Dicas

Afinal, como escolher um travesseiro? Aprenda aqui!

  • 26 de agosto de 2019
como escolher um travesseiro

O travesseiro tem o papel fundamental de alinhar a coluna cervical e sustentar o peso da cabeça durante o sono. Assim, se a escolha não for ideal, a postura na hora de dormir pode ser incorreta, o que gera dores, tensões, cansaço, mau humor e queda de produtividade no dia seguinte.

Além disso, o desalinhamento da coluna faz com que os músculos não relaxem, ocasionando em um sono leve. Isso prejudica todos os processos e reparos metabólicos feitos durante a noite, assim como a prevenção de doenças — como hipertensão e diabetes.

No post de hoje, saiba como escolher travesseiro para dormir bem e ter uma vida saudável e com bem-estar! Acompanhe!

Conheça os modelos

Muito conhecido no mercado, os travesseiros de plumas ou penas de ganso são extremamente leves e agradáveis ao toque por serem muito macios. As penas possuem o chamado “efeito mola”, o que possibilita que o travesseiro retorne para a sua forma original sem se deformar, garantindo a durabilidade.

Quem prefere modelos mais firmes, pode optar pelo travesseiro de espuma — seja ele de látex, viscoelástica ou poliuretano. As espumas costumam ser materiais muito duráveis quando bem conservados, além de fornecer a correta sustentação para o pescoço.

Por fim, existem outras opções menos conhecidas, como o travesseiro de microfibra — derivado do poliéster —, o de molas e o de bambu. A dica é experimentar até encontrar o modelo que mais agrada!

Escolha a altura adequada

Como mencionamos, a função mais importante do travesseiro é sustentar o pescoço e deixar a coluna alinhada durante o sono. No entanto, isso só é possível se a altura do travesseiro estiver adequada.

Para não errar, é preciso levar em conta qual a posição que a pessoa adota para dormir. Quem dorme de lado, por exemplo, precisa escolher uma altura que deixe o pescoço alinhado a noventa graus com os ombros.

Sendo assim, a altura para essa posição deve ser maior que a adotada por quem dorme de barriga para cima. Isso porque, nela, a distância entre a cervical e o colchão é menor — e o estofamento deve ser mais fino.

Verifique a densidade

A densidade dos colchões é definida de acordo com o peso do usuário. Uma densidade inadequada pode causar dores e deformações no item, o que não é interessante. O mesmo acontece com os travesseiros, visto que o pescoço e a cabeça das pessoas têm tamanhos e proporções diferentes.

Sendo assim, é preciso experimentar vários modelos para encontrar um travesseiro que garanta boa sustentação e não deixe o pescoço afundar muito.

Dê preferência para materiais de qualidade

Além de garantir que o travesseiro seja durável, os materiais de qualidade contribuirão para a boa saúde e o bem-estar do indivíduo. Assim, dê preferência para marcas reconhecidas no mercado e não se atente somente ao preço.

Para manter a qualidade por mais tempo, não se esqueça de expor o seu travesseiro à luz solar indireta, ter cuidado na higienização — que deve ser de acordo com as instruções do fabricante — e utilizar uma capa protetora. Além disso, evite dormir de cabelos molhados para não criar um ambiente propicio para fungos.

Mesmo com todos esses cuidados, é indicado que os travesseiros sejam substituídos a cada dois anos, devido ao grande acúmulo de poeira, ácaros e secreções que acontecem em seu interior.

Agora que você já entendeu como escolher travesseiro, leia este post e saiba como escolher a altura ideal do seu novo modelo!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários