Relaxamento

Conheça 4 chás para dormir melhor

  • 19 de janeiro de 2019
chá para dormir

Ter uma boa noite de sono é fundamental para reequilibrar as funções corporais e recarregar as energias. Além disso, uma noite tranquila é capaz de melhorar o humor, elevar o rendimento nos estudos ou no trabalho e evitar o ganho de peso excessivo, por exemplo.

No entanto, no Brasil, dormir bem é um verdadeiro privilégio. Isso porque cerca de 73 milhões de brasileiros queixam-se de problemas relacionados ao sono. A boa notícia é que hábitos simples antes de dormir podem melhorar, e muito, a qualidade da noite dormida.

Um desses hábitos é tomar uma xícara de chá antes de deitar. Isso porque essa bebida tem poderes calmantes e relaxantes, assim como outras substâncias capazes de melhorar o sono. Como cada chá tem suas propriedades específicas, separamos neste post 4 opções de chás para dormir melhor. Confira!

1. Chá de camomila

O chá de camomila é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos para tratar a insônia. Isso porque em sua composição há um aminoácido capaz de relaxar o corpo, propiciando uma noite de sono mais tranquila.

Além disso, sabe-se que ele diminui a hiperatividade e os níveis de estresse. Assim, ele também é útil no tratamento de pessoas que demoram a pegar no sono por causa da ansiedade.

Para tanto, utiliza-se as flores secas de camomila, que podem ser combinadas com outras plantas ou ervas para potencializar o efeito.

2. Chá de maracujá

Provavelmente você já ouviu que o suco de maracujá é capaz de acalmar, não é mesmo? Nesse caso também pode-se utilizar as folhas ou flores secas ou trituradas da planta para preparar um chá.

O interessante é que o chá de maracujá pode ser usado para tratar a ansiedade antes de dormir, assim como a hiperatividade. Além disso, problemas do sono como inquietação, nervosismo e insônia também podem ser tratados com esse chá. Isso porque essa folha tem propriedades calmantes, relaxantes e que induzem o sono.

3. Chá de valeriana

O chá de valeriana é preparado com a raiz dessa planta. Essa é uma opção muito utilizada para combater a ansiedade, visto que a valeriana é rica em propriedades calmantes e ansiolíticas.

Devido a elas esse chá também é útil para induzir o sono e relaxar. A dica é consumi-lo cerca de 1 hora antes do momento de deitar, visto que nos primeiros 30 minutos é possível que o chá de valeriana cause uma ligeira agitação antes do efeito sedativo.

4. Chá de melissa

O chá de melissa é feito com as folhas secas da planta. O interessante é que o sabor é levemente adocicado e, assim, agrada o paladar de pessoas que não gostam do amargo de outros chás.

Uma xícara de chá de melissa antes de deitar é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse, além de induzir o relaxamento e o sono mais profundo.

A dica para potencializar o efeito dos chás é adoçá-los com uma colher de mel. Isso porque o mel também é capaz de diminuir a ansiedade e o estresse. Agora você já sabe como utilizar os chás para dormir melhor!

Outro fator que deve ser observado é o tipo de travesseiro utilizado, visto que um modelo incorreto também pode interferir na qualidade do sono. Confira neste post quais são os tipos de travesseiro e acerte na escolha!

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