Dicas

9 segredos para o seu filho parar de fazer xixi na cama

  • 30 de setembro de 2018
xixi na cama

Até os cinco anos, é muito comum as crianças fazerem xixi na cama. Isso acontece porque elas estão em fase de amadurecimento e ainda não têm condições de controlar completamente os comandos da bexiga.

Todavia, aos quatro anos, 85% dos pequenos é capaz de responder por conta própria aos sinais emitidos pelo órgão durante o dia, ao passo que o controle noturno ocorre por volta dos seis anos.

Outra boa notícia é que, a partir dos três anos, é possível ensinar o seu filho a parar de fazer xixi na cama. Mas é claro que o processo exige dos pais paciência, uma vez que cada criança lida de uma forma diferente com a micção, ou seja, a evacuação urinária.

Pensando nisso, daremos 9 dicas importantes que ajudarão você a orientar da melhor forma o seu pequeno ou a sua pequena durante essa etapa da vida. Confira!

Promoção desconto 10%

1. Não dê líquidos antes de a criança dormir

O consumo de líquidos deixará a bexiga cheia. Assim, vai ser difícil para a criança segurar o xixi durante o sono.

2. Leve a criança para fazer xixi antes de dormir

Esvaziar a bexiga antes de dormir é uma excelente ideia, uma vez que contribui para o controle da urina no período noturno.

3. Incentive o seu filho com um calendário semanal

Você pode montar um calendário semanal junto com o seu pequeno. A ideia é colocar uma carinha feliz nos dias em que ele não fizer xixi na cama.

4. Jamais recorra às fraldas

Se o seu filho não está na idade de usar fraldas, não há motivo para você recorrer a elas na hora de colocá-lo para dormir. Isso pode constrangê-lo, o que só vai piorar a situação.

5. Habitue o seu filho a fazer xixi durante o dia

O ideal é que a criança faça xixi de três em três horas durante o dia. Portanto, incentive o seu filho a ir ao banheiro para auxiliar no controle da bexiga na hora do sono.

6. Não culpe a criança

Culpar a criança não vai resolver o problema. Pelo contrário, pode agravar a situação. Lembre-se: seu filho está em fase de desenvolvimento. Logo, é natural que “acidentes” ocorram.

7. Tenha cuidado com comidas e bebidas que irritam a bexiga

Especialmente à noite, as comidas muito salgadas devem ser evitadas, pois dão mais sede. Cafeína e bebidas cítricas também não são recomendadas, uma vez que irritam a bexiga.

8. Observe se o seu filho está com prisão de ventre

Fezes difíceis de serem eliminadas vão exercer uma pressão maior sobre a bexiga e comprometer a normalidade de seu funcionamento. O problema pode ser a causa do descontrole urinário.

9. Se necessário, procure o pediatra

Caso as medidas acima não funcionem e o seu filho já tenha completado cinco anos, é recomendado procurar ajuda médica. O mesmo é aconselhado quando a criança volta a fazer xixi na cama com frequência, após alguns meses sem urinar durante o sono.

Nessa situação, apenas o médico poderá realizar o correto diagnóstico e prescrever o tratamento adequado, se julgar necessário. A depender de cada quadro, os cuidados podem envolver a medicação e um trabalho de cunho comportamental.

Passada a fase da micção noturna, é hora de comprar um colchão novo para o seu filho. Para acertar na escolha, alguns critérios precisam ser observados, tais como optar por um produto adequado ao peso da criança, de alta qualidade e durabilidade. Assim, seu pequeno terá boas noites de sono.

Viu como é fácil ensinar o seu filho a parar de fazer xixi na cama? Com paciência, diálogo e incentivo, logo o seu pequeno se livrará do incômodo que é acordar com as roupas íntimas molhadas.

Agora que você já sabe o que fazer para eliminar a micção durante o sono, aproveite para descobrir qual colchão deve comprar para o seu filho!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Colchões Americanflex

17 Comentários

  • mia khalifa

    Meu filho tem 5 anos e ainda mixa na cama, Vou segui essas dicas,

    Reply
    • Americanblog

      Olá!
      Esperamos que nossas dicas ajudem a proporcionar noites melhores para você e seu filho!

      Reply
  • Ana

    Muito boa as dicas

    Reply
    • Americanblog

      Olá Ana, muito obrigado!
      Estamos sempre postando novas dicas que ajudam na qualidade do sono, acompanhe 🙂

      Reply
  • Luiza Catarina Teodora Teixeira Matos

    Meu filho tem 11 anos e faz xixi na cama todos os dias não Augusto mais lavar forró de cama .e tem muito mal cheio na s roupas

    Reply
    • Americanblog

      Olá Luiza!

      Espero que as 9 dicas que preparamos neste conteúdo tenham ajudado a você tentar solucionar este problema com o seu filho.

      Reply
  • Josafá Novais Silva

    Nossa que coisa chata é essa fase de controle da micção urinária durante o sono, o meu filho tem 5 anos, mas se não acordar ele de 3 em 3 horas, a mijada na cama é certa, Vou tentar pôr essas dicas aí acima em prática pra ver o que acontece.

    Reply
    • Americanblog

      Olá Josafá!
      Espero que as dicas tenham ajudado a diminuir ou acabar com essa situação. 🙂

      Reply
  • Marcia

    Minha filha tem três anos vou tentar

    Reply
  • Sabrina

    Meu filho Douglas tem 4 anos e não faz xixi desde os 2 anos e meio quanto minha filha Anna tem 6 anos e lava a cama quase todos os dias não aguento mais

    Reply
    • Americanblog

      É interessante colocar em prática as dicas selecionadas. Caso as medidas acima não funcionem, é recomendado procurar ajuda médica. Apenas o médico poderá realizar o correto diagnóstico e prescrever o tratamento adequado, se julgar necessário. A depender de cada quadro, os cuidados podem envolver a medicação e um trabalho de cunho comportamental.

      Reply
  • Franciane

    Meu filho já tem 11 anos e ainda mijar na cama ou na rede quando ele dorme oque fazer ?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Franciane, como está?
      É de extrema importância que coloque as dicas descritas na matéria em prática, mas caso já tenha tentado e não tenha obtido sucesso, o ideal é que procure o pediatra de sua confiança para que ele avalie o caso de seu filho e faça as melhores recomendações.

      Reply
      • DEILANE PEREIRA DOS SANTOS

        Olá boa noite
        Minha filha tem 5 anos e desde os 3 não usa mais fralda
        Foi com muita paciência que ajudei ela
        Levo ela antes de dormir espero passar umas 2 horas pra levar novamente
        Tem que diminuir os líquido antes de dormir, foi o que me ajudou
        Minha filha a dormir tranquila… 😴
        Deus abençoe

        Reply
        • Americanblog

          Olá Deilane, tudo bem? Nesta fase realmente é necessário ter muita paciência e empatia com a criança, para ensina-la da melhor forma possível! 🥰
          Ficamos felizes em saber que este processo foi concluído com sucesso em sua casa, assim todos podem desfrutar de uma noite tranquila de descanso!! 🙌🤩

  • DEILANE PEREIRA DOS SANTOS

    Olá boa noite
    Minha filha tem 5 anos e desde os 3 não usa mais fralda
    Foi com muita paciência que ajudei ela
    Levo ela antes de dormir espero passar umas 2 horas pra levar novamente
    Tem que diminuir os líquido antes de dormir, foi o que me ajudou
    Minha filha a dormir tranquila… 😴

    Reply
    • Americanblog

      Olá Deilane, como está? Realmente nesta fase do crescimento infantil é necessário fazer uso de muita paciência e empatia, para analisar a melhor forma de ensinar a criança a não fazer xixi na cama a noite! 😅
      Ficamos muito felizes em saber que esta fase foi superada com êxito por sua familia, agora todos podem desfrutar de noites de sono rejuvenescedoras! 🙌😴

      Reply

Responder