Dicas

O que é nível de conforto do colchão e por que ele é importante?

  • 28 de dezembro de 2017
Confira o Nível de conforto Americanflex

Depois de um dia intenso e cansativo, nada melhor que deitar na cama à noite e relaxar, não é mesmo? Mas o fato é que isso não garante que você terá um sono tranquilo e reparador. Para isso, é preciso saber o nível de conforto do colchão, se ele é adequado às suas necessidades e se é capaz de oferecer um sono de qualidade.

O colchão é peça fundamental para você conseguir dormir bem e, assim, ter mais saúde e bem-estar na sua vida. Por isso, vamos explicar de que forma ele influencia no sono saudável e o que é o nível de conforto, esse fator indispensável a ser avaliado ao escolher um modelo. Confira a seguir!

Promoção desconto 10%

Como o colchão influencia na qualidade do sono?

Sabemos que o estilo de vida contemporâneo nem sempre contribui para um repouso tranquilo durante a noite. Preocupações, ansiedade e muito trabalho acabam interferindo negativamente no sono. Por isso, no meio de tanta correria, é preciso tomar cuidado para não deixar de lado alguns aspectos importantes que ajudam a melhorar nossa qualidade de vida.

Um desses fatores é o colchão. Você já reparou, por exemplo, se está na hora de trocar o seu? Um produto de qualidade e de alta tecnologia ajuda a manter a temperatura do corpo favorável para o sono, oferece as condições adequadas para dormir bem e dá o conforto necessário para descansar durante a noite inteira.

Tudo isso ajuda a dormir melhor, evitando os malefícios decorrentes de uma noite mal dormida, como cansaço, estresse, perda de concentração e memória, queda na produtividade, dentre outros problemas.

Além disso, um colchão de baixa qualidade ou inadequado às suas necessidades e condições físicas pode causar dores no corpo, dor de cabeça, problemas na coluna e dificuldades para dormir. Um bom colchão, por sua vez, não só ameniza essas dores como ajuda, inclusive, a corrigir alguns vícios de postura.

Portanto, para que você durma bem e tenha mais saúde no dia a dia, não deixe de avaliar o nível de conforto do colchão.

colchão ideal para você

O que é o nível de conforto do colchão?

Sabe-se que o ser humano passa cerca de 1/3 de sua vida dormindo. Um tempo considerável, não é verdade? Daí, é possível imaginar os sérios impactos que um colchão tem na nossa vida.

Diante disso, para ter a garantia de conforto e saúde, ele deve atender a alguns requisitos, tais como:

  • sustentar o peso do corpo adequadamente;
  • permitir a boa circulação sanguínea;
  • e garantir a posição correta da coluna.

Essas condições ajudam a atingir o nível de conforto ideal do colchão, que também deve estar de acordo com o gosto e as particularidades de cada um.

Nesse contexto, é natural que muitas pessoas tenham dúvida sobre qual colchão escolher. Qual seria o mais confortável: um colchão mais duro ou aqueles bem macios? Para esclarecer essa questão, vamos explicar os três principais tipos de colchão que existem e sua relação com o conforto. Veja a seguir.

Colchão mole

Muitas pessoas acham que um colchão macio proporciona mais conforto e uma boa acomodação para o corpo. Por um lado, por ser mais mole, ele não exerce grande pressão sobre as articulações e, portanto, não causa problemas articulares.

Já por outro lado, este modelo pode até parecer mais confortável. No entanto, não é capaz de suportar a coluna adequadamente. Isso pode ocasionar graves lesões, como hérnias de disco e a osteofitose — popularmente conhecida como “bico de papagaio” —, um problema nas vértebras da coluna, que causa dor intensa nas costas e formigamento nos braços e nas pernas.

Colchão duro

Já se acreditou, durante algum tempo, que um colchão bem rígido era o melhor para a saúde e para a coluna. Contudo, atualmente sabe-se que o colchão duro exerce muita pressão sobre o corpo e seus músculos, o que impede o relaxamento e gera tensão na musculatura, causando grande incômodo durante a noite.

Além disso, este modelo pode afetar a boa circulação do sangue, levando à ocorrência de cãibras e formigamentos. Também pode causar sérias lesões nas articulações, prejudicando, principalmente, os ombros e o quadril.

Colchão perfeito

O colchão ideal é aquele que não é nem tão mole, nem tão duro. Ele deve ser flexível, a fim de garantir conforto para as articulações e, ao mesmo tempo, firme, a ponto de fornecer a sustentação necessária para a coluna e para todo o peso do corpo. Esse é, do ponto de vista ortopédico, o colchão perfeito.

Para tanto, existem produtos de alta tecnologia capazes de garantir, concomitantemente, a boa postura da coluna e o relaxamento do corpo, contribuindo para que a pessoa durma melhor, evitando problemas de saúde e aumentando o bem-estar durante o dia.

Por que o nível de conforto do colchão é importante?

Avaliar o nível de conforto é imprescindível para garantir um colchão adequado à boa saúde. Mas é importante destacar que esse aspecto também está ligado a outro fator: você. Isso significa que, somado a um produto confortável e de qualidade, é preciso levar em conta o usuário, fator crucial para a escolha do melhor modelo.

Dessa forma, é possível conciliar as características do colchão com os fatores necessários para que a pessoa possa ter o conforto de que precisa, considerando suas necessidades, seus gostos e sua maneira de dormir.

Se, por exemplo, você sente dores nas costas, tem fibromialgia ou problemas nas articulações, isso terá grande influência na escolha. Se a pessoa se mexe muito enquanto dorme, precisará de um colchão um pouco mais firme. Ou, ainda, se tratando de um casal, os colchões de molas ensacadas podem dar a firmeza necessária para equilibrar as diferenças físicas de cada um.

Sendo assim, para garantir a melhor escolha, é recomendável visitar uma loja para realizar um teste e experimentar as opções. Deite no colchão, sinta o tecido do forro, avalie como seu corpo responde e pondere o que deixa você mais confortável.

Como você viu, o nível de conforto do colchão é essencial para garantir melhores condições do sono. Assim, você obtém mais qualidade de vida e preserva sua saúde.

Portanto, se sente dores no corpo ou nota que seu colchão pode estar impactando negativamente no seu dia a dia, entre em contato com a gente, esclareça suas dúvidas e garanta mais conforto para a sua vida!

Colchões Americanflex

1 Comentário

  • Paulo Cesar

    Ótimo

    Reply

Responder