Relaxamento

Acordou no meio da noite? Ensinamos aqui como voltar a dormir

  • 2 de agosto de 2018
voltar a dormir

Nada pior que acordar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir, não é mesmo? Normalmente, as pessoas até acordam algumas vezes durante o sono, mas voltam a dormir rapidamente, sem causar prejuízos para a saúde.

No entanto, quem permanece acordado com frequência pode ficar cansado e sem energia no dia seguinte. Afinal, dormir é essencial para regular as reações que acontecem no organismo e dar ao corpo o merecido descanso para começar tudo novamente no próximo dia.

Por esse motivo, ensinamos neste post como voltar a dormir após acordar no meio da noite. Confira!

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Deixe o mínimo de luzes acesas

Apesar de muitas pessoas não saberem, a iluminação é um dos principais itens que podem atrapalhar a qualidade do sono e causar a insônia. Isso acontece porque a luz branca presente na maioria dos cômodos da casa é capaz de inibir a melatonina, um hormônio responsável pela indução do sono. Assim, essas luzes possuem um efeito estimulante.

Quem acorda com frequência no meio da noite e precisa se levantar por algum motivo, como ir ao banheiro, deve trocar a tradicional luz branca por uma vermelha. Isso porque a luz proveniente da lâmpada vermelha não interfere na produção de melatonina e, desse modo, não afeta negativamente o retorno ao sono.

Não mexa no smartphone ou tablet

Aparelhos eletrônicos em geral emitem luzes brancas ou azuis muito fortes que também são capazes de inibir a produção natural de melatonina e o retorno ao sono. É importante que esse hormônio esteja ativo, pois ele relaxa o corpo e diminui os sinais vitais, o que prepara o corpo para dormir.

Quando o organismo não recebe esse sinal, ele fica alerta e agitado, diminuindo as chances de voltar a pegar no sono. Na realidade, o ideal é que os smartphones e tablets não sejam usados nas duas horas antes de deitar, a fim de não prejudicar o estímulo ao sono.

Evite sair da cama e andar

Deitar na cama e ficar na posição de costume para dormir são ações que demonstram para o cérebro que está na hora de dormir. Assim, o corpo relaxa e a mente diminui a velocidade do processamento de informações.

Desse modo, se uma pessoa levanta durante a noite, ela ativa o sistema locomotor e deixa o corpo ativo, o que demonstra para o seu sistema nervoso que é hora de ficar acordado e aumentar os sinais vitais, deixando o indivíduo agitado.

Se realmente precisar sair da cama, evite acender luzes e volte imediatamente para a posição que costuma adormecer.

Faça alguma atividade após 20 minutos sem conseguir dormir

Se acordar a noite e não conseguir mais pegar no sono após 20 minutos, é recomendado realizar alguma atividade relaxante, como ler um livro, ouvir músicas calmas ou tomar um chá. É importante ficar afastado da TV ou do celular, visto que são aparelhos que estimulam o cérebro a ficar acordado.

Durante esse período, é interessante tentar observar qual foi a causa da insônia. Isso porque existem muitas causam que podem ser resolvidas, como muito barulho externo, temperaturas muito quentes ou frias e claridade excessiva.

Livre-se da ansiedade e do estresse

Tanto a ansiedade quanto o estresse podem comprometer a qualidade do sono. Normalmente, quem é muito ansioso tende a ter dificuldades para começar a dormir, pois a pessoa usa o tempo na cama para pensar em vários assuntos que precisam ser resolvidos. As preocupações também podem fazer uma pessoa acordar no meio da noite.

A dica, nesse caso, é trabalhar a ansiedade e o estresse. Nesse sentido, atividades físicas são muito bem-vindas, visto que liberam endorfina, o hormônio do bem-estar e do prazer. A pessoa pode optar por qualquer tipo de exercício, como a musculação, a yoga, o pilates e esportes, como o futebol ou vôlei.

Outra boa opção é a meditação, que pode inclusive ser feita antes de dormir para relaxar a mente e o corpo, preparando-o para entrar no sono. Atualmente, existem vários aplicativos que ajudam nessa prática e podem ser baixados gratuitamente no seu smartphone.

Para driblar a ansiedade, a dica é fazer um bom planejamento do que precisa ser feito nos próximos dias, de modo que a rotina e os afazeres fiquem organizados e não seja preciso se preocupar com eles.

Evite assaltar a geladeira

Andar pela casa pode ajudar a se despertar e, portanto, não é uma boa dica de como voltar a dormir. Desse modo, você só deve ir até a cozinha em casos realmente necessários. Afinal, a sede pode ser um motivo para que o corpo desperte e é preciso ir até a cozinha para pegar um copo de água.

No entanto, é recomendado não ingerir nenhum alimento no meio da noite. Primeiramente, porque essa ação fará com que o corpo tenha que acordar e começar a trabalhar para iniciar a digestão, que acontece na boca e depois passa por vários órgãos.

Assim, terão que ser produzidas várias substâncias e será preciso trabalho mecânico dos órgãos, o que dificultará a volta ao sono. Além disso, como o organismo estava adormecido, o processo de digestão acontecerá de forma mais lenta e a pessoa pode sofrer com a indigestão.

Dependendo do tipo de alimento, a pessoa pode ficar ainda mais desperta e agitada, visto que existem algumas comidas que tem propriedades energizantes e estimulantes.

Crie pensamentos relaxantes

Contar carneirinhos pode ser uma tática válida para alguns adultos, mas costuma funcionar melhor com as crianças. Desse modo, a dica é tentar criar pensamentos relaxantes. Pode-se imaginar, por exemplo, um passeio em uma praia calma com ondas batendo na areia ou um passeio de bicicleta por paisagens coloridas.

Nesse caso, também vale pensar em tarefas monótonas, como separar e cortar cada alimento para fazer uma refeição. Tente afastar pensamentos sobre a vida ou de ações do dia seguinte, visto que essa ação pode atrapalhar o retorno ao descanso, deixando você com muito sono durante o dia.

Por fim, se o problema persistir, é preciso procurar um médico. Isso porque o profissional tentará achar a causa da insônia e ajudará a tratá-la. Lembre-se de que ter uma boa noite de sono é essencial para ter qualidade de vida e saúde.

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2 Comentários

  • paulo guarnieri

    Parcialmente utiil. Comer é uma das coisas que dão sono. Logo comer algo, uma banana, um copo de leite morno, pode ajudar a dormir. Ir ao banheiro, sentir o ar gelado nas costas antes de se cobrir novamente no inverno, é uma das coisas que podem reimpulsionar o sono.

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    • Americanblog

      Olá Paulo,
      São opções válidas também, assim como há várias outras técnicas que auxiliam no processo de relaxamento que antecedem a ida para a cama, como parte do ritual de preparação para o sono.

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