Dicas

Como ter um sonho lúcido? Veja como controlar seus sonhos

  • 21 de junho de 2018
Sonho lúcido

Os sonhos, muitas vezes surreais e intrigantes, podem ser um mistério para nós. Mesmo para a ciência, esse fenômeno ainda é objeto de estudo e existem diversas interpretações sobre como ele atua na nossa saúde mental. Mais fascinante ainda é poder controlar os sonhos, não é mesmo? Você sabe como ter um sonho lúcido?

O assunto é tão interessante que é abordado não só pela ciência, mas também em filmes como Waking Life e A Origem. Os sonhos podem ajudar no bem-estar da mente. Por isso, vamos explicar o que é sonho lúcido, além de dar dicas para você aprender a ter um sonho desse tipo. Confira as orientações a seguir e tenha melhores noites de sono!

Promoção desconto 10%

O que é sonho lúcido?

Sonho lúcido é aquele em que você sabe que está sonhando e, tendo essa consciência, pode até mesmo controlá-lo. Durante um sonho desse tipo, são ativadas algumas áreas cerebrais relacionadas à autopercepção, aos pensamentos e emoções e à tomada de decisão.

Os sonhos acontecem durante a fase REM (Rapid Eye Movement) do sono, apesar de muitas vezes não nos lembrarmos ao acordar. Contudo, quem tem sonho lúcido costuma ter uma memória melhor, lembrando com detalhes o que sonhou.

O sonho lúdico também proporciona outros benefícios. Como é possível controlar os sonhos, você pode evitar pesadelos ou sonhos ruins recorrentes, contribuindo para dormir melhor. Sonhar lucidamente também melhora o dia a dia, estimulando a criatividade e aumentando a capacidade de resolução de problemas.

Além de ser muito divertido, o sonho lúcido ainda permite realizar desejos durante o sono, aumentando, consequentemente, sua autoconfiança na vida real.

Um risco que pode acontecer durante esse processo é a chamada paralisia do sono, que dá a sensação de que você não consegue mexer o corpo. Por conta disso, algumas pessoas podem se sentir desesperadas antes de acordar, mas o fenômeno é normal.

Como ter um sonho lúcido?

Veja a seguir cinco dicas para você aprender a controlar seus sonhos!

Crie um diário dos sonhos

Assim que acordar, mantenha os olhos fechados por alguns minutos e tente recordar ao máximo o que sonhou. Logo em seguida, anote tudo em um diário, mesmo os menores detalhes. Isso vai melhorar significativamente a memória dos sonhos, treinando sua mente para perceber quando você está sonhando.

Faça testes de realidade

Escolha um teste de realidade e faça-o várias vezes durante o dia. Você pode, por exemplo, ligar e desligar interruptores, observar-se no espelho, olhar as horas em um relógio ou olhar para suas mãos.

Sempre que fizer um desses testes, pergunte-se: “estou sonhando?”. Quando menos esperar, isso vai acontecer nos seus sonhos, mas de forma distorcida ou bizarra, o que vai ajudar sua mente a entender que está sonhando.

Escolha um método

Existem vários métodos que ensinam como ter um sonho lúcido. Por exemplo:

  • MILD (Mnemonic Induction of Lucid Dreams): indução mnemônica de sonho lúcido;
  • WBTB (Wake Back To Bed): acordar e voltar para a cama;
  • CAT (Cycle Adjustment Technique): técnica de ajuste de ciclo.

Escolha apenas um e siga-o criteriosamente. O hábito ajudará a fazer o sonho lúcido acontecer.

Induza o sonho lúcido

Antes de dormir, repita algumas vezes frases como: “esta noite terei um sonho lúcido”. Isso faz com que sua mente se convença de que terá um sonho lúcido, aumentando as chances de isso de fato ocorrer.

Utilize ferramentas

Um recurso simples que ajuda a ter sonho lúcido é ouvir músicas próprias para isso. Elas ajudam a induzir sua mente, fazendo-a entrar no processo do sonho lúcido. Coloque fones de ouvido para aumentar o efeito e entre nessa viagem astral.

Com essas dicas, você terá uma experiência única durante o sono, além de poder usufruir dos benefícios dos sonhos para a saúde mental. Agora que já sabe como ter um sonho lúcido, aproveite para aprender mais sobre como evitar os pesadelos e tenha bons sonhos!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder