Dicas

Como escolher um travesseiro para quem dorme de lado? Aprenda aqui!

  • 8 de agosto de 2019
travesseiro dorme de lado

A hora de dormir é muito importante e essencial para a nossa saúde, então precisamos estar atentos a todos os detalhes. Um bom exemplo é a escolha do travesseiro para quem dorme de lado.

É muito comum que as pessoas comprem qualquer tipo de travesseiro, baseando-se apenas em características como o conforto aparente que o produto proporcionará na hora de dormir. Outros indivíduos sequer usam essa peça fundamental, o que pode acarretar prejuízos sérios para o organismo.

A seguir, nós conversaremos melhor sobre a importância dos travesseiros para a hora do sono e falaremos sobre como é possível escolher o melhor modelo caso você tenha o hábito de dormir de lado todas as noites. Vamos lá?

Qual é a importância de uma boa noite de sono?

Infelizmente, a maioria das pessoas não consegue dormir bem. Seja pelo excesso de preocupações, pelas horas instáveis no trabalho, por problemas como a depressão, ansiedade, insônia e até mesmo pelo excesso de estímulos e pela falta de bons hábitos de estilo de vida, uma coisa é certa: a maioria da população não tem um sono de qualidade.

Isso traz uma série de malefícios para a saúde física e mental. Uma das consequências mais diretas é, sem dúvidas, o cansaço excessivo. Boa parte da população já acorda se sentindo cansada e, por isso, acaba produzindo menos durante o dia, fazendo um trabalho de pior qualidade ou tendo o desempenho nos estudos prejudicado.

A vida acadêmica e profissional, no entanto, não são as únicas áreas afetadas. As relações interpessoais também sofrem com os problemas com o sono, já que nos tornamos mais impacientes e irritáveis quando não dormimos bem.

Além disso, podemos passar a sentir dores e os problemas de saúde são mais facilmente instaurados, já que todo o organismo depende do sono para se recuperar do dia a dia. Por isso, podemos afirmar que um sono de qualidade é crucial para a qualidade de vida de modo geral.

Por que escolher um travesseiro de qualidade é fundamental?

O travesseiro é uma peça importantíssima, já que garante o alinhamento adequado da coluna cervical com a vertebral. Dormir em posições tortas, como com o pescoço muito alto ou muito baixo, pode acarretar uma série de problemas muito sérios, incluindo escolioses, dores no pescoço e também nas costas.

Além disso, dormir em uma posição correta pode ajudar na melhora da circulação sanguínea pelo corpo, contribuindo para uma oxigenação mais adequada de nossos tecidos. Outra vantagem é a prevenção e diminuição de problemas como o ronco que, muitas vezes, é causado por erros posturais.

Tudo isso contribui não só para um sono mais revigorante, mas também para a prevenção de uma série de doenças e problemas diversos. Dormir bem é fundamental para que tenhamos mais qualidade de vida em todos os aspectos.

Por isso, o travesseiro ideal deve ser escolhido para equilibrar o nosso corpo, garantindo que nenhuma estrutura seja sobrecarregada pela postura inadequada. A seguir, descobriremos algumas das maneiras de garantir uma boa escolha desse item!

Como podemos escolher um bom travesseiro para quem dorme de lado?

Os cuidados com a postura para quem dorme de lado também não podem ser deixados de fora da equação. É muito importante tomar um cuidado especial com a coluna quando dormirmos nessa posição, que é uma das mais indicadas para quem busca uma boa noite de sono.

Para isso, podemos citar alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de fazer essa compra, evitando produtos que sejam inadequados para as suas necessidades, ou seja, para quem dorme de lado. Confira, a seguir, algumas das dicas fundamentais para a escolha do melhor travesseiro para esse caso.

Fique ligado no material

O material utilizado para a fabricação do travesseiro é o primeiro ponto a ser levado em consideração na hora dessa escolha. É necessário que o produto seja de uma matéria-prima firme, mas não dura. Ou seja: o apoio deve ser confortável, mas não pode se deformar muito com o peso do corpo.

Há opções de látex, espuma de alta resiliência, viscoelástico ou flocos de fibra siliconada. O ideal é testar cada uma delas e optar por aquele que se deforme menos com o seu corpo e que ofereça a firmeza necessária para a coluna na hora de dormir.

Preste atenção na altura ideal

Um dos principais problemas dos travesseiros inadequados é a altura. Muitas vezes, eles podem ser altos ou baixos demais, fazendo com que o pescoço fique curvado em uma posição que pode gerar dores e até mesmo problemas de saúde relacionados aos nervos.

O ideal é que, ao nos deitarmos, os nossos ombros e o pescoço formem um ângulo reto, de 90º. Isso garantirá a estabilidade anatômica necessária e o alinhamento correto da coluna, evitando pressões nos locais errados.

Utilize dois travesseiros

Outra dica interessante para quem tem o costume de dormir de lado é fazer o uso de um segundo travesseiro na hora de dormir. No entanto, ele não deve ser colocado acima do que será utilizado na cabeça e sim entre os joelhos do indivíduo.

É isso mesmo! Pode parecer estranho, mas deixar um travesseiro entre as pernas garante que a coluna fique alinhada do começo até o fim, evitando problemas como a lordose e dores na lombar. Esse travesseiro pode ser um pouco mais baixo do que o utilizado na cabeça.

Como podemos observar, escolher um travesseiro para quem dorme de lado não é uma tarefa difícil. Além disso, esse simples cuidado faz toda a diferença na qualidade do sono e pode melhorar o nosso dia a dia de forma bastante considerável, nos deixando muito mais produtivos e cuidando de nossa saúde enquanto dormimos!

Gostaria de mais informações sobre como ter um sono de qualidade e melhorar os hábitos do cotidiano a fim de conquistar noites bem-dormidas? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novas postagens do blog em primeiríssima mão em seu endereço de e-mail!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários