Dicas

Qual a ​altura ideal do travesseiro?

  • 3 de março de 2018
Altura ideal do travesseiro

Você já deve saber que a qualidade do seu sono é um dos maiores responsáveis por conservar sua saúde e proporcionar bem-estar no dia a dia, certo? Mas você sabia que fatores como o tipo de colchão e a altura ideal do travesseiro são fundamentais para garantir uma boa noite de sono?

colchão ideal para você

É isso mesmo! O travesseiro é peça fundamental para dormir melhor e evitar dores no corpo, problemas de coluna e outros desconfortos. Mas você sabe como escolher o modelo certo para você? É exatamente sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Vamos explicar os itens que você deve analisar antes de realizar a compra, os modelos de travesseiro que existem e o melhor momento para trocar o seu por um novo. Continue a leitura e saiba como escolher um travesseiro que garanta conforto para a sua noite de sono!

O que considerar ao escolher um travesseiro?

Saber escolher corretamente o travesseiro é importante porque ele tem a função de deixar a coluna cervical e o tronco alinhados. Consequentemente, isso relaxa os músculos, melhora a circulação sanguínea e permite que o cérebro envie os estímulos aos demais órgãos normalmente.

Um travesseiro errado pode causar problemas de coluna, dor de cabeça, dores no corpo ao acordar e demais incômodos que podem ser muito prejudiciais em longo prazo. Por isso, antes de adquirir um novo travesseiro, veja os fatores que você deve levar em consideração!

Altura do travesseiro

Para calcular a altura correta do travesseiro, você deve medir a distância entre a ponta do ombro e a base do pescoço. O ideal é que ele não seja nem alto demais nem muito baixo, mas que atinja um equilíbrio para que o pescoço não fique na inclinação incorreta. O mais importante é que a peça tenha uma altura suficiente para deixar a coluna reta, o que pode variar de acordo com a posição de dormir.

Densidade

Nesse aspecto, assim como é comum ficarmos em dúvida se é melhor um colchão mole ou duro, o mesmo acontece com o travesseiro. Os de menor densidade são mais macios, enquanto os mais compactos são mais duros. O equilíbrio entre os dois pode ser atingido avaliando o que traz mais relaxamento para você.

Temperatura

O travesseiro certo também deve ser capaz de manter a temperatura da cabeça amena. Isso porque temperaturas mais frescas são o ideal para ter um sono confortável e relaxante. Nos modelos com recheio que elevam a temperatura, como os de pluma de ganso e espuma, é possível colocar capas de algodão para ajudar a refrescar e, assim, proporcionar a você uma boa noite de sono.

Preferência pessoal

Os materiais do recheio dos travesseiros podem ser uma questão polêmica, dividindo as opiniões até mesmo de especialistas.

Há, por exemplo, quem prefira os de espuma, mas para alguns podem ser considerados duros demais. Outros preferem os de látex, mas o material pode esquentar, impedindo a temperatura adequada.

Portanto, o gosto de cada um também é um fator que deve ser considerado, pois, sem conforto, não há quem consiga dormir em paz.

Altura travesseiro

Quais são os modelos de travesseiro?

Existem diversos tipos de travesseiros. Para escolher corretamente o seu, é preciso que o encosto se adeque confortavelmente em você. Além disso, o modelo ideal está intrinsecamente atrelado à posição em que você dorme. Isso tem grande influência na hora de garantir que o travesseiro mantenha o seu pescoço alinhado e a postura correta. Portanto, saiba quais modelos são indicados em cada situação!

Travesseiro alto

Este modelo é recomendado para quem gosta de dormir de lado, que é a forma mais indicada pelos fisioterapeutas. Nesse caso, o travesseiro deve ter uma altura suficiente para se encaixar perfeitamente entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90º entre o pescoço e o ombro.

Os modelos mais indicados são os altos e da tecnologia NASA, compostos de espuma viscoelástica. O material se adapta bem à anatomia do pescoço e evita a pressão nessa região, poupando você das dores musculares. Já os de plumas ou penas de ganso não são indicados nesse caso, pois são macios demais, podendo deformar e, assim, desalinhar a coluna.

Além disso, vale mencionar que quem dorme de lado deve manter os joelhos semiflexionados e colocar um travesseiro entre eles, para alinhar a coluna e manter a postura correta.

Travesseiro médio ou baixo

Para quem prefere dormir de costas, o ideal é um travesseiro baixo ou médio para sustentar a cabeça, de modo que preencha o espaço entre a coluna cervical e a nuca. Desse modo, evita-se a hiperflexão do pescoço. Um travesseiro natural de látex ou um modelo mais baixo da NASA são indicados nesse caso.

Aqui também é importante usar um travesseiro de corpo ou um rolinho embaixo dos joelhos, para que eles fiquem levemente flexionados e ofereçam apoio para a lombar.

Travesseiro muito baixo

Dormir de bruços não é uma posição recomendável pelos médicos. Ela pode trazer riscos à saúde da coluna cervical, além de forçar a musculatura do pescoço, o que pode ser bastante prejudicial para a saúde.

Se mesmo assim for inevitável dormir nessa posição, então dê preferência a um travesseiro bem baixo para apoiar a cabeça.

Para o corpo, também é recomendável utilizar um modelo baixinho, posicionando-o embaixo do abdômen, na região da cintura. Além desses, existem também os travesseiros de altura regulável, seja de látex ou da NASA, que podem ser benéficos como encosto de cabeça para os que não conseguem deixar de dormir de bruços.

Travesseiro de altura regulável

Este modelo é bastante indicado para quem dorme em todas as posições ou gosta de variar durante a noite. Com a regulagem de altura, é possível adaptar o travesseiro de acordo com a necessidade, mantendo a coluna, o pescoço e os ombros sempre alinhados e na posição mais adequada.

Qual é o momento certo para trocar o travesseiro?

É importante que você saiba que o travesseiro tem prazo de validade e isso é algo que deve ser considerado ao avaliar se está na hora de trocar o seu.

O recomendável é trocá-lo, mais ou menos, a cada seis meses. Isso porque o uso diário do travesseiro torna-o um recinto repleto de microrganismos e impurezas.

A peça é um local favorável para a proliferação de substâncias como ácaros, fungos e bactérias, visto que nossas secreções servem de alimento para eles. É normal eliminarmos, enquanto dormimos, secreções por meio da boca, ouvido, olhos, nariz, pele e cabelos.

Outras substâncias artificiais, como perfume e maquiagem, por exemplo, também são fatores que reduzem o bom estado do travesseiro.

Com isso, os riscos de doenças aumentam. As principais consequências são as alergias respiratórias, incluindo até mesmo asma, e as alergias cutâneas, que provocam coceira na pele, podendo causar inclusive eczemas.

Outros problemas decorrentes de um travesseiro antigo são a conjuntivite, espirros e a sensação de peito fechado.

Além disso, caso a peça esteja deformada, provocando cefaleia, dores nas costas ou no pescoço ou, simplesmente, se você não consegue se sentir confortável ao deitar, também pode ser um sinal de que está na hora de trocar o seu travesseiro.

Como você viu, é preciso ter a devida atenção com essa peça, que é elemento-chave dentre as condições que contribuem para a qualidade do seu sono. Agora que você já sabe tudo sobre a altura do travesseiro, os modelos e o momento certo de trocá-lo, confira o nosso site e escolha o seu!

Colchões Americanflex

16 Comentários

  • Rafael Bortoli Debarba

    Olá!
    Durmo de lado, sou bem grande (1,90m).
    Gostaria de saber qual travesseiro da sua linha recomenda para mim, de preferência mais “duro” e alto

    Grato,

    Reply
    • Americanblog

      Olá Rafael!
      Nós temos o modelo Elastic Pillow, que tem um nível de conforto firme e possui 17cm de altura. Acredito que seria o ideal para você

      Reply
  • Felipe

    Olá, sou alto, tenho 1,90, ombros largos, gosto de dormir com o braço embaixo da cabeça e o travesseiro no meio, qual tipo de travesseiro recomendaria? Obrigado!

    Reply
    • Americanblog

      Olá Felipe!
      Para ter uma indicação mais assertiva, precisaria medir a distancia do seu pescoço até o seu ombro. Como você possui um biotipo alto, os nossos travesseiros mais altos são de 17cm e acredito que atenderia o seu caso. Nesta medida temos o modelo Confortare, Elastic Pillow e Prime.

      Você pode conferi-los no endereço abaixo:

      https://www.americanflex.com.br/travesseiros

      Reply
  • Ana tureck

    Eu comprei um travesseiro da nasa só não lembro a densidade mais estou dormindo muito bem adorei saber mais sobre o assunto de Felipe só pesquisei sobre o assunto porque meu filho de 10 anos tá com desvio na coluna e dorme com um travesseiro baixo obrigado.

    Reply
    • Americanblog

      Olá Ana!
      Ficamos feliz em saber que você está tendo melhores noites de sono após o acerto na escolha do travesseiro!
      Quanto ao caso do seu filho, é imprescindível o quanto antes você trocar o travesseiro dele por um mais alto que faça a coluna dele ficar alinhada quando deita. Dormir bem é saúde e evita vários problemas futuros. 🙂

      Reply
  • Matheus

    Olá! tenho 1,76 de altura e gostaria de saber qual o tamanho mais indicado para minha altura, grato desde já!!! 🙂

    Reply
    • Americanblog

      Olá Matheus!
      O ideal é que você meça a distância entre a ponta do ombro e a base do pescoço e depois escolher um travesseiro com um altura aproximada a isso. Por exemplo: se entre o seu ombro e seu pescoço tem 16cm, opte por um travesseiro de 17cm de altura.

      Reply
  • CARLOS ROBERTO CANHETE

    Olá, eu durmo de lado e me mexo a noite toda por causa de dor na coluna. Quando durmo pelo fato travesseiro afundar acaba fazendo que os meu olhos fiquem entre abertos e isso prejudica a minha visão. Gostaria de saber qual travesseiro é mais indicado?

    Reply
  • Genesy

    Oi eu tenho muita dor no percoço qual e o travesseiro ideal para mim já comprei várias e até agora N consigo acertar o travesseiro certo

    Reply
    • Americanblog

      Olá Genesy!
      Antes de tudo precisa verificar qual a altura do travesseiro para o seu corpo. Conforme informado na matéria, você pode ter uma noção para a escolha medindo a distância entre o seu ombro e o seu pescoço. Após isso, optar pelo nivel de conforto do travesseiro de acordo com a sua preferência, se gosta de um travesseiro macio, intermediário ou firme.

      Reply
  • Luciana

    Sou pequena, tenho 1,50.
    Muitas dores no corpo.
    Durmo de bruços parte da noite e adora dormir em cima dos braços.
    Qual o melhor travesseiro para comprar?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Luciana!
      Como você tem uma estatura baixa e já dorme com o apoio do seu braço, o indicado é usar um travesseiro baixo, de 12cm para baixo.
      O ideal mesmo seria tentar mudar a sua posição de dormir, para dormir com o corpo de lado e com um travesseiro que consiga manter a sua cabeça na altura que sua coluna fique reta.

      Reply
  • antonella Aquino

    Olá. Tenho 50 anos , há bastante tempi durmo com 2 travesseiros pois se fico com uma muito baixo , tenho a sensação de não conseguir respirar por conta do excesso de peso e gordura localizada na regiao do peito e pescoço. Abaixo da nuca , tenho o osso do pescoço saltado. Tenhp sentido dores de cabeça e um exame detectou ausencia de fluxo na arteria vertebral direita. Que altura de traves. usar?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Antonella, como a senhora está? 🙂
      Recomendamos que busque um auxílio de um médico ou especialista para que a melhor opção seja indicada. Mas, para calcular a altura correta do travesseiro, você deve medir a distância entre a ponta do ombro e a base do pescoço. O ideal é que ele não seja nem alto demais nem muito baixo, mas que atinja um equilíbrio para que o pescoço não fique na inclinação incorreta. O mais importante é que a peça tenha uma altura suficiente para deixar a coluna reta, o que pode variar de acordo com a posição de dormir, assim sua coluna cervical e o seu tronco ficaram alinhados.

      Reply

Responder