Dicas

Aprenda como cuidar e como se adaptar ao colchão novo!

  • 27 de maio de 2021

Adquiriu ou está pensando em adquirir um colchão novo? Sem dúvida, esse é o melhor investimento que você pode fazer para ter excelentes noites de sono. Porém, é preciso escolher o artigo certo, ou seja, aquele que realmente proporcionará conforto e bem-estar durante o repouso noturno.

Muita gente tem dificuldade para se acostumar com o novo colchão. Afinal, criamos o hábito de dormir sobre um colchão como o qual nos sentimos à vontade, embora a troca seja necessária. É como se estivéssemos usando um par de sapatos pela primeira vez. Além da fase de adaptação, é fundamental tomar alguns cuidados para manter o produto conservado.

Neste artigo, vamos mostrar a importância de fazer a troca regular do colchão, os cuidados necessários, as dicas para se adaptar rapidamente a ele e os benefícios do novo produto. Acompanhe!

A importância de trocar o colchão regularmente

Por que, afinal, ele precisa ser substituído de forma regular? É que, após um período de uso, suas molas perdem a força ou a espuma se desgasta e fica sem forma. Por isso, o artigo já não sustenta o corpo de maneira adequada, o que prejudica a qualidade do sono.

Comumente, pessoas que dormem em um colchão inapropriado sentem dores nas costas e em outras partes do corpo, além de sensação de cansaço ao acordar. A insônia também acompanha os indivíduos que repousam sobre um produto já vencido — ainda que aparentemente ele esteja íntegro. Consequentemente, a produtividade da pessoa é comprometida.

Um colchão novo é a solução para combater esses e outros problemas provocados pelo uso de um artigo fora do prazo de validade e pelas noites maldormidas. Vale destacar que, ao repousar sobre um colchão adequado, proporcionamos melhoras à nossa saúde. Afinal, o produto certo nos livra de dores e traz sensação de conforto e bem-estar, contribuindo com a renovação das energias perdidas durante o dia.

Cuidados importantes com o colchão novo

De nada adianta adquirir um colchão novo para melhorar suas noites de sono e não tomar os devidos cuidados para que ele promova conforto e o bem-estar durante o repouso. Veja, abaixo, como cuidar do produto para mantê-lo conservado por bastante tempo!

Observe as instruções do fabricante

Os fabricantes de colchões fazem recomendações importantes para que o produto seja preservado. Nos manuais, estão contidas as formas de usá-lo e conservá-lo, por exemplo. Se você deseja dormir sobre um colchão seguro e confortável, é fundamental seguir criteriosamente todas as orientações.

Proteja o colchão com capas apropriadas

As capas servem para proteger o colchão do suor e de substâncias que possam cair sobre ele, como água e chás. Dessa maneira, além de evitar a umidade e o surgimento e proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde, você preserva o produto de manchas e cheiros desagradáveis.

Vire o colchão regularmente

Sabe por que é preciso virar o colchão regularmente? Porque, com o tempo de uso, algumas partes tendem a se desgastar mais que outras — é o que chamamos de efeito memória. Porém, ao fazer o giro quinzenal ou mensal, evitamos que isso aconteça e contribuímos com a durabilidade do artigo para dormir.

Troque as roupas de cama com periodicidade

As roupas de cama precisam ser trocadas toda semana porque elas retêm a umidade do nosso corpo e do ambiente, o que é um prato cheio para o aparecimento e a propagação de ácaros, bactérias e fungos causadores de doenças. Ao fazer a troca, aproveite para passar o aspirador de pó sobre o colchão.

Deixe o colchão respirar

Deixar o colchão respirar significa colocá-lo sobre um estrado e retirar capas e lençóis enquanto ele estiver em desuso, a fim de garantir a circulação de ar em seu interior. Isso evita a retenção da umidade e o surgimento de microrganismos que afetam a nossa saúde. De quebra, o produto durará mais e proporcionará maior conforto às suas noites de sono.

Dicas para se adaptar ao novo colchão

Quer dicas para se adaptar ao colchão novo? Veja a seguir!

Escolha o colchão certo

O colchão certo é adequado ao seu biotipo. Se optar por um modelo de espuma, atente à densidade. Já se a sua escolha for um item de molas, preste atenção ao molejo. Além disso, observe se o artigo tem atributos de sua predileção. Ele pode ser mais macio, firme ou intermediário. Qual você prefere?

Avalie a qualidade do produto

Já sabe qual colchão é ideal para o seu biotipo e o modelo que mais proporciona conforto às suas noites de sono? Outro passo importante para fazer a escolha certa e adaptar-se mais rapidamente ao novo artigo é avaliar a sua qualidade. Para não errar, procure por lojas especializadas e de referência no mercado.

Encontre a posição apropriada para dormir

Tem gente que se adapta quase que de imediato ao colchão novo, mas muitas pessoas levam de 15 dias a dois meses para se acostumar. Uma dica para adiantar o processo é dormir na posição que garanta mais conforto. O ideal é repousar de lado com um travesseiro entre as pernas, porém, há quem prefira dormir de barriga para cima. Se esse é o seu caso, coloque um travesseiro abaixo das pernas para evitar dores na coluna.

Benefícios de trocar o colchão

Muitas são as vantagens de trocar o colchão antigo por um novo. Listamos, abaixo, as principais!

Diminui as dores no corpo

As dores no corpo provocadas por um colchão já desgastado são eliminadas rapidamente ao realizar a troca por um artigo novo. Por isso, se o produto está vencido, não pense duas vezes em investir em outro.

Melhora a qualidade do sono

Dormir sobre um colchão novo e adequado proporciona noites de sono tranquilas e revigorantes. A qualidade do repouso noturno é outra, e você perceberá a diferença logo nos primeiros dias de uso do produto.

Aumenta a sua produtividade

Com noites bem dormidas, você acordará com mais disposição para executar as atividades do dia a dia. Afinal de contas, seu corpo estará descansado e o seu humor muito melhor. Consequentemente, a rotina será mais produtiva.

Possibilita usufruir de novas tecnologias

Novas tecnologias para colchões surgem rapidamente, e elas vêm para proporcionar ainda mais conforto e bem-estar durante o repouso. Você poderá se beneficiar delas ao adquirir um colchão novo. Ótima notícia, não é?

E então, aprendeu como cuidar e se adaptar ao colchão novo? Se você quer fazer a escolha certa, procure por produtos de alto padrão de qualidade, como os fabricados pela Americanflex. Seja de espuma, seja de molas, eles oferecem todos os benefícios acima listados e muitos outros; logo, são a melhor opção do mercado. Que tal experimentar?

Se está precisando trocar o seu colchão, confira a variedade de alternativas oferecidas pela Americanflex e tenha excelentes noites de sono!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder