Dicas

Como escolher uma cama box para PCD?

  • 19 de novembro de 2019
Cama box PCD

Para garantir conforto e segurança, as mobílias utilizadas pelas pessoas com deficiência (PCDs) devem ser adequadas a esse público. Logo, a qualidade e a acessibilidade são quesitos imprescindíveis ao escolher tais itens. Assim, quando falamos de cama box para PCD, esses aspectos também são válidos.

Aliás, a cama para PCD é mencionada em uma norma técnica brasileira, a qual determina a altura apropriada para esse móvel e a disposição ideal em um espaço. É preciso considerar, ainda, o colchão a ser utilizado sobre a mobília, observando fatores como tipo, tamanho, densidade ou molejo e qualidade.

Neste artigo, você vai saber mais sobre a cama box para PCD e quais os modelos disponíveis. Assim, poderá fazer uma escolha acertada, além de descobrir quais colchões podem ser utilizados e o que avaliar ao optar pelo produto. Confira!

O que determina a norma técnica brasileira sobre a cama para PCD?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da NBR 9050:2015, aborda as diretrizes para garantir a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O item 10.9.3, em especial, trata das dimensões ideais da mobília, bem como de suas disposições dentro de um ambiente, que devem ser seguidas pelos locais de hospedagem.

Para garantir o conforto e a segurança das pessoas com deficiência, é recomendado que as mesmas regras estabelecidas na NBR 9050:2015 sejam adotadas em espaços residenciais. Sendo assim, as medidas dos mobiliários nos dormitórios precisam estar de acordo com as condições de alcance manual e visual das PCDs, como também determina a norma da ABNT.

Além disso, os móveis devem ser dispostos de modo a possibilitar a livre passagem, com uma faixa livre mínima de circulação interna de 0,90 m de largura. É preciso considerar, ainda, áreas de manobras para o acesso ao banheiro, aos armários e à cama para PCD. O ideal é que o quarto tenha, ao menos, um espaço com diâmetro mínimo de 1,50 m, para garantir um giro de 360°.

Em relação à cama, é indicado um modelo cuja altura seja de 0,46 m. Porém, devemos levar em conta que essa medida diz respeito ao móvel e ao colchão juntos. Nesse caso, é fundamental medir os dois itens para se certificar de que ambos alcancem a dimensão recomendada — ou se aproximem ao máximo dela —, a fim de facilitar o acesso da pessoa com deficiência e garantir a sua segurança.

Quais são os modelos de cama box para PCD?

Grande parte dos modelos de cama box para PCD tem 15 cm de altura. Assim, ao utilizar sobre ela um colchão de 30 cm, a medida sobe para 45 cm, dentro da faixa recomendada pela norma NBR 9050:2015 da ABNT. Dito isso, saiba, agora, quais são as opções disponíveis que você precisa conhecer!

  • box solteiro, com 88 x 188 x 15 cm;
  • box casal, com 138 x 188 x 15 cm;
  • box super king, com 193 x 203 x 15 cm;
  • box queen, com 158 x 198 x 15 cm.

Vale destacar, ainda, que essas camas são altamente resistentes e duráveis, uma vez que normas rígidas são adotadas no processo de fabricação, de modo a assegurar o alto padrão de qualidade do produto. Para completar, as rodinhas na base proporcionam uma maior mobilidade do móvel.

Quais opções de colchão podem ser utilizadas no box para PCD?

Existem diferentes alternativas de colchão ideais para o uso na cama box para PCD. Confira, a seguir, os modelos principais!

Colchões feitos em espuma

  • colchão solteiro espuma D45, com 100 x 200 x 30 cm;
  • colchão solteiro espuma D45, com 88 x 188 x 30 cm;
  • colchão solteiro espuma D33, com 88 x 188 x 30 cm;
  • colchão solteiro espuma D33, com 100 x 200 x 30 cm;
  • colchão casal espuma D45, com 138 x 188 x 30 cm;
  • colchão casal espuma D33, com 138 x 188 x 30 cm;
  • colchão queen espuma D45, com 158 x 198 x 30 cm;
  • colchão queen espuma D33, com 158 x 198 x 30 cm;
  • colchão super king espuma D33, com 193 x 203 x 30 cm;
  • colchão super king espuma D45, com 193 x 203 x 30 cm.

Colchões feitos em mola

  • colchão solteiro molas ensacadas, com 88 x 188 x 30 cm;
  • colhão solteiro molas ensacadas, com 100 x 200 x 30 cm;
  • colchão casal molas ensacadas, com 138 x 188 x 30 cm;
  • colchão queen molas ensacadas, com 158 x 198 x 30 cm;
  • colchão super king molas ensacadas, com 193 x 203 x 30 cm.

O que avaliar ao escolher o colchão para cama para PCD?

Ao adquirir um colchão para box para PCD, é fundamental atentar a alguns quesitos, a fim de fazer a escolha certa. Entenda, abaixo, o que você precisa levar em conta para optar por uma alternativa apropriada!

Densidade ou molejo

O colchão deve ser adequado ao seu biotipo, portanto, é preciso observar se ele tem a densidade ou o molejo indicado para você. Esses aspectos dizem respeito a quantidade de espuma por metro cúbico ou a resistência das molas para cada peso corporal.

Tipo de colchão

Como sabemos, os colchões são feitos em molas ou em espuma. Porém, dentro dessas categorias há variantes, como os confeccionados com espuma gel, que ajudam a manter a temperatura do corpo. Existem, também, as alternativas de alta resiliência, que retornam à pressão original depois de receber pressão. Experimentar o produto, portanto, é importante para saber qual é o de sua preferência.

Tamanho do produto

A depender do tipo de colchão, as dimensões também variam. Ao adquiri-lo, portanto, é fundamental verificar se o produto tem o tamanho adequado para a cama box para PCD. Dessa forma, você não correrá o risco de comprar o item errado nem terá o trabalho de trocá-lo por outro.

Certificado de qualidade

Os colchões precisam apresentar um selo que assegure a sua qualidade. Ao optar por um produto certificado, você terá certeza de que ele durará mais (em média, cinco anos) e proporcionará o conforto tão almejado. Além disso, suas noites de sono também serão muito melhores.

Agora você já sabe qual é a alternativa ideal de cama box para PCD e por que é fundamental optar por esse móvel, já que ele é acessível para pessoas com deficiência, proporcionando conforto e segurança. Portanto, não deixe de adquirir uma opção adequada para quem tem essa necessidade.

Gostou deste artigo e dos modelos de cama para PCD? Você pode escolhê-los a dedo no site da Americanflex. Acesse já!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder