, na hora de escolher as peças para o seu quarto, é importante levar em consideração os outros itens que você já tem.

Comprimento do quarto

Outro aspecto que deve ser determinante na escolha da guarda da cama é o comprimento do quarto, por um motivo de praticidade.

Imagine que seu quarto tem 2,50 m de comprimento, e sua cama queen mede 1,98 m. Sobram apenas 52 centímetros de área de circulação.

Em um cenário assim, é uma péssima ideia usar como cabeceira da cama box um móvel com nichos de 20 centímetros de profundidade. Do já restrito espaço que você tinha para se locomover ao redor da cama, tirará quase metade para a cabeceira.

Quartos de pouco comprimento demandam guardas mais rasas, que não prejudicarão o seu espaço de circulação.

Mas, se o seu caso é o contrário — um quarto estreito, mas com um bom comprimento — você pode usar uma peça mais robusta, que até cumpra as vezes dos criados-mudos.

Altura do pé-direito

As cabeceiras de tamanho padrão costumam medir 120 centímetros de altura e ter uma sobra de 30 centímetros para cada lado da cama (ou seja, se o seu colchão tiver 1,40 m de largura, a cabeceira terá 2,00 m). Mas você pode brincar com essa proporção, se quiser mudar a percepção que se tem do espaço.

Quartos muito estreitos e com o pé-direito bem alto ficam muito bons com cabeceiras mais largas e baixas. Isso dará a impressão de que o espaço é mais amplo do que realmente é.

Já se o seu local tem pé-direito mais baixo, mas com boa área de circulação nas laterais da cama, você pode fazer uma cabeceira que vá do chão ao teto.

Como as linhas verticais em nossas roupas, que nos deixam com um aspecto mais longilíneo, esse tipo de guarda de cama deixará seu quarto parecendo mais alto — uma boa dica para quem tem aflição de espaços pequenos.

colchão ideal para você

Utilização do quarto

É importante levar em consideração também o tipo de uso que faz do seu quarto. Se você mora em uma casa compartilhada e passa a maior parte do seu tempo livre dentro do seu quarto, é fundamental que a cabeceira da sua cama seja prática para limpar, proporcione conforto nas horas que você quiser assistir às suas séries preferidas e não deixe o ambiente muito cansativo.

Se o seu quarto também é seu home office ou espaço de estudos, pode ser uma boa ideia ter uma peça que comporte alguns livros. A ideia também é válida para quem adora ler algumas páginas na hora de dormir.

Refletir sobre a utilização do espaço antes de comprar os móveis é uma garantia de que o seu cantinho atenderá às suas necessidades e que você terá prazer de habitar aquele cômodo.

Conforto desejado

As cabeceiras podem ser feitas de pallets, chapas lisas de madeira, estofado, placas de metal, e até de outros elementos de decoração — como janelas e biombos — ressignificados.

Se você é dessas que gostam de ficar sentadas na cama com o computador no colo, assistindo a séries, vai precisar de um encosto macio, e uma cabeceira estofada pode vir bem a calhar.

Se a leitura faz parte do seu ritual antes de adormecer, terá que prever uma iluminação adequada para não forçar os olhos. Se você só usa a sua cama para se deitar, uma guarda de madeira cumprirá bem a função de compor o ambiente.

Lembre-se: o quarto é seu, e ele precisa ser confortável para você. Deixe de lado o que dizem os blogs e as revistas, a última moda em decoração ou o que foi sucesso naquela feira de design de interiores. Pense no que proporcionará mais bem-estar no seu dia a dia.

Espaços muito pequenos para cabeceira da cama box

Muitos apartamentos, hoje em dia, privilegiam as áreas comuns e têm quartos bem pequenos. Em alguns casos, a distância entre as paredes é suficiente só para a cama e uma área mínima de circulação. Mesmo nesses casos, ainda dá para colocar uma cabeceira. É só deixar a criatividade falar mais alto.

Uma alternativa é pintar diretamente na parede um retângulo ou faixa de cor diferente, na direção da cama, nas dimensões ideais que a sua cabeceira deveria ter.

Você também pode aplicar um papel de parede ou um tecido adesivado no lugar da guarda da cama e aproveitar bem esse espaço.

Outra alternativa, que tem feito muito sucesso nos blogs de decoração nos últimos dois anos, são os grafismos feitos com fita adesiva. Você pode usar fita isolante, ou outro tipo de fita colorida autocolante para criar desenhos na parede onde a cama toca.

Em todos os casos, basta observar as dicas anteriores sobre a largura e a altura ideal da cabeceira da cama box e aproveitar a oportunidade para customizar a decoração do quarto. Sua casa vai ficar a sua cara!

Gostou do nosso artigo? Agora você já aprendeu como escolher essa peça de decoração! Aproveite e escolha sua cabeceira nova.

1 Comentário

  • Francisco Carlos Minucci

    Gostaria de receber informaçoe sobre todos os produtos de lançamentos .

    Reply

Responder