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Entenda a lesão do Marcelo e saiba como evitar!

  • 28 de junho de 2018
Lesão Marcelo

Conforme vimos no jogo entre Brasil x Sérvia, o nosso lateral esquerdo da Seleção teve uma lesão que pode ter sido ocasionada por uma má noite de sono e precisou ir direto para o vestiário.

A vida de um atleta exige que ele tenha um rendimento de alto nível em tempo integral, para isso ele precisa ter uma boa noite de sono, o que irá  proporcionar um melhor desempenho e ajudará a evitar alguns tipos de lesões.

Uma boa noite de sono traz diversos benefícios para a saúde de forma geral e potencializa os resultados dos treinos dos atletas. Quer saber como isso acontece e aprender a dormir melhor para aproveitar todas as vantagens? Leia este post e informe-se!

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Quais são os benefícios do sono para um atleta?

Melhora a concentração

A rotina de um atleta profissional não é fácil. Os treinos são exaustivos e é preciso muita concentração para se manter focado nos objetivos e fazer com que o corpo supere seus limites diariamente. Forçar o organismo de dia e não oferecer descanso para ele à noite é um grande erro.

É durante o sono que o corpo relaxa e realiza funções fundamentais para a sua regulação. O descanso de qualidade só acontece quando dormirmos tempo suficiente e passamos por todas as fases do sono. Assim, você garante a disposição para encarar as atividades do dia seguinte.

Depois de uma noite mal dormida, seu corpo não tem a mesma energia e fica muito mais difícil cumprir as responsabilidades cotidianas. Além da sensação de cansaço, a concentração e o tônus muscular ficam comprometidos — elementos indispensáveis para um atleta.

Traz mais energia

Quem já treinou depois de dormir mal sabe muito bem o quanto isso é difícil. Você não vai render o suficiente se não garantir o descanso de qualidade. Para ter energia durante o dia, é fundamental que o organismo descanse e tenha tempo para regular atividades importantes que acontecem à noite, como a síntese de proteínas e a liberação de alguns hormônios.

Promove ganho muscular

Se o seu treino envolve o aumento da massa magra, saiba que o sono é um dos fatores mais importantes para o seu sucesso. Um dos hormônios secretados durante a noite é o HG, o famoso hormônio do crescimento.

Em crianças e adolescentes essa substância é responsável pelo desenvolvimento corporal. Já nos adultos ele continua atuando na proteção e reconstrução muscular. Nos treinos, a musculatura do atleta sofre rupturas que só são recuperadas à noite. Assim, não é na academia que os seus músculos crescem, mas sim durante o sono.

Quais os riscos de dormir em um colchão inadequado?

Conforme aconteceu com o jogador Marcelo da Seleção Brasileira, que sentiu uma contratura na região lombar e foi direto para o vestiário. Segundo o Dr. Rodrigo Lasmar, médico da Seleção Brasileira – “Talvez tenha relação com o colchão um pouco mais macio no hotel. Ele teve um mau jeito na coluna.”

Dormir em  um colchão com a densidade não recomendada ao seu biotipo, ou mesmo utilizando um travesseiro com a altura errada, pode ocasionar um mau jeito e interromper as suas atividades por alguns dias.

Um colchão inadequado pode fazer com que você durma numa posição errada ou não obtenha o apoio necessário. Isso pode causar dores e desconfortos na coluna, podendo evoluir para outras regiões, como estruturas ósseas e musculares.

Escoliose, lordose e cifose são alguns dos males mais comuns, caracterizados por desvios e deformações na coluna. Também pode ocorrer hérnia de disco, com fortes dores na coluna vertebral e possível irradiação para outras partes do corpo.

colchão ideal para você

Como dormir melhor ?

Diante de tantos benefícios, o que fazer para superar a insônia e garantir boas noites de sono? Mesmo quem dorme as oito horas por noite pode estar sendo prejudicado com sono agitado, pouco eficaz, ou dormindo em um colchão inadequado.

O local em que repousamos o corpo deve ser adequado a nossa estatura e biotipo. Caso contrário, a noite de sono pode virar um verdadeiro pesadelo. Para que você tenha uma noite de sono perfeita é essencial que seja realizada em um colchão com a densidade ou nível de conforto ideal ao seu corpo.

Caso você tenha preferência por colchão de espuma, identificar a densidade adequada para você é tarefa fácil, para isso basta consultar a a Tabela de Biotipo desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER). Por meio dela, é possível identificar a densidade mais adequada para todas as pessoas — de recém-nascidos a adultos.

A seguir, confira a tabela e identifique a densidade adequada para você:

D18 E D20

  • recém-nascidos de até 15 quilos.

D23

  • pessoas de até 50 quilos e até 1,70 de altura;
  • pessoas de 51 a 60 quilos entre 1,71 e 1,80 de altura.

D26

  • pessoas 51 a 60 quilos de até 1,70 de altura;
  • pessoas de 61 a 70 quilos entre 1,51 a 1,90 de altura.

D28

  • pessoas de 51 a 60 quilos de até 1,50 de altura;
  • pessoas de 71 a 80 quilos entre 1,61 a 1,90 de altura;
  • pessoas de 81 a 90 quilos acima de 1,90 de altura.

D33

  • pessoas de 71 a 80 quilos entre 1,51 a 1,60 de altura;
  • pessoas de 81 a 90 quilos entre 1,61 a 1,80 de altura;
  • pessoas de 91 a 100 quilos a partir de 1,81 e acima 1,90 de altura;
  • pessoas de 101 a 120 quilos acima de 1,90 de altura.

D40

  • pessoas de 91 a 100 quilos entre 1,61 e 1,80 de altura;
  • pessoas de 101 a 120 quilos entre 1,71 e 1,90 de altura;
  • pessoas de 121 a 150 quilos acima de 1,90 de altura.

D45

  • pessoas de 101 a 120 quilos entre 1,61 e 1,70 de altura;
  • pessoas de 121 a 150 quilos entre 1,71 e 1,90 de altura.

Mas se você prefere dormir em colchão de molas, esses por sua vez, possuem regrinhas um pouco diferentes dos colchões de espuma. Aqui, o que vai definir o peso e a altura limite para o produto é o tipo de mola que foi usado no molejo. Veja:

  • Molas TriPower – O Novo Bonnell: de 1 a 100 quilos;
  • Molas Individualmente Ensacadas: de 1 a 120 quilos;
  • LFK: de 1 a 140 quilos;

Agora você já conhece os benefícios de um sono de qualidade e como escolher o colchão ideal. Se você tem dificuldades para dormir e sente o seu rendimento diminuindo, siga nossas dicas!

Que tal escolher o melhor colchão para o seu descanso e melhorar o seu rendimento? Acesse nosso site.

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