Dicas

Muito sono durante o dia? Veja como acabar com esse vilão

  • 15 de junho de 2018
sono durante o dia

Sentir muito sono durante o dia é um sintoma comum nos dias de hoje, dada a intensidade e velocidade da rotina a que somos submetidos. No entanto, a sonolência regular pode prejudicar a vida pessoal e profissional, por isso é preciso cuidado, mudando hábitos e buscando soluções.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas para acabar com o sono excessivo ao longo do dia. Confira!

Como evitar ter muito sono durante o dia

Para acordar bem-disposto e não lutar com o sono durante o dia, é preciso não só dormir o suficiente — de 6 a 8 horas por noite —, mas principalmente dormir bem. A qualidade do sono é fundamental para sentir-se revigorado ao longo do dia seguinte.

Sendo assim, separamos algumas dicas:

Evite ficar vendo TV até tarde

Assistir TV à noite é uma forma de se desligar da realidade, esquecer os acontecimentos do dia e relaxar. Entretanto, essa prática pode prejudicar a sua noite de sono, entregando-se à sua série favorita e acabando por emendar um episódio no outro até a madrugada, em detrimento das horas de sono.

Além disso, a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos, interrompe a produção de melatonina —hormônio do sono.

Crie uma rotina do sono

Assim como funciona para as crianças, criar um ritual do sono para induzir o relaxamento é uma excelente opção. Nesse sentido, vale fazer uma última refeição até uma hora antes da hora de dormir, evitando a indigestão.

Tomar um banho morno, escurecer o ambiente, beber algo quentinho e colocar uma música tranquila são algumas alternativas.

Tire um dia na semana para descansar

Com o ritmo de vida que levamos hoje, é natural que todos tenham muitas tarefas a realizar no período noturno. Afazeres domésticos, estudos, atividades com os filhos, trabalho trazido do escritório, enfim, certamente suas noites são bem agitadas.

Por isso, reserve ao menos um dia na semana apenas para descansar. Tire esse tempo para repor as energias.

Faça uma atividade física

Exercícios regulares induzem ao sono pesado, por isso vale a pena incluí-los na sua rotina. No entanto, não devem ser praticados à noite, próximos à hora de dormir.

Praticar alguma atividade física pela manhã pode ser uma boa forma de regular o horário de ir para a cama à noite, evitando dormir muito tarde. Além de garantir um despertar cheio de energia e disposição para encarar o dia.

Use a cama apenas para dormir

Não é aconselhável assistir TV, usar o computador ou celular já deitado. Encerre todas as suas atividades, inicie seu ritual de relaxamento e só então vá para a cama para dormir.

Além disso, é fundamental escolher um colchão adequado para garantir um sono reparador.

Como espantar o sono em momentos críticos

Ainda que você tenha hábitos de sono saudáveis, há momentos que induzem à sonolência e resistir pode ser um desafio.

Após o almoço

Com o corpo gastando energia no processo digestivo, é natural sentirmos um pouco mais de sono nessa hora, especialmente se precisamos sentar para trabalhar. Por isso:

  • evite alimentos muito gordurosos e ricos em carboidratos;
  • caminhe um pouco após a refeição;
  • não retorne direto ao computador. Pare para uma conversa, por exemplo.

Durante a leitura

Não é o livro que causa a sonolência – a menos que o assunto seja muito desinteressante –, o problema quase sempre é o ambiente aconchegante que criamos para a leitura. Portanto, evite deitar ou sentar em poltronas muito confortáveis e mantenha o local bem iluminado.

Enquanto estuda

Da mesma forma que durante a leitura, o ambiente deve ser adequado ao estudo, sem propiciar o relaxamento. Além disso, siga essas dicas:

  • faça pausas de 10 a 15 minutos a cada uma ou duas horas;
  • beba bastante água gelada;
  • resfrie o ambiente;
  • intercale exercícios e simulados com a leitura da teoria.

Sentir muito sono durante o dia é prejudicial à saúde e ao bem-estar, além de colocar em risco a segurança, inclusive de terceiros. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (ABRAMET), mais da metade dos acidentes de trânsito são causados por falta de sono.

Gostou das nossas dicas? Leia também este artigo sobre sono no trabalho.

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