Decoração

Cores para quarto: aprenda como escolher a cor ideal!

  • 2 de abril de 2019
cor para quarto

Você sabia que a decoração de um cômodo pode influenciar a rotina de quem vive nele? Por isso, as cores para quarto devem ser escolhidas ao levar em conta a sua interferência nas noites de sono.

Isso porque as cores influenciam o nosso dia a dia mais do que imaginamos. Você provavelmente se sente mais disposto quando o céu está azul do que nos dias nublados, certo?

Ao usar cores em um ambiente, é preciso pensar também nessa influência. Além de serem essenciais para a decoração, elas causam um efeito diferente no emocional das pessoas.

Quando você aprende a escolher a cor ideal, além de ter um quarto lindo, você ainda conseguirá dormir melhor. Confira as nossas dicas e descubra como!

As cores no ambiente

Segundo a cromoterapia, cada tom é responsável por transmitir uma sensação e, por isso, devemos pensar que mensagem queremos que passar naquele ambiente antes de escolher a cor das paredes.

Ao conhecer um pouco sobre a influência das cores no ambiente, fica mais fácil usá-la a nosso favor. Com isso, elas conseguem aguçar a criatividade, promover o equilíbrio entre o racional e o emocional, estimular a concentração, permitir o relaxamento etc.

As cores mais indicadas para o quarto

Ao pensar em uma decoração de quarto, é importante se atentar às cores que colocará nas paredes, pois elas serão cruciais para a atmosfera criada.

Se a ideia for favorecer as noites de sono, além de um bom colchão, é preciso escolher tons que transmitam a ideia de relaxamento, tranquilidade e leveza. A seguir, veja algumas opções!

Verde

Os tons esverdeados remetem à natureza e criam um ambiente harmonioso — por isso são considerados a cor do equilíbrio. O verde nas paredes têm função calmante e anti-stress, além de estimular a leitura.

Quanto mais suave o tom, mais relaxante é. Assim, o verde é ideal para diversos ambientes, inclusive para o quarto.

Azul

Assim como os verdes, os azuis são cores frias que propiciam o relaxamento. Associada ao céu e ao oceano, a cor transmite paz e tranquilidade e é tida como a melhor opção para dormir melhor.

Os tons mais suaves dão sensação de bem-estar, tornam o ambiente inspirador, além de darem noção de profundidade, o que causa a impressão de que o cômodo é maior. Usado no quarto do bebê pode ajudar a reduzir o choro.

Lilás

Combinação da tranquilidade do azul com a paixão do vermelho, é uma boa opção para o quarto do casal. Além disso, a cor é associada à espiritualidade e intuição.

A suavidade da cor e a influência do azul garantem o relaxamento para uma boa noite de sono. Quando combinadas com detalhes em cores mais intensas, trazem vibração e estímulo ao ambiente.

Neutras

As cores neutras, como cinza, bege e branco são coringas na decoração de qualquer ambiente, pois servem de pano de fundo para a mobília e os objetos.

Dão um ar de requinte e conforto ao cômodo, são versáteis e calmantes. O branco, por exemplo, é indicado para pessoas inquietas e agitadas, pois acalma. Porém, não deve ser utilizado em excesso para não gerar ansiedade. Já o cinza representa o equilíbrio.

Escolha da cor ideal

Na hora de escolher a cor ideal para o seu quarto, além de pensar no efeito que você quer criar e nas suas preferências pessoais, é preciso considerar alguns fatores:

  • decoração: afinal, a cor da parede deve estar em harmonia com os demais objetos, como a cabeceira da cama;
  • o mesmo princípio vale para os móveis: os tons esverdeado combinam com peças de madeira e criam um clima natural, por exemplo;
  • iluminação do quarto: afinal, luz e cor estão intimamente ligadas e juntas criarão a atmosfera final;
  • tamanho do cômodo: algumas cores, como as mais escuras, fecham mais o ambiente, enquanto outras dão a impressão de profundidade.

Quando se trata de decoração e cores para quarto não faltam opções, mas é importante criar um ambiente aconchegante e relaxante que ajude você a descansar do dia de trabalho.

Gostou dessas ideias? Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas de decoração, saúde e comportamento! Estamos no FacebookInstagram e Twitter.

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder