Dicas

Colchão para idoso: por que comprar um que seja adequado?

  • 5 de novembro de 2019
colchão para idoso

Muito se fala sobre a importância de dormir bem e os seus benefícios para a saúde. De fato, uma boa noite de sono revigora e nos fornece energia para as atividades do dia a dia. Porém, durante a terceira idade, os despertares são comuns, logo, é preciso adotar uma rotina ativa para que o repouso não seja afetado. A escolha ideal de um colchão para idoso é outro fator que deve ser levado em conta.

Afinal, qual a relação entre colchão e qualidade do sono? Na verdade, dormir sobre um item confortável e adequado ao nosso biotipo é imprescindível para uma noite tranquila e revigorante. Além disso, é importante destacar os benefícios do produto apropriado para o nosso bem-estar, já que ele evita desconfortos e, até mesmo, dores nas costas e na coluna.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do sono para os idosos, quais as vantagens de um colchão adequado nessa fase da vida e o que observar ao adquiri-lo. Confira!

Qual a importância do sono na terceira idade?

Durante as diferentes fases da vida, o sono sofre alterações. Sabe-se que o dos idosos é mais leve, o que favorece despertares e interfere no tempo total de repouso noturno. Ao dormir menos e mal, há um risco maior de desenvolver doenças ósseas e musculares ou, até mesmo, de prejudicar a memória.

Para manter uma rotina de sono adequada, algumas medidas são importantes, como a prática de exercícios físicos sob orientação e a indução do repouso (apagar todas as luzes ao se deitar, por exemplo). Também é válido deixar de beber líquidos antes de dormir para evitar idas ao banheiro no decorrer da noite.

Ademais, é inegável que a escolha de um bom colchão influencia na qualidade do sono dos idosos. É preciso, portanto, que o produto seja apropriado às pessoas dessa fase, considerando o biotipo, a altura e o gosto de cada um. Assim, é possível garantir noites tranquilas e reparadoras, além de proporcionar bem-estar ao longo do dia.

Por que escolher o colchão adequado?

Quais as vantagens, afinal, de escolher o colchão certo para idosos? Entenda!

Evita dores nas costas e na coluna

Problemas de coluna e dores nas costas são recorrentes em pessoas que utilizam um colchão vencido ou inadequado. Com os idosos, o cuidado deve ser redobrado, pois o corpo e sua estrutura já não têm o mesmo vigor de antes. Logo, nada como um item confortável para evitar reveses.

Reduz outros tipos de desconforto

O enfraquecimento dos músculos e dos ossos é um processo natural em pessoas que chegam à terceira idade. Por isso, há o perigo maior de desenvolver osteoporose e osteoartrite, entre outras doenças relacionadas. Um colchão apropriado diminui os sintomas desses desconfortos em idosos.

Garante estabilidade

O colchão ideal é aquele que garante estabilidade quando dormimos sobre ele. Não importa a sua preferência — mais macio ou firme —, é preciso escolher um produto íntegro, que não se movimente a qualquer mexida do nosso corpo. Assim, as noites de sono serão tranquilas e revigorantes.

Ajusta-se a cada biotipo

Comprar um colchão que se ajuste ao biotipo é um critério básico para acertar na escolha, seja ele para uma pessoa idosa, seja para indivíduos de qualquer idade. Se o produto for de espuma, é fundamental verificar se a densidade condiz com o peso e a altura do usuário. Por outro lado, caso seja de molas, é preciso observar se o molejo é adequado.

Promove conforto e relaxamento

Independentemente do tipo de colchão, a qualidade das matérias-primas e as tecnologias utilizadas na fabricação promovem o total conforto e o relaxamento durante o sono. Porém, é preciso optar por um item confiável e certificado. Outro ponto é escolher o produto que se encaixe ao gosto pessoal de cada um (macio, firme ou intermediário).

Beneficia a qualidade do sono e a saúde

Por tudo o que falamos, ficou claro que é essencial adquirir o colchão para idoso adequado, não é mesmo? Afinal de contas, o item apropriado contribui para a qualidade do sono ao proporcionar tranquilidade e conforto durante o repouso. Além disso, melhora a saúde e o bem-estar — não importa a fase da vida.

O que levar em conta ao adquirir o colchão para idoso?

Saiba, agora, o que é preciso observar na hora de comprar um colchão para idoso!

Tipos de colchão

Existem diferentes tipos de colchão disponíveis no mercado e, de forma alguma, podemos dizer que um é melhor do que outro. Afinal, cada pessoa adapta-se a um material diferente e tem preferência por modelos com características específicas. Há quem não abra mão de um produto mais macio, ao passo que outros têm predileção pelos firmes ou intermediários.

Um colchão é feito em espuma ou molas, mas dentro dessa classificação há muitas variantes. Um exemplo é o modelo confeccionado em espuma gel, que é altamente confortável e ajuda a manter a temperatura ideal do corpo. Vale citar, também, a opção de alta resiliência, que retorna facilmente ao formato original após receber pressão.

Seja de espuma, seja de molas, é importante ressaltar que o colchão precisa ter a densidade ou o molejo adequado para, de fato, garantir o conforto e a tranquilidade durante as noites de sono, além de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar do idoso.

Peso e altura do idoso

O peso e a altura da pessoa idosa precisam ser observados, a fim de que o colchão adquirido seja adequado ao seu biotipo. As alternativas em espuma contam com diferentes densidades, ao passo que os modelos em molas são confeccionados em molejos variados para suportar o corpo de forma confortável e segura durante toda a vida útil.

Altura do colchão

Quando colocado sobre a cama, o ideal é que o colchão para idoso tenha altura entre 45 a 65 centímetros. Optar por um modelo mais baixo — na estatura do joelho — oferece mais comodidade e segurança ao deitar e levantar. Vale lembrar que a perda do equilíbrio e o enfraquecimento muscular são recorrentes na terceira idade, logo, é importante prevenir o risco de quedas e fraturas.

Sendo assim, a recomendação é procurar pelas alternativas de camas criadas especificamente para pessoas com deficiência (PCD), pois elas também são perfeitas para os idosos. Tais modelos são mais baixos justamente para possibilitar o fácil acesso a quem tem mobilidade reduzida e exigir menos esforço na hora de repousar ou levantar.

Qualidade do produto

Um produto de qualidade é outro fator essencial para acertar na escolha de um colchão. Embora seja preciso investir um pouco mais em modelos assim, o custo-benefício compensa. Afinal, nada como dormir bem e acordar revigorado, sem os indesejados incômodos e as dores provocados por um item já vencido ou inapropriado.

Viu como é importante escolher o colchão para idoso adequado? Não importa qual é o seu modelo favorito, jamais deixe de investir em um produto que proporcione noites de sono tranquilas e revigorantes, contribuindo para a sua saúde.

Agora que você já sabe como adquirir o colchão ideal para idosos e as suas vantagens, aproveite a visita ao blog e confira quais são os modelos de cama box disponíveis para PCD ou pessoas na terceira idade!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder