Dicas

O que devo saber antes de comprar um colchão de espuma?

  • 23 de novembro de 2017
Loja Americanflex

Na hora de comprar um colchão, é preciso considerar muitas questões além do preço, afinal, um produto de qualidade pode garantir boas noites de sono. Dentre as diversas opções do mercado, o colchão de espuma está entre os mais escolhidos.

De fato, esse modelo tem um ótimo custo-benefício, mas é importante atentar para algumas particularidades na hora da compra. Além disso, é preciso pesquisar e comparar outras opções, pois, para cada usuário há um colchão mais indicado. Tomar alguns cuidados durante o uso também pode prolongar a durabilidade do produto.

Por isso, preparamos este miniguia com as principais informações sobre o colchão de espuma. Antes de comprar um, não deixe de ler este post!

Quais são as características de um bom colchão de espuma?

Colchões de espuma reconhecidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) não podem conter mistura de espumas em sua composição, garantindo a qualidade superior. Outro aspecto muito importante a se considerar é a densidade do material — a quantidade de matéria-prima por metro cúbico —, o que está diretamente relacionada ao peso suportado e à durabilidade.

Também é importante citar que um bom colchão não deve ser nem duro e nem mole demais, mas firme o suficiente para afundar levemente com o peso de quem se deita sobre ele. Exatamente por isso, a densidade adequada ao biótipo do usuário é tão importante.

Colchões de espuma podem ser fabricados por diferentes tecnologias, cada qual com características próprias, tais como:

Espuma Viscoelástica

Atualmente, uma das mais usadas, seu principal benefício é se moldar ao corpo, aumentando o conforto. A sustentação oferecida à cabeça e ao pescoço garante uma melhor postura durante o sono, evitando dores musculares.

Além disso, por ser adaptável ao formato do corpo, esse material reduz os pontos de pressão, ativando a circulação sanguínea durante o sono.

Espuma Hiper AMX

Esse material garante conforto e controle da temperatura, aliados à resistência e durabilidade. Isso porque a sua espuma, de retorno rápido, suporta cargas altas sem se deformar.

Espuma de gel

Tecnologia de grande sucesso, o gel reage ao calor natural do corpo, moldando-se a ele e promovendo a sensação de frescor. Dessa forma, possui a capacidade de regular a temperatura, além de ativar a circulação e prevenir dores.

Quais são as principais diferenças para as outras opções?

A verdade é que não existe uma opção melhor do que outra, mas sim o que é mais adequado para cada pessoa, de acordo com o tipo físico e objetivos.

Até os 8 anos, por exemplo, não se deve dormir em colchões de mola, uma vez que a estrutura óssea ainda não está formada. Dessa maneira, o modelo de espuma é o ideal para crianças. Por isso é importante pesquisar antes da compra. Visite o site da Americanflex, encontre seu colchão e melhore a qualidade do seu sono!

Em geral, a dúvida fica entre os modelos de espuma e os de mola, mas afinal, quais são as diferenças entre eles? Basicamente, o material de que são feitos e o preço. Assim como os de espuma, os colchões de mola também são categorizados de acordo com o peso suportado. Quanto maior a quantidade de molas, maior o peso que o colchão pode sustentar.

Colchões de mola são indicados para casais com biótipos diferentes, uma vez que a pressão sofrida pelas molas de um lado da cama não interfere nas outras. Entretanto, os modelos de espuma, quando produzidos segundo os padrões de qualidade, também podem atender perfeitamente ao casal. Neste caso, considere o maior peso para definir a densidade.

Vale ressaltar ainda, que além da certificação dada pelo Inmetro, há o selo Pró-Espuma, fornecido pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), aumentando a sua segurança, ao escolher um colchão com esse material.

colchão ideal para você

Como aumentar a durabilidade do colchão?

Quando escolhidos colchões de qualidade e adequados ao usuário, a durabilidade é de até 5 anos. No entanto, alguns cuidados ajudam a garantir a conservação do produto. Entre as boas práticas, podemos destacar:

Escolha a densidade correta

Escolher a densidade certa é fundamental para a aumentar a vida útil do produto. Caso contrário, o colchão poderá se deformar pelo excesso de peso. Para isso, consulte a tabela abaixo:

  • D18: crianças de 0 a 3 anos;
  • D23: até 60 kg;
  • D28: até 80 kg;
  • D33: até 100 kg;
  • D45: até 150 kg.

Use uma capa protetora

Capas conferem uma proteção a mais contra ácaros e contra danos, como furos e rasgos. Quando impermeáveis, previnem ainda outros acidentes e evitam manchas causadas pelo suor excessivo.

Gire a posição periodicamente

É recomendado alterar a posição do produto na cama, girando o colchão 180 graus, de tempos em tempos. Dessa maneira, evita-se a deformação, distribuindo o peso e a pressão por toda sua superfície.

Além de girar, também é indicado virar o colchão de lado.

Deixe o colchão respirar

Não é preciso tirá-lo da cama, basta abrir as janelas e manter o ambiente arejado por algumas horas. Embora tomar vento seja benéfico, evite a exposição direta do sol, pois isso resseca o material e danifica as fibras do tecido.

Não fique sentado por muito tempo

Lembre-se de que eles foram desenvolvidos para receber corpos deitados — posição em que o peso é uniformemente distribuído. Ao sentar-se, a pressão e o peso ficam concentrados em uma área limitada. Pela mesma razão, não se deve pular sobre o colchão.

O colchão ideal é àquele que proporciona qualidade de sono, por isso não deixe de experimentar alguns antes de escolher. Deite sobre o produto na posição em que costuma dormir e permaneça assim por alguns minutos. Afinal, sono tranquilo é o primeiro passo para uma boa qualidade de vida.

Como vimos, o colchão de espuma é uma ótima opção, desde que seja respeitada a densidade adequada ao seu biótipo. Mas é preciso observar as características de cada modelo de acordo com suas necessidades e tomar alguns cuidados no seu uso.

Agora que você já sabe bastante sobre os colchões de espuma, que tal conhecer um pouco mais sobre os produtos de mola também? Veja como escolher entre molas ensacadas e bonnel.

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder