Dicas

Conheça 5 benefícios de dormir do lado esquerdo

  • 23 de janeiro de 2018
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Sabemos a importância do sono para manter o corpo sempre sadio, mas a grande maioria das pessoas, talvez, possa não dar a devida atenção e também, nunca ter imaginado que a posição para dormir é fundamental para a saúde e bem-estar físico e mental. Portanto, o modo e a posição como se dorme é tão importante quanto o tempo. O padrão do sono reflete diretamente na qualidade de vida.

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Segundo pesquisas médicas comprovaram que algumas pessoas que preferem dormir do lado esquerdo dormem melhor e são mais saudáveis do que aquelas que dormem do lado direito. Interessante, não é mesmo? Então continue conosco e saiba mais!

Quais são os benefícios de dormir do lado esquerdo?

São inúmeros os benefícios adquiridos quando nos habituamos a dormir na posição correta. Listamos alguns para você:

1. Elimina as toxinas do organismo

Ao dormir sobre o lado esquerdo do seu corpo, o seu sistema linfático trabalha de forma mais eficaz. Promovendo assim a desintoxicação do organismo, além de melhorar a circulação do sangue para o coração, estimula a digestão e ajuda no fluxo da bílis.

2. Auxilia na digestão

Ao deitar do lado esquerdo do corpo, os resíduos de alimentos se movem com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando a eliminação de fezes pela manhã. O organismo também cria enzimas pancreáticas e auxilia no processo digestivo.

3. Melhora a circulação de sangue

Nessa posição a circulação sanguínea melhora significativamente. A pressão arterial diminui, pelo fato da gravidade ajudar a circulação através da artéria aorta. E valor lembrar que a maior parte do coração está localizado do lado esquerdo do corpo.

4. Diminui a azia e o refluxo

Como o estômago encontra-se no lado esquerdo do corpo, ao se deitar deste lado automaticamente o mal-estar e o refluxo tendem a diminuir. Nessas condições evite deitar do lado direito, pois podem piorar os sintomas.

5. Alivia dores nas costas

Nessa posição há um alívio do peso sobre a espinha dorsal. Excelente para aliviar as dores crônicas.

Dormir sobre o lado esquerdo é bom durante a gravidez?

Dormir sobre o lado esquerdo é muito benéfico durante a gravidez também, por ser muito bom para a circulação. Faz com que o útero não cause muita pressão sobre o fígado, melhora o fluxo sanguíneo para o útero e rins e alivia o peso nas costas principalmente para quem sente dor.

Nessa posição a grávida se sente mais confortável, pois não comprime a veia cava. Ao contrário do lado direito e de barriga para cima, que normalmente gera falta de ar, sudorese e enjoo.

Como se habituar a dormir nessa posição?

Se você tem o costume de dormir em outra posição, pode demorar um pouco para se acostumar. Veja algumas dicas:

  • Uma ótima dica é manter uma luz acesa do lado direito, pois, naturalmente, seu corpo vai querer se afastar da luz, enquanto dorme.
  • Experimente virar-se para o lado esquerdo, e pressione um travesseiro contra suas costas. Isso vai impedir que você vire para o outro lado durante a noite;
  • Você pode também tentar mudar o lado da cama que você dorme. Com isso fica mais fácil de adaptar ao novo hábito.

Faça o teste! Essas pequenas mudanças vão proporcionar uma melhora na qualidade do seu sono e consequentemente, na sua saúde.

O lado esquerdo é indicado para todos?

Só é importante ressaltar que pessoas com problemas cardíacos e que tiveram acidente vascular cerebral, o indicado é dormir do lado direto do corpo, pois reduz a frequência cardíaca e a pressão arterial. Já do lado esquerdo, neste caso, poderia ter um efeito negativo sobre o sistema nervoso simpático, que se encarrega dos batimentos cardíacos e da pressão sanguínea normais.

Como ter um sono de boa qualidade?

Comprovado cientificamente, uma boa noite de sono deve ter entre 7-8 horas de repouso e descanso. Sabendo disso, também vamos entender que passamos um terço de nossas vidas em uma cama.

O sono possui uma importante função restauradora e contribui diretamente para saúde e a qualidade de vida das pessoas. Ele tem 5 fases: etapas 1 e 2 do sono é denominado de leve (relaxamento e esfriamento), nas fases 3 e 4 ele é profundo (revigora), ponto 5 é chamado de REM (momento que os sonhos acontecem).

Durante uma noite de sono normal cada ciclo dura cerca de 90-110 minutos e se repete até a hora de acordar. Já os prejuízos de noites mal dormidas são imediatos e também podem comprometer a saúde no futuro. Até aqui percebemos uma combinação ideal: a posição correta para dormir e uma boa cama para descansar. Uma cama merece sempre um bom colchão!

Existe um tipo ideal de colchão para cada pessoa?

Com certeza, o importante é que cada pessoa deve respeitar sua individualidade e levar em consideração. Pode-se dizer em linhas gerais se a pessoa está acostumada, adaptada e dorme bem em um colchão de mola ela deve continuar com esse tipo de produto.

Caso ela tenha problemas de coluna o mais indicado é o colchão de espuma, isso faria que passasse por uma fase de adaptação, mas sempre objetivando uma vida cotidiana mais ativa e preparada para enfrentar os obstáculos.

Como já foi dito acima, a postura de lado, de preferência à esquerda, é a posição ideal. Podemos usar recursos como os travesseiros para nos manter nesse melhor posicionamento. O travesseiro não pode ser muito alto e nem muito baixo, para não comprometer a coluna.

Um detalhe interessante é deitar na posição lateral os joelhos entrarão em atrito e para evitar esse desconforto basta introduzir alguns travesseiros finos entre as pernas.

Qual a diferença entre colchão de mola e de espuma?

Um colchão de espuma sempre será mais firme e mais rígido. Possui uma densidade específica, então ele é indicado para pessoas próprias, pois cada biotipo tem um colchão de espuma indicado. Além disso, este colchão precisa ser girado e virado periodicamente para obter o maior tempo de uso dele.

O colchão de mola pode ser usado por pessoas de pesos com grande variação de peso. Ele não tem a especificidade que tem o de espuma. A maior parte dos produtos de molas não precisam mais virar.

Mencionados diversos fatos, concluímos que dormir do lado esquerdo é o mais indicado para ter uma qualidade de sono e vida melhor. Não apenas esse fator pode ser definitivo, mas aquisição de um bom colchão é necessário.

Gostou do nosso post? Conseguimos esclarecer suas dúvidas? Conheça 6 estratégias para vencer a insônia!

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6 Comentários

  • Aparecido Donizeti Loretti

    Gostei muito deste ensinamento será muito útil para mim.

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    • Americanblog

      Olá Aparecido!
      Ficamos muito felizes em poder lhe dar dicas que vão lhe auxiliar na qualidade do seu sono.
      Acompanhe nosso blog que postamos conteúdos voltados para a saúde do sono frequentemente!

      Reply
  • Momade Abacar

    Obrigado pela dica!

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    • Americanblog

      Olá!
      Que bom que gostou do nosso conteúdo, preparamos com muito carinho para tentar ajudar na qualidade do sono de todos! Dormir bem é sinal de saúde.

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  • Carmen correia

    Achei excelente todas as dicas dadas
    Quero seguir vcs sim
    E gostaria de uma boa dica p travesseiro

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    • Americanblog

      Olá Carmen!
      Que ótimo que você gostou de nosso conteúdo 🙂
      Siga-nos aqui no Blog e em nossas redes sociais que sempre compartilhamos conteúdos que ajudam você a manter a qualidade do seu sono.
      Sobre travesseiro, nós temos um conteúdo especial que você pode conferir acessando https://blog.americanflex.com.br/como-escolher-um-travesseiro/

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