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Dia mundial do câncer: conheça o poder do sono para os pacientes

  • 4 de fevereiro de 2018
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O dia 4 de fevereiro é considerado o dia mundial do câncer, para conscientizar as pessoas sobre a doença e divulgar informações relevantes acerca do diagnóstico e tratamento. Essa condição tem afetado cada vez mais pessoas no mundo e merece toda a nossa atenção.

Quem está em tratamento contra algum câncer enfrenta inúmeras dificuldades físicas e psicológicas. Muitas delas afetam a qualidade do sono, tornando mais difícil dormir bem. Ao mesmo tempo, boas noites de sono são poderosas aliadas da saúde. Aprenda aqui a superar as dificuldades e usar esse remédio natural!

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Qual é a importância do sono para a cura do câncer?

Uma noite saudável é fundamental para o organismo humano e se torna ainda mais importante para pessoas que estão fazendo algum tratamento médico. Para ter mais disposição no dia a dia e preparar o corpo para combater a doença, é necessário dormir bem.

Durante a noite, o organismo realiza importantes funções de autorregulação, como a síntese de proteínas, o fortalecimento da imunidade, o estabelecimento de conexões neuronais e o relaxamento muscular. Também é nesse horário que acontece a produção de hormônios fundamentais — como os que regulam o humor, o mecanismo de fome-saciedade e o crescimento muscular.

Um sono de qualidade ajuda o paciente a encarar a doença com mais otimismo. Com a regulação do cortisol (hormônio ligado ao estresse), há o aumento da sensação de bem-estar, neutralizando os efeitos emocionais negativos do tratamento.

Além disso, o sono é capaz de diminuir as dores físicas, pois fortalece o corpo e aumenta a imunidade. Dessa forma, esses momentos de descanso são fundamentais para ajudar na recuperação do corpo e da mente depois das sessões de quimioterapia.

Como dormir melhor?

A maioria dos pacientes em tratamento contra o câncer relata dificuldades para dormir, tanto pelos incômodos físicos da doença como pelo impacto emocional que sofrem. No dia mundial do câncer, é importante conscientizar as pessoas sobre os desafios dessa enfermidade e compartilhar estratégias para superá-los. Veja algumas dicas:

Evite forçar o sono

Ficar rolando na cama por horas não é a melhor opção para conseguir dormir. Se você já está se sentindo incomodado por questões no seu corpo ou mente, a frustração de se obrigar a pegar no sono pode causar ainda mais agitação e ansiedade.

Por isso, quando tiver dificuldades para dormir, levante um pouco da cama e procure atividades que estimulem o seu sono. Vale tomar um banho morno, alongar os músculos, fazer um relaxamento, ler um livro etc.

Não faça refeições pesadas à noite

Alguns alimentos são estimulantes e podem dificultar que o seu corpo descanse. Evite consumir café, refrigerantes e chocolate, por exemplo. Não vá para a cama de estômago cheio e dê preferência para refeições leves à noite, como saladas, frutas e leite.

Desligue aparelhos eletrônicos

Muitas pessoas checam a internet ou aplicativos quando estão deitadas, mas essa não é uma prática que ajuda no sono. A luz dos aparelhos ativa o cérebro e nos deixa mais acordados. Por isso, organize um ambiente calmo e escuro no seu quarto e desligue estímulos que podem fazer você perder o sono.

Relaxe antes de dormir

Fica mais difícil dormir se você tem uma rotina acelerada até o momento de ir para a cama. O ideal é ir diminuindo o ritmo pelo menos duas horas antes de deitar. Faça atividades tranquilas e evite trabalhar ou resolver problemas nesse horário.

Tenha um bom colchão

Por fim, a qualidade do seu colchão é um ponto muito importante para ditar suas condições de sono. Para conseguir descansar de verdade, você precisa de um local confortável e adaptado às suas necessidades. Isso evita a dificuldade para dormir e dores no corpo ao acordar.

No dia mundial do câncer, compartilhe informações relevantes sobre a doença e contribua com as campanhas de conscientização. Com o apoio e o atendimento adequados, é possível enfrentar os desafios dessa doença, dormir bem e ter qualidade de vida!

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