Decoração

Veja quais peças compõem um jogo de cama completo e como escolher!

  • 17 de dezembro de 2019

Quem nunca ficou em dúvida sobre qual jogo de cama escolher? Embora sejam indispensáveis, as peças que o compõem são encontradas em uma variedade de estampas, cores, tecidos e tamanhos, e isso só faz aumentar a nossa indecisão. Logo, conhecê-las bem e saber para que servem é importante para acertar na aquisição.

É claro que a beleza é um fator a ser considerado, pois a roupa de cama também faz parte da decoração do quarto. Mas, para além disso, é preciso optar por itens que sejam adequados às suas necessidades e promovam o conforto. Só assim noites de sono tranquilas darão a energia para exercer nossas tarefas.

Neste artigo, vamos explicar qual é a importância do jogo de cama, quais peças o formam e como escolher o modelo certo para você. Veja!

Por que é importante ter uma boa roupa de cama?

É comum cobrirmos o colchão e os travesseiros com lençóis e fronhas para tornar a cama mais convidativa e confortável. Aliás, tais peças compõem a decoração do quarto, logo, é fundamental optar por modelos que se ajustem ao nosso gosto pessoal. Também deve ser levado em consideração fatores como a sensação térmica e as medidas.

Além disso, dispensar o jogo de cama não é uma boa ideia, caso você queira dormir bem. Precisamos ter em mente que uma boa noite de sono é imprescindível para recompor as energias, ter disposição e alcançar um desempenho satisfatório em nossas atividades diárias. Por isso, devemos escolher produtos que promovem conforto e contribuem com o repouso.

Vale lembrar que a roupa de cama ajuda também a proteger o colchão, item essencial quando o assunto é cair no sono. Portanto, investir em peças bonitas e de qualidade é vantajoso, já que ajuda a conservar algo que é ainda mais caro.

Quais são as peças que formam o jogo de cama?

Abaixo, mostraremos quais itens compõem o jogo de cama e explicaremos a função de cada um deles. Confira!

Lençol de baixo

Depois da capa protetora, o lençol de baixo é a primeira peça colocada no colchão. Em geral, ela conta com elástico nas bordas, a fim de contornar o item sobre o qual dormimos de maneira fácil e prática.

Lençol de cima

O produto foi feito para ser colocado sobre o lençol de baixo. Muitos modelos têm uma divisória que indica uma dobra. A sua extremidade próxima da cabeceira da cama deve ser dobrada por cima do cobre leito.

Fronhas e porta-travesseiros

Há dois tipos de peças para forrar os travesseiros: as fronhas (que geralmente acompanham o jogo de cama e são confeccionadas com o mesmo material e cor) e os porta-travesseiros (fabricados com matéria-prima de maior resistência e preenchidos com camada de espuma).

Esses últimos contam com abas nas bordas e têm um acabamento mais requintado. Vale lembrar que além dos travesseiros, você tem a opção de colocar almofadas sobre a cama, a fim de propiciar um charme especial à decoração do quarto.

Cobre leito

Tal item oferece um acabamento atraente à cama. Como o próprio nome sugere, deve ser o último a forrar o colchão, logo, é colocado sobre o lençol de cima. É ideal para ser utilizado nos dias não muito frios.

Manta e edredom

A manta e o edredom, em geral, são peças compradas separadas do jogo de cama. Mais fino e maleável, o primeiro item pode ser encontrado em materiais diversos e é ideal para ser usado na meia-estação, proporcionando mais conforto durante a noite de sono.

Uma dica é deixá-la dobrada ao pé da cama para dar um toque especial à decoração, tornando-a convidativa. Já o edredom é uma peça mais grossa que só deve ser utilizada na hora de dormir, principalmente nos dias mais friozinhos, nos quais necessitamos de mais aconchego e proteção.

Quais são as medidas dos colchões e travesseiros?

As peças que integram o jogo de lençol são confeccionadas para cama de solteiro e de casal (padrão, queen e king). Veja quais são as medidas aproximadas dos colchões e travesseiros para adquirir os itens ideais!

Colchões de solteiro

  • 90 cm de largura por 1.90 m de comprimento (padrão);
  • 1.00 m de largura por 2.00 m de comprimento (solteirão).

Colchões de casal

  • 1,30 m de largura por 1,90 m de comprimento (viúva);
  • 1.40 m de largura por 1.90 m de comprimento (padrão);
  • 1.60 m de largura por 2.00 m de comprimento (queen);
  • 2.00 m de largura por 2.05 m de comprimento (king).

Travesseiros

  • 70 cm de comprimento por 50 cm de largura (padrão);
  • 80 cm de comprimento por 50 cm de largura (queen);
  • 90 ou 100 cm de comprimento por 50 cm de largura (king).

Como acertar na escolha das peças?

Para comprar a roupa de cama perfeita, é importante atentar aos seguintes detalhes!

Tipo de tecido

O tecido de jogo de cama adequado é o que proporciona conforto a quem o utiliza. Em geral, as peças são encontradas integralmente em algodão, matéria-prima de baixo custo, que oferece maciez e sensação agradável, além de ser fácil de higienizar. Mas há, ainda, outras opções como a seda, o poliéster ou, até mesmo, a combinação de texturas.

Quantidade de fios

Tecidos com mais fios tendem a ser mais macios, embora haja quem prefira as opções mais finas. O mercado oferece jogos de lençol que vão de 150 fios a mil fios — ou até mais, a depender das necessidades de cada pessoa.

Conforto térmico

Da mesma forma, os tecidos com mais fios são propensos a serem mais quentes, pois as tramas fechadas bloqueiam a passagem do ar. Logo, para quem vive em um país tropical como o nosso, talvez não seja boa ideia utilizá-los no verão. As alternativas mais frescas são o algodão, o percal, o bambu, o linho, o modal e a seda natural.

Cores e estampas

As cores e as estampas da sua roupa de cama precisam conversar com a decoração do quarto. Mas, ao mesmo tempo, elas podem gerar um contraponto, tornando o local mais interessante e convidativo. Portanto, a dica é optar por modelos neutros, se o espaço já contar com bastantes detalhes ou mais estampados, caso todo o restante do ambiente seja discreto. Só tenha cuidado para não exagerar.

Gostou do nosso artigo sobre jogo de cama? Para finalizar, devemos lembrar da importância de adquirir um bom colchão, a fim de garantir conforto e bem-estar durante as noites de sono. Afinal, um item adequado é indispensável para evitar problemas musculares e na coluna, além de promover o descanso para termos mais disposição nas tarefas do dia a dia.

Agora que está por dentro de todos os detalhes sobre as peças que compõem a roupa de cama, aproveite a visita e continue por aqui para conferir tudo o que você precisa saber sobre o colchão de molas!

Powered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder