Dicas

Gripou? Descubra agora mesmo como dormir bem

  • 7 de junho de 2018
dormir bem

Quando a umidade do ar está baixa e o tempo esfria, é criado um clima propício para a instalação de doenças respiratórias. A gripe, por exemplo, é muito comum nessa época, sendo uma doença causada por um vírus que acomete as vias aéreas e tem como principais sintomas o mal-estar, associado à dor de cabeça, coriza, tosse, espirros, perda de apetite e irritação no nariz e garganta.

Ter uma noite de sono com esse quadro pode ser incômodo, principalmente se é preciso trabalhar ou estudar no dia seguinte, além de ser prejudicial à saúde. Por isso, selecionamos algumas dicas sobre como dormir bem quando a gripe aparece. Boa leitura!

Tome um banho quente

A gripe causa mal-estar geral e dores musculares, o que pode ser atenuado com um banho de água em uma temperatura mais quente. Fazendo isso, há uma melhora na circulação sanguínea, o que ajuda no combate aos vírus e diminui a tensão na musculatura. Além disso, a água quente serve como um sinal para o corpo relaxar por inteiro, diminuindo a chance de ter insônia.

Lembre-se de que dormir com a cabeça molhada pode ser prejudicial e agravar a doença. Enquanto estiver doente, evite lavar os cabelos durante a noite e certifique-se de que os fios estão completamente secos com o uso do secador. O ideal é sair do banho vestindo um pijama quente e confortável para melhorar a qualidade do sono.

Faça uma canja

A sabedoria popular sempre recomenda a canja para curar a gripe, mas não se sabia como isso acontecia. Mas, há alguns anos, foi comprovado que esse alimento é realmente adequado para combater os sintomas da gripe e ajudar na recuperação do doente.

Isso porque o prato é rico em proteínas, nutrientes essenciais e vitaminas que combatem a doença, além de tornar o fluido pulmonar menos espesso, fator positivo para a cura.

Para preparar a canja de forma rápida, tempere o frango e coloque-o em uma panela de pressão junto com a cebola e o caldo de galinha. Deixe-o cozinhar por alguns minutos, depois coloque água fervente e acrescente arroz, batatas e cenouras picadas. Tampe a panela e, quando atingir a pressão, deixe cozinhar por 20 minutos.

Feito isso, coloque uma porção no prato e aprecie a canja antes de dormir para ter uma noite de sono mais tranquila.

Coloque um umidificador no quarto

Os meses de inverno têm tempo seco em grande parte do território brasileiro. O índice ideal de umidade do ar é de 60%, sendo que, quando cai para 30%, aumenta a incidência de doenças respiratórias, como a gripe e as alergias.

A baixa umidade causa desidratação nas células, deixando o nariz e os olhos ressecados. Além disso, mal-estar e dores corporais podem surgir em decorrência da falta de água e minerais no corpo. É por esse motivo que umidificar o quarto é muito importante para combater os sintomas da gripe.

Essa tarefa pode ser feita com a ajuda de um umidificador, aparelho que produz vapor de água e aumenta o índice de umidade do ar. No entanto, quem não tem esse aparato pode espalhar bacias com água pela casa, a fim de que o líquido evapore e também aumente a umidade.

Tome remédios naturais

Quem prefere não optar por remédios convencionais pode tomar xaropes naturais, feitos em casa. A dica é prepará-lo com mel e limão, visto que ambos ingredientes têm propriedades antissépticas, que ajudam a combater os sintomas da gripe.

Para fazê-lo, basta misturar seis colheres de sopa de mel para cada suco de dois limões em uma panela. A mistura deve ser cozinhada até atingir o ponto de xarope, em fogo baixo. Enquanto os sintomas persistirem, pode-se tomar uma colher de sopa a cada duas ou três horas.

Outro remédio natural bastante eficaz para combater a gripe é o suco de laranja. Esse alimento contém altos níveis de vitamina C, nutriente que é capaz de nos proteger dos efeitos prejudiciais de partículas que estão no ar e fortalecer o sistema imunológico. Desse modo, ele previne que a gripe se agrave ou volte a acontecer no futuro.

Tome uma caneca de chá ou um chocolate quente

O chá, por ser líquido, consegue hidratar o corpo, o que já ajuda a combater os sintomas da gripe. Porém, existem alguns ingredientes que podem potencializar o seu efeito. Entre eles, podemos citar o alho, alimento que tem propriedades antivirais e antibacterianas, além de ser rico em vitamina B6, magnésio e vitamina C.

Ele fortalece o sistema imunológico e torna o indivíduo mais apto a combater a doença. O mel também é bastante eficiente (já que hidrata as mucosas), assim como a camomila e o guaco, alimentos com propriedades que combatem o vírus.

Quem não gosta de chás ou quer variar a bebida antes de dormir pode optar pelo chocolate quente. O seu principal ingrediente é o cacau, alimento rico em feniletilamina, substância que estimula a produção de serotonina e dopamina, os hormônios do bem-estar. Além disso, o leite quente também tem propriedades para relaxar o corpo e induzir o sono, promovendo um melhor descanso.

Fique confortável e descanse

Durante a gripe, a indisposição é um sintoma bem evidente, visto que o mal-estar causado pela doença atinge o corpo inteiro. Para melhorar mais rápido, é essencial ficar de repouso e deixar o corpo combater os vírus que causam os sintomas. Isso porque o organismo fica muito cansado e precisa de uma boa noite de sono.

Para isso, é preciso ter conforto na hora de dormir. Sabendo disso, é indispensável investir em um bom colchão e travesseiros. Além de auxiliar na recuperação, essa medida também atua como prevenção. Isso porque pessoas que dormem mal estão mais propensas a adoecer, pois ficam com o sistema imunológico enfraquecido.

Durante a gripe, você pode tentar dormir com mais travesseiros, a fim de deixar a cabeça um pouco mais alta que o corpo. Essa medida ajuda a deixar algumas regiões da face descongestionadas, o que melhora a respiração e, consequentemente, o sono.

Portanto, agora você já sabe como dormir bem quando estiver gripado. Lembre-se de que essa é uma doença autolimitada, ou seja, os seus sintomas desaparecem em alguns dias. Com as medidas acima, é possível tornar esse prazo menor e voltar as atividades habituais mais rapidamente.

Gostou das dicas? Quer saber como escolher o travesseiro ideal? Conheça os tipos de travesseiro e qual é indicado para você neste post!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

2 Comentários

  • Jullya

    Eu quero saber como eu devo dormir deitado de frente sei lá

    Reply
    • Americanblog

      Olá Jullya!

      Não consegui entender a sua dúvida, poderia me explicar melhor?

      Reply

Responder