Dicas

Entenda as diferenças entre colchões de casal, queen e king

  • 25 de agosto de 2017
casal, queen e king

Afinal, o que é cama king size? O que é necessário para que ela seja considerada do tipo queen? Dúvidas como essas são muito comuns e fazem parte do repertório de várias pessoas que estão renovando o quarto ou comprando a mobília para o seu novo lar.  Sabe qual a diferença entre colchões casal, queen e king?

Isso também afeta na hora de comprar um colchão de casal ou ao decidir o tamanho das roupas de cama e do box, já que a maioria das pessoas tem dúvidas quanto aos tamanhos.

Você, inclusive, já deve ter comprado um lençol king ou queen para sua cama de casal tamanho padrão e, na hora de usá-lo, percebeu que ficou sobrando por ser muito grande. Em outros casos, o contrário ocorre e as roupas de cama adquiridas não servem adequadamente no colchão.

Nas lojas, é claro que os colchões maiores são os que mais chamam a atenção pela beleza e conforto. Porém, antes de decidir pela compra, é necessário medir o espaço que você tem no quarto — considerando a área disponível para se locomover e abrir as gavetas e roupeiro com facilidade.

Dormir bem influencia diretamente na saúde e qualidade de vida, pois é durante o sono que renovamos as nossas energias. Por isso, você precisa entender o que é cama king size e queen para escolher o colchão ideal para você. Quer saber mais? Leia o nosso post completo!

Promoção desconto 10%

Qual o tamanho padrão de uma cama de casal?

Antes de mais nada, é preciso saber exatamente quais são as medidas consideradas como ‘’padrão’’. Isso facilitará tanto o entendimento das características desse tipo de colchão, quanto dos próximos itens de nossa lista. Sendo assim, o tamanho padrão do colchão de casal é 1,38 x 1,88 m.

Por ter a vantagem de caber em qualquer espaço, o colchão de casal do tamanho padrão é o mais comum nas lojas comerciais. E por esse mesmo motivo, você encontra roupas de cama facilmente — nos mais diversos tecidos, estampas e modelos.

Em contrapartida, quando comparado com os modelos queen e king, o espaço é menor, e pessoas muito altas (superiores a 1,80 m) podem ficar com os pés para fora da cama. Além disso, a tendência é que indivíduos mais pesados também durmam mal ou até mesmo atrapalhem o companheiro ao lado pela falta de espaço.

Isso, é claro, dependerá de uma série de fatores. Mais à frente conversaremos melhor sobre a maneira de escolher o melhor colchão para o seu caso!

O que é um colchão de casal tamanho queen?

Assim como mencionado anteriormente, é necessário sabermos as medidas exatas desse tipo de colchão para evitar erros na hora da compra. Nesse caso, um colchão de casal tamanho queen tem 1,58 x 1,98 m.

O estilo queen size é ideal para quem busca mais conforto na hora do sono. Indicado para pessoas mais altas, para quem tem o sono agitado ou quem busca mais espaço na hora de repor as energias.

Como o colchão é maior, precisa de uma estrutura mais reforçada, assim, o acabamento normalmente é de madeira ou metal. O único problema é que talvez a cama não caiba em todos os quartos. Por isso, é necessário medir todo o espaço antes de comprar o seu colchão queen size.

Além de ser amplo, outra vantagem do colchão queen é que você pode fazer o aproveitamento do espaço comprando um box com gavetas ou o box baú. Assim, é possível utilizar os compartimentos da cama para guardar as roupas, travesseiros e outros objetos que você achar necessário.

O que é cama king size?

Com dimensões maiores do que o queen, o tamanho padrão do colchão de casal king é 1,93 x 2,03 m. Por isso, ele é o maior modelo e isso pode fazer com que esse seja o ideal para algumas pessoas, especialmente as que adoram um espaço extra na hora de dormir.

colchão de casal tamanho king também é perfeito para pessoas altas, para aqueles casais que se movimentam bastante na hora de dormir ou ainda para quem busca muito mais conforto.

Nota-se que a medida é quase 2 x 2 m, ou seja, esse tipo de colchão é enorme! Ideal para quem tem quartos grandes. A única dificuldade é encontrar roupas de cama nas lojas tradicionais, sendo preciso recorrer a estabelecimentos especializados.

Ah, uma curiosidade: a palavra king vem do inglês que significa “rei”. Logo, em teoria, é maior do que o tamanho queen (vocábulo que pode ser traduzido como “rainha”). Além disso, é claro, ambos os termos (queen e king) fazem alusão à realeza, soberania e requinte, diferenciando-se do tamanho padrão.

colchão ideal para você

Quais são as medidas especiais de colchões?

Além das dimensões citadas anteriormente, chamadas de medidas comerciais e facilmente encontradas nas lojas especializadas em colchões, também existem os tamanhos especiais, como o “solteirão” ou “viúva”.

Essas medidas são para pessoas que dormem sozinhas e que, por questão de conforto, anseiam por mais espaço do que o oferecido pelo colchão tradicional de solteiro.

Sabemos que são muitas informações e que, por isso, as pessoas se confundem. Então, preparamos um resumo para que você possa analisar e escolher as dimensões adequadas para o seu conforto e de toda a sua família. Confira:

  • casal tradicional padrão: 1,38 x 1,88;

  • casal queen size: 1,58 x 1,98;

  • casal king size: 1,93 x 2,03;

  • solteiro padrão: 0,88 x 1,88;

  • meio solteiro: 0,78 x 1,88;

  • solteirão ou viúva: 1,00 x 2,00.

Como podemos ver, há muitas medidas diferentes. Isso significa que há inúmeras possibilidades para escolher a opção ideal ao seu gosto e para tamanho do seu quarto!

Quais são as alturas dos colchões?

Outro fator que deve ser observado na hora de comprar as roupas de cama é a altura. Para evitar faltar (ou sobrar!) tecido no lençol na hora de vestir a cama, é preciso saber a altura total do colchão.

Esse tipo de cuidado garantirá compras mais conscientes para as roupas de cama, evitando idas desnecessárias para a loja a fim de efetuar trocas e garantindo uma maior otimização de tempo a todos.

As medidas podem variar de 15 cm até 40 cm de altura, a depender da marca, do modelo e da composição. Por isso, sempre verifique esse detalhe com o fabricante ou o comerciante no ato da compra.

Qual é a durabilidade dos colchões casal padrão, queen e king?

Saber o que é cama king size ou queen não é referência para ter uma noção de quanto tempo dura o produto e quando é recomendável trocá-lo. Por isso, é precisar estar atento a outras questões.

A durabilidade de um colchão se dá por diversos fatores. O primeiro passo é analisar a composição do produto, ou seja, se é apenas espuma ou se conta com molas (tradicionais ou ensacadas) e, neste último caso, qual o tipo de pillow, camada extra posicionada depois da mola para deixar o colchão mais macio.

Na hora da compra do colchão, também é necessário verificar com o vendedor qual é o mais adequado para o biotipo do casal. De nada adianta comprar um colchão que suporta até 50 kg de cada lado se o casal pesa mais do que isso.

Além disso,  qual é a tecnologia utilizada e qual o formato correto de manuseio. Por exemplo, há colchões em que é necessário fazer o rodízio na cama de 15 em 15 dias.

Todos esses fatores devem ser observados para garantir a maior durabilidade do seu colchão. Assim, você tem a certeza de possuir um colchão que oferece conforto suficiente para um sono reparador.

Afinal, como escolher o colchão ideal?

A escolha do colchão ideal para o seu estilo de vida e necessidades vai muito além do conhecimento prévio sobre as dimensões de cada tipo (embora isso seja, sem dúvidas, indispensável para uma boa decisão). A seguir, verificaremos algumas dicas extras para não errar nesse momento. Acompanhe!

Pense na qualidade de seu sono

Você se considera uma pessoa espaçosa? Costuma se mexer muito durante a noite? O autoconhecimento sobre os principais aspectos de seu sono é fundamental para garantir que ele tenha a qualidade necessária. Isso pode, certamente, influenciar na decisão da compra.

Tente imaginar como ficará o seu quarto após a compra

Fazer as medidas adequadas do quarto e imaginar como será o resultado após a colocação da cama e do novo colchão é fundamental. Assim, você evita arrependimentos posteriores. Por isso, calcule tudo com muita cautela!

Priorize sempre o conforto

Por fim, uma das dicas mais importantes consiste na observação dos fatores que interferem em seu conforto. Você dorme com animais na cama? Costuma dividir o espaço com outra pessoa? Todas essas questões devem ser levadas em consideração. Priorize a qualidade de seu sono e o conforto daqueles que dormem com você!

Agora que você já sabe o que é cama king sizequeen e tradicional e conhece tudo sobre as diferenças desses colchões, fica muito mais fácil escolher o ideal, não é mesmo? A informação sobre certos detalhes é fundamental para garantir uma compra muito satisfatória!

Gostou deste post? Então, que tal conferir a nossa página com ótimas opções de colchões para você escolher? Lá, você encontrará alternativas de excelente qualidade e feitas com muito carinho!

Colchões Americanflex

2 Comentários

  • Sonia Mara Machado

    Gostaria de maiores informações sobre colchão de espuma.Qual seria o modelo ideal para quem tem problemas na coluna, pois pretendo comprar uma box Queen.Grata

    Reply
    • Americanblog

      Olá Sonia!
      Como você tem o diagnóstico de problema na coluna, recomendamos que você valide com o seu ortopedista qual colchão comprar. Geralmente, os médicos recomendam que se compre um colchão de espuma, pois com ele você pode verificar a densidade correta ao seu biotipo.
      Caso você queira saber qual o densidade ideal de colchão para você, fizemos um conteúdo específico para isso https://blog.americanflex.com.br/tudo-sobre-densidade-de-colchao/
      Sabendo qual a densidade é a adequada para você, depois pode escolher qualquer modelo com aquela densidade.

      Reply

Responder