Dicas

Roupas para dormir: por que escolher peças confortáveis?

  • 11 de agosto de 2018
roupas para dormir

Existem diversos fatores que podem afetar a qualidade do sono, como a iluminação, a temperatura, o colchão e as roupas para dormir. Afinal, se algum aspecto não está adequado, a pessoa terá dificuldades para ter um sono de qualidade e acordar bem no dia seguinte para realizar suas tarefas.

Dormir é uma fase essencial para recuperar as energias e equilibrar o corpo do ponto de vista metabólico. Pensando nisso, preparamos este post para que você aprenda por que é preciso usar roupas confortáveis para dormir e como escolher a peça mais adequada. Confira!

Como surgiram os pijamas?

Pijamas são algumas das peças mais confortáveis no vestuário de qualquer pessoa. No entanto, nem sempre foi assim. Até a Idade Média não existiam pijamas, e as pessoas usavam roupas do cotidiano e peles para dormir, com o intuito de somente se proteger do frio.

Existem várias teorias acerca da criação dos pijamas, mas a mais aceita tem sua origem em uma viagem feita pelos ingleses para o sul da Ásia, em meados do século 18 ou 19. Chegando lá, eles repararam que, devido ao calor intenso, tanto homens quanto mulheres usavam uma espécie de calça bastante larga com cordões. Além disso, o traje também era composto por uma túnica larga e fresca, ambos feitos de um tecido arejado, semelhante à flanela. O conjunto era chamado na Ásia de “paee-jams”.

Ao voltar à Inglaterra, os viajantes incorporaram o traje em seu vestuário, visto que a tradicional camisola com touca era ultrapassada, e na maioria das vezes, feita de tecidos mais pesados. No final do século 19, o avanço da indústria têxtil e das máquinas de costura propiciaram a criação de peças mais parecidas com as que conhecemos hoje como pijamas.

Por que usar roupas confortáveis na hora de dormir?

O principal motivo do sucesso dos pijamas no século 19 foi o conforto. Afinal, as pessoas daquela época passavam o dia sob diversas camadas de roupas apertadas e com muito calor, e no final do dia só desejavam colocar uma roupa fresca e leve.

Apesar de não usarmos atualmente tantas camadas de roupa como há alguns séculos, ainda existem peças no guarda-roupa que apertam e incomodam ao longo do dia. O sutiã, por exemplo, está presente diariamente na vida da mulher e não é uma peça muito confortável.

O sono é a fase do dia ideal para relaxar o corpo e descansar. Para alcançar esse estado, é essencial que a pessoa esteja confortável, sem nada apertando ou machucando. Afinal, ao longo do dia as pessoas estão ativas e podem não perceber que algo está incomodando, mas ao ficar em repouso, qualquer detalhe em contato com o corpo pode ser percebido e atrapalhar a qualidade do sono.

É por esse motivo que na hora de dormir deve-se usar roupas confortáveis, sejam elas pijamas ou não. Há quem prefira dormir com roupas mais antigas ou até sem elas. O importante é que a pessoa se sinta à vontade e dê liberdade para que o corpo possa se mexer durante a noite.

Como escolher o pijama ideal?

Mesmo quem não gosta de usar pijamas no dia a dia precisa ter um conjunto no armário — para quando se hospedar em algum local ou dividir um quarto de hotel com alguém, por exemplo. Assim, é preciso escolher as peças da forma certa.

Desse modo, na hora de escolher as roupas para dormir, lembre-se de evitar tecidos muito quentes e que não deixam o corpo respirar. Em locais frios ou em estações em que a temperatura cai, pode-se optar por pijamas feitos de moletinho, um moletom mais fino do que o tradicional e que deixará o corpo quente a noite toda.

Diferentemente das cobertas, os pijamas de manga comprida não saem do lugar. Isso é importante, visto que pessoas com frio também podem acordar durante a noite e ter prejuízos no sono.

Em locais mais frescos, pode-se optar pelo conjunto de short e camiseta, tanto para homens quanto para mulheres. Existem ainda opções que vão até o joelho, chamados de pijama pescador, ideais para dias com temperaturas amenas ou que tendem a cair durante a noite.

Para as mulheres, ainda existe a opção de camisola, que pode ser comprida ou curta. Além disso, essa peça tem variações, visto que existem modelos divertidos, com estampas, e outros sensuais. Nesse caso, basta escolher o mais confortável.

Além de pensar no bem-estar, também é preciso pensar na beleza. Afinal, emergências podem acontecer e pode ser necessário sair na rua de pijamas. Além disso, dormir com belas peças ajuda a pessoa a se sentir bonita e com a autoestima elevada.

As peças devem ser soltas e não ter nenhuma parte apertando, como um cordão ou elástico. Isso é importante para que a circulação sanguínea não fique prejudicada em nenhum ponto.

Por fim, é importante que as mulheres evitem usar sutiãs de aro metálico ao deitar. Afinal, o material é duro e pode machucar a pele, além de causar deformidades no formato do sutiã. Sendo assim, prefira tops feitos de material maleável e sem costura.

Seja qual for a sua escolha, lembre-se de optar por modelos confortáveis e que lhe agradem esteticamente.

Como ter uma boa noite de sono?

Como falado, as roupas para dormir têm um papel fundamental na qualidade do sono. No entanto, existem outros fatores importantes para dormir bem.

Entre eles podemos citar um colchão e travesseiros de qualidade. Como o ser humano passa cerca de um terço da sua vida dormindo, é essencial que esses itens sejam confortáveis e prezem pela saúde do indivíduo.

Desse modo, é importante escolher um colchão adequado para o seu peso, para que ele não sofra deformidades. Os travesseiros precisam ter a altura adequada para que o pescoço tenha a sustentação correta e a pessoa não acorde com dores no dia seguinte.

Outro ponto importante que deve ser observado é a iluminação. Luzes brancas fortes, sejam as do quarto ou as dos smartphones, inibem a produção de melatonina, o hormônio responsável por induzir o sono. Desse modo, não adianta ter roupas para dormir confortáveis e usar o celular na cama!

Percebeu como ter as roupas adequadas para dormir pode fazer a diferença na sua noite de sono? Para continuar tendo acesso a conteúdos importantes como este, assine a nossa newsletter!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder