Decoração

Veja aqui como escolher a cabeceira da cama!

  • 7 de outubro de 2018
escolher cabeceira

Inovar nas cores, na iluminação e em alguns itens do mobiliário pode transformar um ambiente. Atualmente, quem opta por redecorar o quarto aposta na cama box, visto que, além de ser mais moderno, esse modelo ocupa menos espaço e ainda apresenta outras vantagens.

Um desses benefícios é não ter cabeceira de cama. Tal qualidade permite a escolha de qualquer tipo de peça para incrementar a decoração do quarto. No entanto, como existe uma grande diversidade de peças no mercado, optar pelo modelo ideal pode se tornar uma tarefa difícil.

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas para ajudar você a escolher a cabeceira de cama para o seu quarto. Acompanhe!

Para que serve a cabeceira da cama?

cama tradicional, normalmente, é fabricada em aço ou madeira, já tem pés, cabeceira, e a estrutura acomoda o colchão em seu interior. Sendo assim, ela precisa ser maior que o colchão, o que a faz ocupar uma área mais extensa do quarto.

A moderna cama box, ao contrário, é uma opção que economiza espaço, visto que a sua estrutura tem as mesmas dimensões do colchão. Além disso, esse modelo não conta com cabeceira, possibilitando que a escolha seja personalizada e de acordo com a decoração do ambiente.

Desde que os conjuntos box conquistaram o mercado, algumas pessoas acreditam que não é necessário adquirir uma cabeceira. Porém, ela é fundamental não só para o aspecto decorativo, mas também pelas suas funções.

A cabeceira de cama protege a parede de manchas e arranhões e serve de apoio na hora de ler, por exemplo. Em alguns casos podem até ser usadas como organizadores, visto que alguns modelos têm gavetas ou prateleiras.

Sendo assim, é uma peça interessante para pessoas que têm pouco espaço no quarto e precisam aproveitar todos os cantinhos.

O colchão influencia na escolha da cabeceira?

Sem dúvidas, o tamanho influencia na decisão sobre a cabeceira. Na cama box o colchão tem a mesma dimensão que a estrutura. Para escolher corretamente, é imprescindível medir a largura da cama e optar por uma cabeceira que seja, no mínimo, de seu tamanho exato.

Também é viável comprar um modelo que tenha o mesmo comprimento que o box da cama para que se crie um alinhamento com folga.

Quais são os tipos disponíveis?

Além do visual distinto, as cabeceiras de cama aparecem em diversas versões, que variam as funcionalidades e até o espaço ocupado. Para fazer a melhor compra é interessante conhecer os principais modelos e entender quais são os seus diferenciais.

Pendente

Considerada uma peça de “encaixe”, a cabeceira de cama pendente tem uma área vazada, onde o conjunto box se posiciona.

Recebe esse nome porque é fixada na parede e tem o espaço para o posicionamento da cama. É ideal para economizar área e garantir um bom acabamento, mas deve ter a dimensão exata.

Almofadada

Como o nome já revela, esse modelo tem uma aparência acolchoada. A peça é estofada e muito macia. Também tem detalhes diversos, como “botões” presos de maneira simétrica no estilo matelassê ou com formas geométricas. Trata-se de uma opção clássica e que dá um toque refinado ao ambiente.

Arredondada

Ainda há opções com uma proposta sinuosa, em contraponto às tradicionais retas. É o caso da cabeceira com cantos arredondados e das que fazem uma curvatura no topo.

Esses modelos funcionam em quartos com decoração vintage ou divertida. Contudo, é preciso verificar se ela é capaz de encostar na parede.

Com peças embutidas

Dependendo do espaço disponível no quarto, há a versão com itens embutidos. É o caso de uma cabeceira que conta com luminária já em sua estrutura ou que traz um criado-mudo no mesmo estilo.

Como esse modelo varia de acordo com as necessidades de cada um, normalmente, só está disponível em versões customizadas.

Como escolher a melhor cabeceira para o meu quarto?

Após decidir adquirir uma cabeceira de cama, é preciso saber como escolher entre as diversas alternativas. Como não faltam opções, o melhor é dar atenção para determinados aspectos. Confira quais são eles, a seguir!

Estabeleça um orçamento

Existem diversos tipos de cabeceiras e cada uma tem seu preço, qualidade e estilo. É por esse motivo que, inicialmente, é preciso definir quanto será dispensado do orçamento para esse item. O interessante é que além de poder encomendar uma conforme o que você deseja, é possível criar modelos com materiais reaproveitados ou de fácil acesso.

Assim, quem deseja economizar pode deixar a imaginação livre e fabricar a sua própria cabeceira. Inclusive, existem diversos tutoriais na internet, chamados de “DIY” (Do It Yourself), que em português significa “faça você mesmo”. Essas indicações podem servir de inspiração e até de guias.

Fique atento às dimensões

Como dito, é preciso que a cabeceira seja maior ou exatamente do tamanho do box em comprimento. Para não errar, é essencial saber que os tamanhos padrões de cama box são:

  • solteiro (0,88×1,88m);
  • casal (1,38×1,88m);
  • queen (1,58×1,98m);
  • king (1,93×2,03m).

Não há uma altura padrão para a cabeceira, mas é importante que os ocupantes do quarto pensem também na sua utilidade. Assim, se gostar de ler antes de dormir, usar o notebook na cama ou de se recostar para ver um filme, é interessante que a cabeceira seja alta para obter um conforto maior — nesse caso, a altura recomendada é de 90 a 110 cm.

Quem desejar uma decoração mais moderna pode optar por modelos horizontais. Já quem está à procura de um estilo clássico deve escolher opções mais altas.

Se o quarto for pequeno, é recomendado que a cabeceira não seja muito alta para não criar a sensação de achatamento. Além disso, é possível selecionar modelos que ocupem todo o comprimento da parede, o que confere a ilusão visual de aumento.

O truque para acertar na cabeceira de cama para quartos com pé direito baixo é escolha de uma alta, que ocupe toda a altura da parede. O quarto médio (ou proporcional em largura e comprimento) tem como o intermediário o modelo ideal, ocupando todo o espaço em volta da cama.

Pense na funcionalidade da cabeceira

Um dos tópicos importantes na hora de comprar a cabeceira para o quarto é a sua funcionalidade. Isso porque quem dispõe de um espaço pequeno para acomodar todo o mobiliário precisa pensar em itens que, além de bonitos, sejam práticos e tenham múltiplos usos.

Nesse caso, é possível optar por uma cabeceira que tenha prateleiras ou gavetas, por exemplo. Dessa forma, além de ser um objeto decorativo e confortável para o quarto, ela poderá garantir um espaço extra para arrumação, o que é essencial em quartos pequenos.

No entanto, às vezes ela pode atrapalhar a circulação, fazendo com que a dinâmica do quarto seja prejudicada. Nesse caso é aconselhável aplicar um papel de parede, pintar o local acima da cama ou até colocar adesivos que criem a sensação de cabeceira, sem a necessidade de ocupar espaço.

Combine o item com o restante da decoração

O quarto é um local de repouso e, por isso, deve ser um ambiente aconchegante e agradável. Apesar de ser possível misturar vários estilos, essa prática pode deixar a visão saturada e a decoração cansativa. Por esse motivo, a nossa dica é coordenar a ideia da cabeceira com o restante do quarto.

Afinal, além de ser importante pelas funções que exerce, esse é um item marcante na decoração. Então, se o quarto for montado com móveis rústicos, por exemplo, é interessante optar por uma cabeceira de madeira com tons envelhecidos. Já os quartos românticos combinam com uma opção estofada e em cores neutras.

Onde comprar cabeceira de cama?

Depois de decidir o estilo e as dimensões desejadas, é hora de fazer a compra para complementar a cama. Além das diversas opções de produtos, você também pode adquirir a peça em vários locais.

Veja algumas sugestões abaixo e descubra qual é a melhor!

Loja de móveis

Muita gente recorre às tradicionais lojas de móveis para comprar o item. Normalmente, os empreendimentos oferecem algumas escolhas que combinam com o showroom e que talvez façam sentido para o seu quarto.

No entanto, você pode se deparar com a falta de alternativas. Mesmo as lojas multimarcas não investem tanto nesses itens porque não são a sua especialidade, limitando-se a poucas opções da peça.

Lojas específicas

Outra possibilidade é a loja voltada apenas para acessórios para a cama. Esses estabelecimentos oferecem uma quantidade maior de opções, já que se trata do produto principal.

O cuidado fica por conta de escolher algo que realmente combine (e se encaixe) em sua cama. Como são muitas alternativas diferentes, é importante refletir sobre a decisão.

Profissional especializado

Se quiser um item personalizado, é possível procurar um profissional, como um projetista ou um marceneiro. O responsável fará a peça nas dimensões e características desejadas.

A maior desvantagem é o custo, por se tratar de algo artesanal. Além disso, é preciso ter boas referências do responsável para garantir que tudo sairá conforme o esperado.

Fábrica de colchões

Nem todo mundo sabe, mas há fábricas de colchões que vendem acessórios, como a cabeceira de cama. Com diversos estilos, é mais um local que você pode encontrar o item ideal para o seu quarto.

Uma das maiores vantagens é a economia. Ao fazer um só pedido, dá para gastar menos com frete e até ter condições melhores. Ademais, essa opção é uma forma de você ter a certeza de que as peças vão “encaixar”, pois são feitas nas medidas exatas da cama box adquirida.

Acertar na escolha da cabeceira de cama é imprescindível para que a decoração do quarto fique harmônica e o ambiente se torne confortável e funcional. Lembre-se de que existem opções para todos os gostos e orçamentos, então basta procurar o seu modelo ideal.

Para fazer uma compra segura, de alta qualidade e com bom custo-benefício, entre em no site da Americanflex e escolha a sua peça!

Sem Comentários

Responder