Dicas

Como um colchão pode ajudar você a dormir bem?

  • 28 de fevereiro de 2020

Você tem problemas de sono e se pergunta como dormir bem à noite? Saiba que a resposta pode estar no tipo de colchão sobre o qual repousa. Para tanto, é preciso optar por um artigo de qualidade, feito com materiais que promovam conforto e bem-estar, e que seja adequado ao seu biotipo.

São diversas as opções de colchões oferecidas pelo mercado, e as tecnologias empregadas no processo de fabricação fazem diferença na qualidade do seu sono. Determinados tecidos ou tipos de espuma, por exemplo, contribuem para promover o controle da temperatura, melhorar a circulação sanguínea e aliviar a pressão.

Neste post, você entenderá a importância do colchão para um sono de qualidade, quais são os materiais utilizados na fabricação e as tecnologias que ajudam qualquer pessoa a dormir bem à noite!

Por que o colchão é importante para você dormir bem?

Um sono de qualidade depende de vários fatores; entre eles, um bom colchão. Afinal de contas, deitar-se sobre um item confortável e que sustente a estrutura corporal de maneira adequada é essencial para dormir bem. É por conta do repouso noturno que nosso corpo e nossa mente são restaurados.

A falta de sono em quantidade e qualidade apropriadas atrapalha o rendimento no trabalho e pode ser a causa, até mesmo, de acidentes sérios, que comprometem a saúde, a autonomia e a própria vida. Muitos problemas estão associados à insônia, incluindo as doenças cardíacas.

Em um colchão inadequado — fora do prazo de validade, mal conservado, em discordância com o seu biotipo —, o corpo não descansa o suficiente. Você pode sentir dores, desenvolver problemas de postura, estresse e ansiedade. Tal quadro vai impactar até mesmo nas suas relações, além de afetar as atividades do dia a dia.

Por outro lado, a escolha do colchão certo para dormir promove conforto e um repouso revigorante, sendo essencial para a qualidade do sono. Entender quais são os materiais e as tecnologias utilizados em um colchão nos ajuda a optar por um produto mais apropriado, que contribua com a nossa saúde física e mental.

Quais materiais são utilizados na fabricação do colchão?

Os colchões são feitos de molas ou espuma. Dentro dessas opções, há muitas variantes, cada qual com tecnologias e especificidades que oferecem benefícios para as pessoas e interferem na qualidade do sono. Veja, a seguir, algumas particularidades de ambas as alternativas!

Colchão de espuma

Na hora de comprar um colchão de espuma, é fundamental assegurar que ele não contenha misturas em seu interior. Logo, a recomendação é observar se o item conta com a aprovação do Inmetro (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e possui a certificação do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso). Após tomar esse cuidado, o passo seguinte é optar pelo material que mais agrade você.

A espuma viscoelástica, por exemplo, tem o que chamamos de efeito memória. Logo, garante o alívio ao deitar, pois absorve bem a pressão do corpo e proporciona um excelente contorno corporal.

Existe no mercado, ainda, a Hiper AMX, uma espuam de alta resiliência que se torna uma alternativa durável, confortável com bastante maciez, proporcionando bem-estar durante as horas de sono. É uma espuma parecida com a viscoelástica, porém ao soltar a pressão ela retorna a sua forma original de imediato.

Ao adquirir qualquer opção de colchão de espuma, é importante observar a densidade, ou seja, a quantidade de espuma por metro cúbico, que deve ser adequada ao seu biotipo (peso e altura). Colchões D28 são recomendados para quem pesa até 70 quilos, já os D33 para pessoas com até 100 quilos. Há, também, as alternativas D45 para indivíduos com até 150 quilos.

Colchão de molas

Em vez dos de espuma, há quem prefira os colchões de mola. Há duas alternativas, o molejo tripower (também conhecido como bonnel) e as ensacadas. As molas tripower são interligadas, e por isso transmitem movimentos em toda a extensão do colchão utilizado para dormir. Sendo assim, elas são mais indicadas para pessoas solteiras, que desejam um produto de qualidade por um preço mais em conta.

Por sua vez, as molas ensacadas são embaladas individualmente, logo os movimentos absorvidos em uma extremidade do colchão não chegam à outra. Por esse motivo, são recomendadas para casais. Elas se adaptam bem à curvatura do corpo e promovem o alinhamento da coluna, já que respondem a diferentes pressões. É preciso, no entanto, ater-se ao molejo apropriado ao adquirir tanto as opções de bonnel como as ensacadas.

Como dormir bem à noite com as tecnologias empregadas nos colchões?

Você pode dormir muito melhor ao optar por colchões com tecnologias que promovem conforto, bem-estar e a qualidade do seu sono. Conheça, abaixo, quais são elas!

Tecido intense

Feito com íons de carbono, esse tecido quebra a estática do corpo, aliviando as tensões musculares. Dessa forma, torna o sono 4% mais eficiente.

Espuma gel

Gera sensação de frescor, uma vez que tem propriedades sensíveis à temperatura. Molda-se ao corpo, alivia a pressão e ajuda na circulação. Nessa categoria, existem as opções Gold Gel, Bed Gel e AMX Fit.

CoolMax

É um tecido especial que ajuda a pele a respirar. Tem alta capacidade de evaporação e mantém a superfície seca. Assim, ele provoca menos calor e proporciona mais conforto.

Viscose de bambu

A viscose de bambu promove o controle da temperatura. Dessa forma, em contato com o corpo, aquece-o ou resfria-o de acordo com as necessidades. É também antibacteriana e ajuda a suprimir microrganismos, além de combater odores.

Viscose de eucalipto

Torna a superfície do colchão macia e mais acetinada e aveludada, de modo a propiciar uma excelente sensação de conforto e refrescância. Além disso, o material é hipoalergênico e bactericida natural (inibe ácaros, bactérias e fungos).

Aplicação de olive oil

As propriedades da oliveira aplicadas ao tecido facilitam a troca de calor e conferem um toque suave, assim como mais conforto e frescor a quem deita sobre o colchão.

Entendeu como dormir bem à noite com a escolha do colchão ideal? Sem dúvida, a qualidade do produto e a autoridade do fabricante no mercado são quesitos importantes para uma decisão acertada. Além disso, não se esqueça de atentar à densidade ou ao molejo correto, a fim de ter um repouso noturno tranquilo e revigorante.

Quer dormir bem com produtos confortáveis, duradouros e de qualidade? Então, você precisa acessar o site da Americanflex para encontrar as opções ideais. Faça isso já!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder