Dicas

Aprenda como limpar o colchão e tirar manchas

  • 12 de novembro de 2019
limpar o colchão

Os travesseiros, assim como os colchões, são itens indispensáveis para uma boa noite de sono. Afinal, não existe nada melhor que dormir de forma confortável e com produtos de qualidade, não é mesmo?

No entanto, por mais que você tente mantê-los limpos e livres de micro-organismos podem acontecer acidentes. Isso é comum com crianças, que até certa idade fazem xixi na cama e derrubam líquidos com frequência.

Sendo assim, é importante saber como limpar o colchão e tirar manchas que podem surgir com o tempo ou imprevistos. Confira!

Principais causas de mancha

Sangue

Crianças estão frequentemente se acidentando, o que pode gerar machucados. Além disso, é comum que ocorra sangramentos no nariz nessa fase. Caso o sangue atinja o colchão, molhe um chumaço de algodão ou a ponta de um pano com água fria e pressione no local, dando leves batidas, sem usar muita água. Esse passo é importante para evitar que a mancha se espalhe.

Após remover o excesso de sangue, coloque um pouco de detergente no pano ou algodão e esfregue o local. Deixe agir por 15 minutos e limpe com um pano seco. Deixe o colchão secar antes de colocar novas roupas de cama. É possível agilizar o processo utilizando um ventilador.

Vinho

Primeiramente, tente absorver o excesso com um papel toalha, sem espalhar o líquido. Após, misture meio copo de água morna e meio copo de vinagre com limão ou álcool e aplique no local com batidas leves. Deixe agir por alguns minutos e limpe o colchão com pano úmido.

Urina

Retire o excesso de líquido com um pano seco ou papel toalha. Use o bicarbonato de sódio em pó ou talco sobre as manchas, deixando-o agir por cerca de 30 minutos para absorver a urina. Retire o excesso da substância e aplique, com uma bucha, uma mistura de água morna com sabão em pó. Limpe o colchão com um pano úmido e deixe-o secar naturalmente.

Suor

O contato do suor com o colchão pode deixar manchas amareladas em sua superfície. Para retirá-las, pode-se usar uma solução de água oxigenada com bicarbonato de sódio.

Misture 240ml de água oxigenada para cada 3 colheres de bicarbonato e coloque a solução em um borrifador. Aplique em todas as áreas amareladas do colchão e deixe agir por uma hora. Para limpar, aplique um pano úmido sobre a área afetada.

Mofo

O mofo se instala quando o ambiente está úmido, o que normalmente acontece quando o colchão tem contato frequente com o suor. Se as manchas forem recentes, pode-se aplicar vinagre branco e esperá-lo agir e, após, limpar a área com pano úmido e detergente.

Se o mofo for mais antigo, é recomendado usar a mistura de água oxigenada com bicarbonato de sódio. Se a área for extensa, use um borrifador e esfregue com uma escova de dentes. Se for pequena, aplique diretamente com a escova até formar espuma. Retire a mistura com pano úmido e deixe o colchão secar naturalmente, sem expô-lo ao sol.

Como manter o seu colchão limpo

Usar uma capa protetora é a melhor solução para contatos com líquidos e fluidos e, consequentemente, deixar o colchão livre de manchas. Isso porque elas são feitas de material plástico e impermeável, que isola o líquido e o deixa para ser absorvido pela roupa de cama, que é mais fácil de ser lavada.

Além disso, é recomendável virar o colchão periodicamente para que a espuma não se deforme. Quando fizer esse procedimento, passe o aspirador de pó sobre a superfície para aspirar poeiras e ácaros e limpar o seu colchão.

E então, aprendeu como limpar o colchão? Tem mais alguma dica? Conte para gente nos comentários!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder