Relaxamento

Como dormir melhor no dia da saudade?

  • 30 de janeiro de 2018
Espreguiçando na cama Americanflex

Saudade: essa palavra genuinamente latina representa bem a afetividade do brasileiro. Quem se entrega aos relacionamentos e aos bons momentos da vida tem muita coisa para lembrar no dia 30 de janeiro, quando se comemora o dia da saudade.

Além da nostalgia, algumas memórias nos trazem sentimentos de felicidade e prazer, enquanto outras nos lembram da tristeza de não poder reviver determinados momentos da nossa vida.

Diante de tantas emoções, pode ser difícil manter a rotina e conseguir dormir bem nesse dia. Sendo assim, como garantir um bom descanso em uma data como essa? Veja nossas dicas para acalmar a inquietude e ter uma ótima noite de sono!

De que forma a saudade afeta o nosso corpo?

Definitivamente, nossa saúde física está integrada à saúde emocional. Sentimentos fortes, como a saudade, podem afetar nosso bem-estar e dificultar o sono. Em casos mais sérios, eles podem até mesmo causar doenças que demandam tratamento com terapia e remédios.

Se as lembranças que afloram no dia da saudade estão ligadas a emoções pesadas, é possível que a pessoa desenvolva sentimentos de tristeza, angústia, ansiedade e irritação. O aspecto emocional ativa o sistema nervoso, podendo gerar também sintomas físicos, como dores de cabeça, tontura e gastrite.

Como ter uma boa noite de sono no dia da saudade?

Em datas emotivas, como essa e o natal, nosso emocional fica abalado e pode ser mais difícil cumprir os compromissos diários. A hora de dormir costuma ser o momento em que os sentimentos mais afloram, afetando a qualidade do sono. No entanto, algumas estratégias podem ajudar você:

Identifique a fonte da preocupação

Muitas vezes nós sofremos o impacto de um estado emocional sem saber conscientemente o que está causando isso. Uma preocupação ou sentimento negativo pode passar quase despercebido durante o dia, mas na hora de dormir ele surge com força e causa uma insônia daquelas!

Para conseguir contornar essa situação e descansar, é importante identificar a fonte emocional. No dia da saudade, por exemplo, você pode se afetar pela perda de alguém ou pela nostalgia de um momento feliz da sua vida. Ter consciência disso vai ajudar a elaborar esse sentimento e dormir melhor.

Lide com as emoções

A solução para a tristeza ou ansiedade não é fugir das suas lembranças. Fazer isso pode deixar o sono ainda mais longe. Se algo está impedindo você de dormir, pense no assunto e tente elencar estratégias para lidar melhor com ele de manhã.

Se você está angustiado pela saudade de um familiar com quem brigou recentemente, aproveite que essa sensação surgiu e tente resolver a situação. Antes de dormir, pense em uma forma de retomar esse contato ou converse sobre isso com alguém querido que esteja perto de você, como o seu marido. A sua noite, com certeza, vai ser mais fácil depois disso.

Levante da cama

Parece incoerente, mas desistir do sono por algum tempo pode ser exatamente o que você precisa para conseguir dormir. Se você já está se sentindo ansioso e angustiado, a frustração de não pegar no sono só piora tudo.

Assim, levantar e ir para outro cômodo da casa é melhor que se obrigar a dormir. Mas evite se envolver em atividades que dificultam o relaxamento, como mexer em aparelhos eletrônicos. Prefira repetir sua rotina de sono — tomar um banho, beber leite quente ou chá, ler um livro etc.

Estimule o relaxamento

Para ter um sono saudável no dia da saudade e em qualquer outro, você precisa prestar atenção aos seus hábitos antes de ir para a cama. Realizar atividades estimulantes, como trabalhar, fazer exercício físico pesado ou tomar café, não ajuda na chegada do sono.

Em vez disso, vá diminuindo o ritmo horas antes de dormir. Acalme a mente e o corpo, não coma alimentos pesados, organize um ambiente agradável no quarto e evite deixar luzes acesas ou equipamentos eletrônicos ligados. Ter um colchão de qualidade também é essencial para a qualidade da sua noite.

O dia da saudade está chegando e você pode comemorá-lo em grande estilo, lembrando com carinho do que passou e construindo novas memórias no presente.

Quer mais informações sobre boas noites de sono? Assine a newsletter e receba nossos conteúdos com exclusividade!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder