Dicas

Como acabar com pernilongos? Descubra aqui!

  • 15 de fevereiro de 2018
Família acordando em um Americanflex

Os insetos são um desafio para toda a família, principalmente no verão. Eles incomodam, perturbam o sono, causam dor e irritação na pele e podem até transmitir doenças. Mas fique tranquila, há uma série de cuidados que você pode ter para se livrar deles.

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto e descobrir como acabar com pernilongos e dormir melhor? Veja nossas dicas!

Melhor colchão

Quais são os tipos de insetos que existem?

Há diversas espécies desses bichos na natureza, mas duas são mais comuns nas cidades e causam maior preocupação: o Aedes aegypti e o Culex quinquefaciatus. O primeiro é o famoso mosquito-da-dengue, que — como sabemos agora — transmite outras doenças sérias, como a Zika e a febre Chikungunya. O segundo tipo conhecemos simplesmente como pernilongo — ou muriçoca, em algumas regiões do Brasil.

Mesmo que ambos causem incômodos e irritação na pele, é importante saber diferenciá-los, já que um deles é potencialmente perigoso. O mosquito-da-dengue tem cor escura e apresenta rajados da cor branca nas patas. Já o pernilongo-doméstico é todo marrom, sem manchas brancas. Além da anatomia, eles também têm hábitos de vida diferentes: o Aedes costuma voar durante o dia, enquanto o pernilongo é noturno.

Os mosquitos picam os seres humanos porque usam o sangue como alimento. No caso do pernilongo-doméstico, apenas as fêmeas têm essa necessidade, pois os machos se alimentam do açúcar presente nas plantas. O zumbido característico desses insetos, e que atrapalha o sono de muitas pessoas, é proveniente da batida de suas asas.

As fêmeas Culex têm antenas sensíveis que permitem identificar as pessoas para picar — e essa espécie de radar funciona porque os mosquitos se guiam pelo gás carbônico liberado pela respiração. Além disso, eles possuem uma agulha, a probóscide, que perfura a pele de mamíferos e de pássaros para sugar o sangue.

Após a picada, sentimos a pele coçar e podemos apresentar outros sintomas, como inchaço ou alergia. Isso acontece não pela agulha, mas porque durante a picada o pernilongo libera algumas substâncias anestésicas e anticoagulantes, que provocam a reação em nossa pele.

Como acabar com pernilongos?

Para se livrar dos incômodos e se proteger das doenças, é preciso evitar os insetos — e esse é o grande desafio. Os inseticidas já foram muito utilizados, mas outras opções podem ser igualmente eficientes. Veja algumas delas:

Não acumular água em recipientes

A melhor forma de evitar insetos em casa é não facilitar a reprodução desses incômodos bichinhos. As fêmeas colocam ovos em locais com acúmulo de água, por isso, uma limpeza semanal na casa pode impedir o nascimento dos mosquitos.

Elimine focos de água parada, vire os recipientes para evitar o acúmulo de líquido, coloque areia nos vasos das plantas e lave constantemente as vasilhas dos animais de estimação, para acabar com possíveis ovos ou larvas. Também é importante desentupir e limpar as calhas e rufos da casa, pois são locais que pode ser aproveitado pelos mosquitos.

Além disso, os pernilongos gostam de ficar em meio à vegetação densa durante o dia. Se você tem espaços assim, apare a grama e as sebes e retire o mato do quintal com frequência.

Altura travesseiro

Fechar janelas e portas

Mantendo tudo fechado, você não dá espaço para os mosquitos entrarem na sua casa. Não é preciso ficar com as portas fechadas durante todo o dia, você pode bloquear a passagem nos horários mais comuns de infestação dos insetos — que são, geralmente, no começo da manhã e no final da tarde.

Nesses períodos, os mosquitos ficam mais ativos e podem entrar em grande quantidade pela sua porta ou janela. Por isso, não abra a casa antes do nascer do sol e lembre-se de fechar tudo até as 17 horas.

Coloque telas nas janelas

Instalar telas nas janelas também é uma ótima opção para impedir a entrada dos mosquitos. Se você já tomou esse cuidado, é importante verificar os locais constantemente à procura de buracos por onde os insetos menores podem passar. Além disso, o mosquiteiro — que era muito usado por nossos avós — ainda é uma alternativa interessante, principalmente para quem tem crianças em casa.

Tenha raquetes elétricas

Esse equipamento ajuda muito para eliminar pernilongos. Matar os mosquitos na mão não é tão simples, já que os bichos podem voar rápido e se camuflar pela casa. Por isso, ter uma raquete sempre à mão possibilita que você acabe com os pernilongos no quarto com mais facilidade. Isso pode ser feito antes de deitar na cama — e é uma ótima forma de aliviar um pouco o estresse causado pelos mosquitos!

Além das raquetes, outra boa opção são os repelentes eletrônicos. Eles são ligados na tomada e emitem sons que apenas os mosquitos escutam, afugentando os insetos.

Plante repelentes naturais no jardim

Você sabia que algumas plantas e ervas repelem naturalmente os insetos, enquanto outras os atraem? É importante ter essas informações para organizar o seu jardim de forma a melhorar a sua qualidade de vida.

Invista em plantas como lavanda, alecrim, calêndula, sávia, manjericão e citronela. Quem não tem jardim, pode colocá-las no terraço, varanda, sala ou até penduradas nas janelas.

Para quem não pode ter plantas em casa, uma alternativa é comprar repelentes à base de óleo, como os de canela, alecrim, citronela e cravo. O cheiro de incenso e essências também pode ajudar a repelir insetos.

Faça repelentes caseiros

Uma maneira bem simples de evitar os pernilongos é ferver cravo. Prepare como se fosse fazer um chá e deixe o cheiro se espalhar pela casa. Isso faz com que os mosquitos se distanciem. Outra opção é misturar 100 gramas de cravo em 100 ml de álcool, deixar por quatro dias e depois colocar em um difusor e borrifar pela casa.

Ligue o ventilador

Caso os mosquitos já tenham se instalado e você não pode fazer nada contra eles rapidamente, o ventilador ajuda muito. O vento dificulta a aproximação dos mosquitos e, por isso, é um grande aliado para quem quer dormir sem se preocupar com as picadas.

O que fazer para dormir melhor?

As medidas citadas não garantem uma noite perfeita, afinal, os insetos não são os únicos que atrapalham o seu merecido descanso. Algumas dicas podem promover uma noite de repouso saudável, como ter um colchão de qualidade — um detalhe indispensável para dormir bem. Por isso, visite o nosso site e melhore a sua qualidade do sono.

É fundamental, também, ter uma rotina no momento de dormir. Vá para cama sempre no mesmo horário e organize um ambiente confortável. Não coma alimentos pesados à noite e evite deixar luzes acesas — e isso inclui a iluminação da tela do celular. Por isso, evite usar aparelhos eletrônicos antes de deitar.

Com essas dicas você já sabe como acabar com pernilongos e como melhorar a qualidade do seu sono. Então, siga essas orientações e proteja a sua família das picadas e das doenças que os mosquitos podem transmitir. Lembre-se de todos os cuidados para dormir melhor!

Agora, continue no blog e veja tudo o que você precisa saber antes de trocar o colchão!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder