Dicas

Afinal, como escolher colchão para criança?

  • 24 de janeiro de 2019
colchão para criança

Você tem o hábito de monitorar a qualidade do sono do seu filho? Em alguns casos, as noites maldormidas trazem sérias consequências ao comprometer o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos. Porém, a compra de um novo colchão para criança pode solucionar o problema.

Sendo assim, é preciso saber a hora exata de trocar esse item. Além disso, para fazer uma escolha perfeita, os pais devem levar em conta alguns fatores, que incluem o modelo, o material e a densidade do produto.

Afinal de contas, qual a importância de um bom colchão e como adquirir a opção adequada? Como o produto ajuda seu filho a dormir bem? Por que uma boa noite de sono é fundamental? Entenda!

Por que o sono infantil é tão importante?

O cérebro se desenvolve até os 21 anos, e isso não acontece apenas quando estamos acordados. Na verdade, grande parte da atividade cerebral ocorre durante o sono das crianças. Por isso, elas — e também os adolescentes — precisam dormir mais que os adultos.

Crianças de até um ano chegam a dormir 16 horas. A quantidade diminui com o passar do tempo. De um aos dois anos, elas devem repousar de 11 a 14 horas. Dos três aos cinco, de 10 a 13 horas. A partir dos seis, de 9 a 12 horas.

Uma boa noite de sono é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento infantil. Dormir auxilia no alto rendimento escolar e evita que os pequenos tenham problemas relacionados à falta de concentração e variação de humor ou até mesmo à depressão e obesidade.

É válido apontar que crianças que dormem mal têm dificuldade para aprender. Por sua vez, aquelas que mais aprendem, sentem vontade de dormir à noite. Essa é uma ótima notícia, uma vez que a capacidade de memorizar novas experiências e informações é fortalecida durante o sono.

Como o colchão ajuda seu filho a dormir bem?

Hábitos como a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável são essenciais para a qualidade do sono infantil. Porém, é muito importante que os pais também deem a devida atenção ao colchão para criança.

Um produto firme e ao mesmo tempo confortável é ideal para que os pequenos durmam bem. Devemos lembrar que um colchão inadequado, além de prejudicar o sono, pode provocar dores no corpo e de cabeça, entre outros problemas. Isso significa que uma noite maldormida vai comprometer o rendimento da criança durante as tarefas do dia a dia.

Por esses motivos, é preciso optar por um item reconhecido no mercado por sua alta qualidade. Esse critério é indispensável para propiciar um sono adequado e tranquilo, o que vai contribuir para o crescimento e o desenvolvimento saudável do seu filho.

Travesseiro

A escolha de um travesseiro adequado também é fundamental para que a criança tenha uma excelente noite de sono. Até um ano de idade, o acessório é dispensável, uma vez que a cabeça dos bebês é maior e desproporcional ao corpo. Logo, esse item a elevaria e causaria desconforto.

Após essa fase, os pequenos podem usar travesseiro. Porém, é preciso que o produto tenha uma altura apropriada para que a cabeça, o pescoço e a coluna fiquem alinhados quando eles estiverem deitados de lado sobre o acessório.

A orientação é adquirir travesseiros antialérgicos para proteger a criança das doenças respiratórias. Caso o seu filho durma de barriga para cima — é assim que os recém-nascidos devem dormir para evitar a morte súbita —, a orientação é optar por um item fino.

Quando trocar o colchão para criança?

A troca de colchão para criança deve ser feita conforme ela cresce e, consequentemente, ganha peso. Afinal de contas, esses fatores contribuem para a deformação do produto, o que deve ser evitado para garantir um sono confortável e impedir o aparecimento de problemas ortopédicos.

Mas há outros quesitos que os pais devem levar em conta ao adquirir um novo colchão. Trata-se da presença de manchas e odores gerados pelo suor e, principalmente, pelo xixi, que prejudica a vida útil do produto.

A dica para o colchão infantil durar mais é trocá-lo de lado e de direção uma vez ao mês. Para evitar os odores, a recomendação é utilizar protetores e deixá-lo ao sol por algumas horas, após aspergir um pouco de álcool a 70% sobre a urina, a fim de ajudar na evaporação.

O que levar em conta ao comprar o produto?

Para acertar na escolha de um colchão para criança, os pais devem ficar atentos aos seguintes fatores!

Tipo de colchão

Os colchões podem ser de espuma ou molas. As duas opções são a recomendadas, desde que escolhidas adequadamente ao biotipo da criança. Isso fará com que a estrutura óssea de uma criança de até oito anos se adéque perfeitamente ao produto, gerando conforto ao distribuir a pressão do corpo com equilíbrio.

Densidade

O colchão para criança deve ser adequado ao seu peso para que a estrutura seja preservada e proporcione uma boa noite de sono. Para facilitar a escolha, saiba que o produto ideal para os pequenos com até três anos tem densidade de 18 a 20.

Uma dica que também ajuda a acertar na compra do colchão é verificar a tabela do Instituto Nacional de Estudos do Repouso (Iner). Ela aponta qual o item apropriado de acordo com o peso e a altura de uma pessoa. Afinal de contas, conforme o seu filho cresce, a densidade precisa ser maior.

Material

É fundamental atentar para o tipo de material utilizado em um colchão no processo de fabricação. Assim, é possível se certificar de que o produto adquirido é de qualidade, característica importante para que a criança tenha uma boa noite de sono.

Um colchão pode ser feito, por exemplo, de poliéster, seda, algodão ou até mesmo viscose de bambu. Além disso, para evitar crises alérgicas, é preciso verificar se ele tem tratamentos antimofo e antifungos. Tais informações ficam no rótulo ou na descrição do produto, caso a compra seja feita pela internet.

E então, aprendeu como escolher um colchão para criança? Agora, sim, você sabe o que levar em consideração na hora de fazer uma nova aquisição, não é mesmo? Lembre-se de optar por um item confortável, prático e seguro, como os produtos da Americanflex.

Se este post foi útil para você, aproveite que está por aqui para conhecer nossa linha infantil de colchões!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder