Dicas

Conheça todos os tipos de modelos de colchão

  • 10 de abril de 2018
Tipos de colchão

Existem tantos tipos de colchão no mercado, que, na hora de escolher, ficamos até confusos, não é mesmo? São diversos materiais, como espuma e molas, além de uma série de tecnologias com nomes complicados.

A verdade é que não existe o melhor colchão, mas sim aquele que melhor atende a cada usuário. De acordo com o seu biotipo, hábitos, necessidades e possibilidades. Considerando a importância do sono para a saúde e bem-estar da sua família, vale a pena investir um pouco de tempo para conhecer as opções e fazer uma boa escolha.

Pensando nisso, elaboramos este post explicando brevemente os tipos disponíveis — e com algumas dicas para você escolher o colchão ideal e conservá-lo adequadamente. Confira!

Conheça os modelos de colchão

Os tipos de colchão variam quanto ao material utilizado e a tecnologia empregada em sua confecção, além de outras características, como tecido, tamanho e espessura. Dessa maneira, conhecer um pouco sobre os modelos de colchão disponíveis é fundamental para escolher o mais adequado para você.

Mola

Muito populares, os colchões de molas internas são bastante confortáveis, proporcionando amortecimento e sustentação ao corpo. Trata-se de um sistema de molas helicoidais cobertas por um estofo, que pode ser de diversos materiais. Um diferencial desse modelo é poder apresentar mais de um tipo de espuma no topo, conferindo mais maciez e conforto.

É ideal para quem dorme de lado, pois absorve as curvas do corpo, mantendo a coluna alinhada, além de ser uma boa opção para os casais — lembrando que a escolha deve levar em conta sempre o cônjuge mais pesado. Assim como os modelos de espuma, os colchões de mola apresentam diferentes densidades, de acordo com a tecnologia utilizada.

Dentre as disponíveis, podemos destacar:

  • molas tripower: trata-se de uma tecnologia em que as molas são interligadas ao longo de todo o colchão. Com preços mais atrativos, esse modelo é uma ótima opção para solteiros que não abrem mão da qualidade e durabilidade de um colchão de molas;
  • molas ensacadas: como cada mola do colchão é ensacada individualmente, o acionamento de cada uma acontece independentemente das outras. Assim, os movimentos de um lado do colchão não são percebidos na outra extremidade. Ideal para casais, especialmente quando um dos dois se mexe ou se levanta muitas vezes durante a noite, por exemplo;
  • molejo LFK: uma tecnologia em molas ensacadas que apresenta um mecanismo para responder a pressões diversas, considerando o contorno do corpo e as suas extremidades. Com ela, é possível encontrar uma posição anatomicamente confortável, seja deitado de lado ou de costas.

Espuma

Os colchões de espuma apresentam um excelente custo-benefício, mas fique atento a outras questões, além do preço. Adquirir um bom colchão é essencial para assegurar boas noites de sono e qualidade de vida.

Muitas coisas influenciam na qualidade e durabilidade do produto, tais como o tipo de espuma, fabricante e tecnologia empregada na confecção — viscoelástica, Hiper AMX ou de gel. Um bom colchão, aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não deve conter mistura de espumas.

Além do material, é muito importante observar a densidade, que está relacionada ao peso suportado e à durabilidade. O colchão deve ser macio, porém firme, afundando levemente com o peso do corpo.

Látex

Feito em látex orgânico ou sintético, esse modelo oferece um efeito semelhante ao do colchão de espuma viscoelástica, minimizando os pontos de pressão e se moldando ao corpo. Além disso, como os ácaros e bactérias não sobrevivem na borracha, o látex é uma ótima opção para os alérgicos.

Embora o seu preço seja mais elevado, trata-se de um produto com excelente durabilidade e que proporciona conforto e firmeza.

Alternativos

Podemos citar ainda opções alternativas, como os colchões de ar. No entanto, esses modelos não são ideais para o dia a dia, podendo ser usados para receber hóspedes ou em viagens, em virtude da mobilidade e facilidade de armazenamento.

Já os modelos de água, que vêm se tornando cada vez mais modernos, chegando a oferecer o mesmo nível de conforto que os colchões de mola, apresentam uma manutenção mais delicada.

colchão ideal para você

Saiba como conservar melhor o colchão

A durabilidade média de um colchão de qualidade gira em torno de 5 anos, desde que sejam tomados alguns cuidados. Veja, agora, dicas para garantir a conservação do produto:

  • girar a posição periodicamente, tanto nos sentidos lateral e longitudinal, quanto virar a face para baixo;
  • deixar respirar com frequência, colocando em área externa para ventilar e, se possível, ao sol;
  • aspirar o colchão semanalmente, mesmo com os acabamentos antimicrobianos;
  • utilizar uma capa protetora. Além de proteger contra micro-organismos, ela confere impermeabilidade, evitando manchas de suor e pequenos acidentes com crianças;
  • não permanecer sentado por muito tempo no mesmo ponto.

Aprenda a escolher o colchão ideal

Escolher o colchão adequado ao seu biotipo e perfil influencia diretamente na qualidade do seu sono. Fazer economia na hora de comprar um colchão pode acarretar problemas de saúde, dores no corpo ao acordar e alergias — consequentemente, gastos com remédios e consultas no futuro.

Na hora de escolher um colchão, independentemente do modelo, é preciso estar atento ao peso do usuário, considerando o mais pesado, se for um casal. As lojas dispõem de tabelas de densidade, não deixe de consultá-las.

Além disso, esqueça o constrangimento e experimente. Deite-se sobre o colchão e certifique-se de que não é nem mole nem duro demais. Observe também as características do tecido, a temperatura e como ele se comporta à medida que você se movimenta.

Com base nos conhecimentos sobre colchões que você adquiriu ao ler este post e nas necessidades da sua família, será mais fácil acertar na escolha. Como vimos, não faltam opções de qualidade para diferentes idades, pesos e gostos, com preços que variam de acordo com as suas possibilidades.

Além das características próprias dos modelos de colchão, é fundamental observar a credibilidade do fabricante. No mercado há 60 anos, a Americanflex oferece conforto, praticidade e segurança. Que tal conhecer mais detalhes sobre os produtos que oferecemos? Confira nossos modelos.

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

2 Comentários

Responder