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Dia do esportista: saiba quando e por que é comemorado

  • 19 de fevereiro de 2019
Dia do esportista

Para fugir dos predadores ou capturar o alimento durante a caça, o homem das cavernas praticava a corrida. Essa é a modalidade esportiva mais antiga que se tem notícia. De lá para cá, o esporte evoluiu e ganhou importância, de modo que hoje existe até mesmo o Dia do Esportista.

Com status de competição, o esporte virou profissão. Logo, em todo o mundo, atletas treinam intensamente para alcançar um desempenho cada vez melhor e, assim, vencer os seus oponentes. A dedicação aos treinos é fundamental, mas outros fatores contribuem para um excelente resultado. Entre eles, está a qualidade do sono.

Neste post, você vai descobrir quando surgiu o Dia do Esportista, qual o objetivo da data, como a qualidade do sono pode ajudar os praticantes de esporte a atingir uma melhor performance e quais são as dicas para dormir bem. Confira!

Quando surgiu o Dia do Esportista e qual o objetivo da data?

Todos os anos, no dia 19 de fevereiro, é comemorado o Dia do Esportista. Estimular, conscientizar e prestar homenagem aos diversos tipos de práticas esportivas e os seus benefícios para a saúde é o propósito da data.

O Dia do Esportista surgiu em 6 de julho de 1993 com a criação da Lei n° 8.672, chamada popularmente de Lei Zico. Mais tarde, em 24 de março de 1998, ela seria revogada pela Lei 9.615, chamada de Lei Pelé ou Lei do Passe Livre.

Assim, criou-se o Dia do Desporto, que ocorre em 23 de junho, mesma data em que se comemora o Dia Mundial do Desporto Olímpico. Apesar disso, o dia 19 de fevereiro é dedicado a homenagear a prática do esporte no Brasil até hoje.

Quais as vantagens do esporte para a saúde?

Os benefícios de praticar esporte são reconhecidos em todo o mundo. Afinal de contas, as atividades físicas promovem qualidade de vida ao tornarem o nosso corpo e a nossa mente sãos. Sendo assim, além de proporcionar bem-estar físico, movimentar-se é um meio para aliviar o estresse.

O hábito da prática esportiva, aliado a uma alimentação equilibrada, pode impedir o ganho de peso e evitar problemas de saúde relacionados à obesidade. Além disso, a atividade física reduz as chances de uma pessoa ter outros tipos de complicações, como as doenças cardiovasculares (infarto), o acidente vascular cerebral (AVC) ou até mesmo diabetes tipo 2.

Quem não tem o costume de praticar esporte, pode optar pela academia ou uma caminhada no parque. Mas é importante lembrar que, a depender do tipo de atividade, é preciso uma prévia avaliação médica e a orientação de um profissional.

Como a qualidade do sono ajuda os esportistas?

Apesar de haver uma data para recordar a importância do esporte, todo dia é Dia do Esportista. Afinal de contas, quando termina um desafio, é preciso se preparar para outro. O que fazer, então, para manter ou melhorar o desempenho físico durante as competições?

Além de treinar bastante e alimentar-se corretamente, é fundamental investir na qualidade do sono. Saiba, a seguir, por que dormir bem ajuda os atletas a alcançarem os resultados que tanto almejam!

  • promove o descanso físico e mental;
  • faz bem à saúde do corpo e da mente;
  • é essencial para a produção do hormônio GH, responsável por elevar a síntese de proteínas nos músculos;
  • ajuda a regular o apetite, uma vez que durante o sono ocorre a produção da leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade.

Afinal, como ter uma noite de sono melhor?

Confira dicas simples de como dormir bem para ter mais disposição durante as tarefas do dia a dia!

  • durma de sete a oito horas por noite;
  • estabeleça uma rotina de sono;
  • tenha uma alimentação adequada e equilibrada;
  • invista na prática de atividades físicas regulares;
  • tenha um colchão e um travesseiro apropriados para um repouso tranquilo e confortável.

Não só no Dia do Esportista, mas, em todos os dias do ano, é importante lembrar da prática da atividade física como um meio para alcançar bem-estar físico e emocional e uma melhor qualidade de vida. Afinal, praticar esportes é investir na saúde!

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