Relaxamento

10 técnicas de relaxamento para o dia a dia

  • 12 de julho de 2017
tecnicas de relaxamento

Com a correria da rotina e as preocupações com a família, fica difícil ter tempo para relaxar e desestressar. Mas a verdade é que dedicar 60 segundos ao longo do dia a alguma técnica de relaxamento já costuma ser suficiente para reduzir o nível de tensão no corpo, combater a ansiedade, melhorar a noite de sono e aumentar a disposição.

As técnicas são diversas e se baseiam no controle da respiração e até na realização de desenhos e listas, sendo possível encontrar a solução ideal de acordo com o tempo que você tem disponível e o momento em que o estresse bate com mais força.

Quer descobrir que técnicas são essas? Confira agora a nossa lista com as 10 melhores técnicas de relaxamento para o dia a dia!

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1. Faça uma contagem regressiva

Sim, parar por alguns instantes e fazer uma contagem regressiva já é suficiente para reduzir o estresse e te ajudar a relaxar ao fazer com que você fique 100% concentrada em uma tarefa simples por alguns minutos e tire os problemas do pensamento.

Basta sentar em um ambiente tranquilo e olhar para o teto, se concentrando na respiração e tornando esse movimento mais lento e profundo. Inicie uma contagem regressiva, a partir de 60, acompanhando o ritmo da respiração. Esse exercício simples reduz a pressão arterial, diminui a frequência cardíaca e gera uma sensação de alívio e tranquilidade.

2. Escreva uma lista de problemas

Comprar pão na volta para casa, buscar o casaco na lavanderia, conferir o boletim do filho, encontrar uma boa professora particular de matemática para a caçula, colocar as roupas na máquina de lavar e preparar aquele relatório para o chefe amanhã.

Essas são algumas das centenas de preocupações que ficam na cabeça ao longo de todo o dia, tirando a atenção do trabalho e aumentando o nível de estresse.

Para resolver essa situação, pegue uma folha de papel e vá anotando todos as preocupações e problemas a serem resolvidos.

Uma vez que a lista estiver completa, a mente entende que não é mais necessário te relembrar daquilo a cada 5 minutos e consegue se concentrar na tarefa atual — seja preparar uma apresentação no trabalho, organizar o lanche dos filhos ou cair no sono ao final do dia.

3. Foque na respiração

O sistema nervoso autônomo responde aos estímulos do ambiente de forma involuntária, aumentando sua frequência cardíaca e respiratória e criando aquela sensação de desespero.

Apesar disso, é possível forçar o corpo a se acalmar controlando a respiração. Inspire profundamente pelo nariz, segure o ar nos pulmões por alguns segundos e solte lentamente, deixando o ar sair pela boca.

À medida que você repete essa sequência, o coração começa a bater em um ritmo mais próximo do normal e a sensação de tranquilidade retorna.

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4. Busque alguma distração leve

Seja ler um gibi, uma reportagem curta na internet ou assistindo a um vídeo engraçado por alguns minutos, permita que a sua mente se distraia com alguma história leve e prazerosa.

O objetivo não é perder horas e horas em uma história complexa, com muitos personagens e acontecimentos estressantes, mas se divertir e dar uma risada leve.

5. Realize um relaxamento muscular progressivo

A técnica de relaxamento muscular progressivo se baseia na contração sequencial de um grupo de músculos específicos até que todo o corpo esteja mais relaxado.

Comece contraindo os músculos dos dedos dos pés e, em seguida, movimentando o pé como um todo. Vá, então, contraindo os músculos das pernas, das coxas, das nádegas, da barriga, dos braços — tudo isso de forma simétrica e progressiva.

6. Pratique meditação

Originada em religiões orientais, a meditação já se expandiu por todo o mundo e teve seus benefícios comprovados pela ciência. A curto prazo, meditar traz tranquilidade e reduz o nível de estresse e ansiedade.

A longo prazo, o indivíduo apresenta uma sensação de serenidade, alegria, foco e determinação durante as atividades diárias.

Para meditar, sente-se em um local tranquilo e silencioso e tente limpar a mente, não se agarrando a nenhuma linha de pensamento.

Foque nos movimentos de inspiração e expiração, sem tentar controlá-los, e observe passivamente o funcionamento do seu corpo durante alguns minutos.

Algumas técnicas usam ainda mantras (palavras ou frases curtas com algum significado maior) que devem ser repetidos durante a meditação — como “Om”, “amor” ou “eu sou feliz” —, ajudando o indivíduo a manter o foco.

7. Ouça sua música preferida

Sabe aquela música que você adora cantar e sempre mexe com você?

Ouvi-la em momentos de estresse já pode ser suficiente para relaxar e liberar a energia negativa, principalmente se você estiver em um ambiente que permite cantar a letra bem alto.

Se isso não for possível, ponha um fone de ouvidos e ouça a sua música predileta em silêncio. É uma ótima maneira de relaxar.

8. Faça algum exercício físico

Já está mais do que comprovado por estudos: exercício físico promove a liberação de neurotransmissores que geram uma sensação de bem-estar no cérebro ao mesmo tempo que reduzem a produção dos hormônios associados ao estresse.

Dessa forma, guardar um tempinho na agenda para a prática de alguma atividade física — como caminhada, natação e ioga — faz com que você fique mais relaxada e bem-disposta para enfrentar os problemas do dia seguinte.

9. Deixe o seu lado artístico vir à tona

A grande moda dos livros de colorir antiestresse já mostra que brincar com o papel e com os lápis de cor pode ser bem relaxante.

Os livros já estão disponíveis com diversos temas e desenhos, agradando a todos os gostos. Porém, não é necessário gastar dinheiro para se aproveitar do efeito benéfico das atividades artísticas.

Na hora do estresse, faça uma pausa e pegue folha de papel, lápis de cor e canetas coloridas. Deixe sua mente livre e vá desenhando figuras diversas, inspirando em objetos dispostos ao seu redor.

Comece de forma simples e vá, pouco a pouco, adicionando detalhes e dando mais dimensão à imagem e concentrando toda a sua energia no desenho.

Como o objetivo é se envolver completamente na atividade por alguns minutos para relaxar a mente, o resultado final não é importante e não há por que julgar suas habilidades artísticas.

10. Garanta uma boa noite de sono (ou tire uma soneca)

Tem hora que a sensação de estresse é indicador de cansaço físico e sonolência, que só podem ser resolvidos com uma boa noite de sono em um colchão confortável — de preferência em um quarto bem silencioso e escuro.

Se o dia ainda está no começo e é difícil aguentar a hora de dormir, vale a pena tirar uma soneca rápida — de no máximo 40 minutos — para renovar as energias e continuar as atividades.

Gostou das técnicas de relaxamento descritas aqui no post? Compartilhe estas dicas nas redes sociais com sua família e amigos! Todos precisamos de alguns minutos para relaxar.

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