Relaxamento

Como dormir cedo? 6 estratégias para vencer a insônia

  • 27 de outubro de 2017
Homem Dormindo cedo

Hoje em dia é bem difícil encontrar alguém que pode se dar ao luxo de acordar tarde todos os dias da semana, não é mesmo? O mais comum, nas grandes cidades, é se levantar bem cedo para as tarefas do dia. Então, para que o despertar não seja um momento de tormento, o ideal é não deitar tão tarde. Mas, como dormir cedo?

Se você é daquelas pessoas que sempre promete que vai dormir cedo, mas nunca consegue, este post é para você! Nada de arrumar mil desculpas para não ir pra cama no horário ideal e chega de insônias que fazem você virar de um lado para o outro na cama. Neste post, vamos dar dicas de como vencer a dificuldade de pegar no sono e conseguir dormir rapidamente.

E não vamos bater na mesma tecla de alimentação saudável e atividades físicas — isso você já deve estar cansado de ouvir. Então, confira as nossas 6 dicas!

1. Controle a respiração

A respiração é fundamental para mandar sinais para o nosso cérebro. Uma respiração acelerada passa a informação de que você está agitado, por exemplo. Por isso, o ideal é manter uma respiração mais longa e profunda — para corpo e mente relaxarem.

Esse efeito de relaxamento acontece porque a respiração é mais lenta durante a noite. Então, a ideia é simular o inspirar e o expirar no momento do sono. Nas primeiras tentativas, essa tarefa pode ser difícil, mas tudo é uma questão de treino. Uma dica é observar sua respiração ao acordar, em vez de levantar correndo da cama.

2. Relaxe os músculos oculares

Durante o dia, a tendência dos nossos olhos é procurar por movimentos e mudanças ao nosso redor. Por isso, se o desejo é pegar no sono, é preciso fazer o exercício contrário: relaxar os músculos oculares. Mas como conseguir isso? Pode parecer complicado, uma vez que não temos tanto controle sobre os olhos assim (os movimentos acontecem automaticamente), mas há exercícios que podem ser seguidos.

Uma boa dica é girar os olhos a partir de movimentos circulares, com variações no sentido horário e anti-horário várias vezes e, depois, interromper o movimento e deixá-los parados. Outra possibilidade é fechar as pálpebras e movimentar rapidamente os olhos para cima e para baixo durante, aproximadamente, 10 segundos. Após três ou quatro noites de treino, pode ter certeza de que você conseguirá dormir mais rápido!

3. Deixe o trabalho no escritório

Uma das coisas mais comuns é a pessoa não conseguir dormir porque fica pensando nos afazeres do trabalho, mesmo depois de horas do fim do expediente — e aí vem a insônia, não tem jeito! Essa situação fica ainda pior no caso de quem recebe alertas de e-mails e mensagens pelo celular.

Então, o primeiro passo para deixar o trabalho no escritório é desabilitar essas funções do aparelho móvel. Deixe para conferir mensagens e e-mails profissionais apenas durante o horário comercial. Sem contar que a luz emitida pelos dispositivos eletrônicos prejudica o sono.

Outra dica é fazer atividades prazerosas no intervalo entre a volta do trabalho e a ida para a cama. Uma caminhada, um jantar e uma conversa despretensiosa com amigos são sempre bem-vindos. Nessas ocasiões, tente desligar a mente dos assuntos do escritório. Dessa forma, quando você for dormir, seu corpo e sua cabeça já estarão preparados para isso.

4. Ajuste a temperatura

Já reparou que no inverno é mais fácil relaxar e tirar aquela soneca gostosa? Pois isso tem uma explicação científica. Estudos afirmam que a temperatura ideal para dormir é entre 15°C e 20°C. As pesquisas mostraram, inclusive, que os insones costumam ter temperaturas corporais mais elevadas do que a média.

O que acontece é que começamos a ficar sonolentos quando a temperatura corporal central está mais baixa. Por isso, uma boa dica é tentar diminuir a temperatura do corpo antes de dormir. Isso pode ser feito tomando um banho de morno a frio ou, ainda, com a ajuda de um ventilador ou de um ar-condicionado.

Outra dica, comprovada cientificamente, é colocar uma garrafa de água quente perto dos pés. A alta temperatura vai dilatar os vasos sanguíneos da região e reduzirá a temperatura corporal central, o que impacta diretamente na sonolência.

5. Escolha um bom colchão

Uma coisa é certa: não adianta estar cansado se a cama em que você dorme todas as noites não for confortável. O incômodo, causado por um colchão fora da validade ou um por produto que não é adequado ao seu biótipo, pode ser fatal para uma noite de sono revigorante.

Os colchões precisam ser trocados, em média, a cada 5 anos. Na hora de escolher o mais adequado, pesquise sobre os de mola e os de espuma e as diferentes densidades e espessuras. Assim como no caso das roupas, o ideal é experimentar o colchão antes de comprá-lo. Converse com o vendedor e deite no colchão, testando as diferentes posições em que você costuma dormir.

Escolher um bom modelo é fundamental para o seu conforto durante o sono e também para acordar com mais disposição. Visite o nosso site e melhore a sua qualidade de sono.

6. Estabeleça uma rotina

Os pais costumam fazer de tudo para estabelecer uma rotina para os filhos pequenos. Para tudo tem um horário: jantar, tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama, ler uma história e dormir. Isso ajuda muito a vida dos pais, mas sabia que os adultos também precisam acostumar o corpo a uma rotina diária?

Claro que não precisa ser nada tão inflexível assim, mas manter uma rotina ajuda o corpo a entender qual é a hora de fazer cada atividade e ele já se prepara para cada uma delas. Por exemplo, se em um dia você trabalha até meia-noite, no outro será difícil pegar no sono às 22 horas. Isso porque, no dia anterior, o seu organismo estava em plena atividade nesse horário.

Por isso, dormir todo dia, mais ou menos, no mesmo horário, ajuda a evitar a insônia e a acordar mais cedo. Se você colocar o seu corpo para funcionar como um relógio, os momentos de dormir e de se levantar serão menos sofridos.

E, então, gostou das nossas dicas de como dormir cedo e driblar a insônia? Lembre-se de que uma boa noite de sono é fundamental para ter disposição para as atividades diárias. Se você quer saber um pouco mais sobre o assunto, confira como ter um sono de qualidade!

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