Dicas

Desmistificando o colchão ortopédico: o que é e o que ele precisa ter

  • 27 de maio de 2021
Mulher escolhendo colchão

Uma boa noite de sono depende de um bom colchão. Portanto, encontrar o produto adequado para você é de fundamental importância para dormir bem e ter dias melhores e mais produtivos. Por falar nesse assunto, você sabe o que é colchão ortopédico?

Não é de hoje que o produto é oferecido em lojas especializadas, mas muita gente ainda o desconhece. Os colchões ortopédicos diferem-se dos demais especialmente pela matéria-prima com que são confeccionados e pela sua estrutura. Eles são conhecidos por proporcionar total conforto e bem-estar durante as noites de sono.

Se você quer saber mais detalhes, não pode deixar de conferir este post. Nele, explicamos o que são os colchões ortopédicos, suas características, quem deve usá-los e as principais vantagens desses produtos. Acompanhe!

Promoção desconto 10%

O que é colchão ortopédico?

O colchão ortopédico é aquele que tem função ortopédica, ou seja, é adequado às características de cada indivíduo. Sua firmeza, aliada ao conforto, permite que regiões como os ombros e a coluna não sejam pressionadas.

Outra peculiaridade é que esse tipo de colchão tem a estrutura confeccionada em madeira. Porém, nem todos os modelos são assim. Quando um colchão tem finalidade ortopédica, mas está isento desse tipo de estrutura, ele é chamado de semi-ortopédico.

Há, pelo menos, duas alternativas de colchões ortopédicos, os fabricados em espuma e os de mola. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada tipo!

Espuma

Os colchões ortopédicos com espuma de efeito memória são capazes de voltar ao formato original após serem utilizados. O material utilizado é conhecido como viscoelástico — é o mesmo de alguns travesseiros.

Tais alternativas são confeccionadas em blocos de espuma ou com espuma injetada — quando as matérias-primas são inseridas ainda em forma líquida no molde do colchão. Ao optar por elas, você deve levar em conta a densidade, que deve ser escolhido de acordo seu peso.

Molas

No caso de preferir um colchão ortopédico de molas, é importante avaliar a sua flexibilidade e de que forma ele responde ao peso do seu corpo. Assim, você vai adquirir um produto adequado às suas necessidades e altamente durável.

É importante ressaltar que os colchões ortopédicos de casal devem ser escolhidos em conformidade com o peso das duas pessoas que vão usá-los, e não somente de uma. Se for de molas, a dica é adquirir as opções ensacadas, pois elas evitam que o movimento e o peso de uma pessoa afetem o sono da outra.

Quem deve usar o produto?

Agora que já sabe o que é colchão ortopédico, arriscaria dizer para quem ele é indicado? A resposta é: para todas as pessoas. Pois é, você também pode utilizar esse tipo de artigo para dormir e aproveitar todas as vantagens que ele oferece. Que tal fazer isso?

Ao contrário do que muita gente imagina, o produto não é recomendado apenas para quem tem problemas ortopédicos como dores nas costas e desvios na coluna (escoliose, por exemplo). Mesmo que esteja entre os preferidos dos indivíduos que se encontram nessa situação, o colchão ortopédico atende a todos os usuários.

Também vale lembrar que, muitas vezes, as dores no corpo são causadas pelo próprio colchão que utilizamos. A solução, nesse caso, é a sua troca. Portanto, se você deseja melhorar sua qualidade de vida e do sono, o investimento em um produto apropriado para dormir é muito importante.

Quais são os benefícios desse tipo de colchão?

Os colchões ortopédicos fazem um bem enorme a quem os utiliza. Saiba, a seguir, quais são as principais vantagens desses produtos!

Melhoram as articulações

Ao apoiar melhor o corpo, o colchão dá sustentação uniforme sem gerar pressão, ou seja, afunda suavemente. Por isso, esse modelo contribui para a melhora das articulações. Nesse sentido, esse tipo de item para dormir ajuda as pessoas a terem uma qualidade de vida mais satisfatória.

Ajudam a aliviar dores

Por proporcionar relaxamento, o colchão ortopédico pode aliviar dores nos ombros, nos joelhos, nos quadris, na coluna e nos músculos do corpo. Ele também ajuda a manter a coluna na posição adequada durante o sono, o que evita problemas nessa área corporal. Mas atenção: o item não dispensa o tratamento médico, se necessário.

Favorecem a circulação do sangue

Devido ao fato de o colchão ortopédico moldar-se ao formato do corpo e contribuir com a sua distribuição uniforme, ele também favorece a circulação sanguínea. Assim, evita os indesejados formigamentos, além de gerar sensação de bem-estar. Por isso, indivíduos que têm o problema de saúde são beneficiados ao utilizar esse tipo de artigo para dormir.

Proporcionam boas noites de sono

Um colchão confortável fornece relaxamento e, consequentemente, uma melhor qualidade do sono e de vida. Sua superfície perfeita para o descanso auxilia na recuperação das energias perdidas durante o dia por meio do repouso noturno. Assim, as chances de acordar revigorado e disposto aumentam. Consequentemente, a produtividade no trabalho e em outras atividades diárias também melhoram.

São encontrados em diferentes formatos

Seja de molas, seja de espuma, há diferentes alternativas de colchões ortopédicos, com tecnologias que propiciam um bem-estar ainda maior a quem repousa sobre eles. Existem, por exemplo, as opções com pillow top, que é aquela camada extra de espuma na parte superior que garante um conforto ainda maior durante o descanso.

Quais são as principais características do colchão ortopédico?

Para ser classificado como ortopédico, o colchão deve ter, ao menos, as seguintes características:

  • ser nem rígido, nem macio demais. Afinal de contas, o produto é conhecido por proporcionar bem-estar e conforto;
  • adaptar-se à curvatura do corpo sem afundar exageradamente;
  • gerar a sensação de que você está repousando sobre um local sem gravidade. Por isso, há quem diga que sente estar flutuando quando usa esse tipo de colchão.

Além disso, vale ressaltar que o produto conta com uma relação de tecnologias e recursos que garantem um conforto ainda maior. Sendo assim, a dica é procurar por uma loja especializada que ofereça todo o know how para a escolha da melhor opção.

E então, entendeu melhor sobre o colchão ortopédico e suas peculiaridades? O que acha de experimentar o produto ao fazer a sua próxima aquisição? Como dissemos, qualquer pessoa pode utilizar esse tipo de item e usufruir de suas vantagens. Para quem deseja total conforto, melhoria da qualidade do sono e dias mais produtivos, ele é perfeito.

Agora que você sabe o que são os colchões ortopédicos, seus benefícios e principais características, não faltam motivos para optar por esses modelos na hora de trocar o colchão, não é mesmo? Se gostou do post, aproveite para descobrir tudo o que você precisa saber para escolher a sua cama!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder