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10 dicas incríveis para dormir no calor com conforto

  • 10 de janeiro de 2018
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Não sabe como dormir no calor? De fato, isso pode ser um sofrimento para muita gente. Alguns simplesmente passam a noite toda virando de um lado para o outro, não conseguem pegar no sono e acabam dormindo mal. Isso acontece porque o clima quente é desconfortável para o nosso corpo e não é a condição mais favorável para dormir bem.

Mas fique tranquilo! A temperatura dos trópicos não precisa ser motivo para tirar a qualidade do seu sono. Existem algumas medidas que ajudam a amenizar o calor, trazendo mais conforto para sua noite, disposição para o seu dia e benefícios para a sua saúde.

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Por isso, vamos mostrar algumas dicas infalíveis para ajudá-lo a dormir no calor. Esses macetes fazem com que os incômodos provocados pelas altas temperaturas sejam reduzidos ou completamente eliminados. Confira nossas orientações a seguir!

1. Mantenha uma alimentação saudável

O primeiro passo para garantir uma boa noite de sono é cuidar da alimentação. Afinal, o que você come tem grande impacto no seu dia, assim como no seu sono. Por isso, evite carnes e refeições pesadas ou muito gordurosas, dando preferência para frutas, saladas e sucos.

Uma alimentação para melhorar o sono deve ser leve e saudável, pois isso facilita o metabolismo e, consequentemente, gera menos esforço e calor para o corpo. Por isso, investir em alimentos de rápida digestão é a pedida certa para ter uma noite de sono revigorante.

Outra dica interessante é sempre optar por não se alimentar por até duas horas antes de dormir. Ao ver que a hora está se aproximando, faça uma refeição leve e preferencialmente composta por alimentos indutores do sono e comece a relaxar!

2. Hidrate-se com os líquidos certos

Além de uma alimentação devidamente equilibrada, é sempre recomendado que a ingestão hídrica seja adequada. Para isso, garanta uma boa hidratação ao longo do dia, principalmente na época de calor, em que o organismo necessita de maior reposição de líquidos. Apenas não exagere na água antes de dormir para não acordar com vontade de ir ao banheiro no meio da noite.

Evite, ainda, cafeína, chá-preto, chá-verde e refrigerantes na parte da tarde e da noite, pois são bebidas altamente estimulantes. O álcool, que pode dar a impressão de que induz o sono, também não é recomendado antes de dormir, pois pode levar a pessoa a acordar várias vezes durante a noite.

Em vez disso, por que não priorizar bebidas relaxantes e que ajudam o corpo a pegar no sono? Boas opções são líquidos em temperatura um pouco mais altas, como leites ou chás (especialmente os de ervas com efeito calmante), que começam a confortar o corpo e criar o clima propício para a noite de sono.

3. Deixe o quarto bem escuro

A boa iluminação do quarto é um fator decisivo para dormir no calor. No verão, os dias são mais longos e o corpo fica exposto à luz do sol por mais tempo, o que prejudica o relógio biológico bem como a produção de melatonina, o conhecido hormônio do sono. Além disso, dormir na claridade prejudica sua noite e pode deixar você com sensação de cansaço no dia seguinte.

As luzes acesas também são fontes de calor, o que aumenta a temperatura do quarto. Por isso, apagar as luzes ao deitar é fundamental para deixar o ambiente menos quente. Desligue, inclusive, os celulares, pois a luz dos dispositivos eletrônicos também influenciam negativamente na produção da melatonina.

Além de fechar as cortinas antes de deitar para evitar qualquer entrada de luz, outra dica é não deixar o quarto muito tempo exposto ao sol, principalmente no período da tarde, que é mais quente e pode esquentar o ambiente. No entanto, é importante deixar o cômodo arejado e bem ventilado, para que não fique abafado à noite.

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4. Amenize a temperatura do ar

A temperatura ideal para dormir confortavelmente é entre 22 e 24 ℃. E, para chegar a essa condição mesmo nos dias mais quentes, existem alguns recursos muito úteis. Se você pensou no ar-condicionado, lembre-se de que, apesar de diminuir a temperatura, ele deixa o ar mais seco.

Por isso, para ajudar a criar um clima mais gostoso e favorável para o sono, uma boa dica é utilizar também os umidificadores de ar. Caso você não tenha um, basta colocar bacias e baldes com água ou espalhar toalhas úmidas pelo cômodo. Se não usar o ar-condicionado, invista nos umidificadores de ar frio, que ajudam a esfriar a temperatura, além de umedecer o ar.

5. Permita a circulação do ar

O ar circulante é essencial para o resfriamento do ambiente e para a troca com o meio externo, evitando problemas potencialmente perigosos para a saúde (e para o sono), como o surgimento de mofo e de ácaros. Por isso, deixe uma pequena fresta na janela também na hora de dormir. Se a noite estiver fresca, melhor ainda, pois a brisa noturna ajudará a baixar a temperatura do quarto naturalmente.

Você pode, ainda, optar pelo ventilador, mas use-o corretamente. Não aponte o aparelho diretamente para o seu corpo, o que apenas lançará vento quente em você. O melhor é direcioná-lo para a parede ou para a janela, a fim de expulsar o ar quente.

6. Resfrie a temperatura do seu corpo

Existem algumas partes do corpo que são estratégicas e podem ajudar a dar mais frescor. É o caso das mãos, pés, pescoço, coxa, braços e pulsos. A dica é umedecer uma toalha ou um pano com água gelada e colocar nessas regiões. Isso ajudará a diminuir a temperatura de todo o corpo.

Acerte também a temperatura do chuveiro. Nos dias muito quentes, a tendência é querer tomar um banho bem gelado. Mas saiba que isso pode surtir efeito contrário, pois o corpo tentará elevar a sua temperatura a fim de garantir o nível natural, que fica entre 36,5 e 37 ℃. Com o corpo quente, você vai sentir mais calor, levando-o a dormir mal.

Portanto, antes de deitar, procure tomar banho com a água levemente morna. Isso evitará que sua temperatura suba e dará uma sensação mais refrescante ao corpo, além de relaxar e induzir o sono.

7. Evite atividades físicas antes de dormir

A prática de exercícios físicos é extremamente benéfica e deve ser praticada por todas as pessoas, respeitando, é claro, as limitações físicas de cada um. No entanto, a melhor hora para realizá-las é durante o dia.

A razão para isso é bem simples: os exercícios físicos promovem alterações em nosso corpo que são responsáveis por “acordar” as nossas células, fazendo com que elas trabalhem a todo vapor para queimar calorias.

Por isso, evite fazer qualquer atividade durante a noite para que o seu sono não seja prejudicado. Prefira realizá-las no período da manhã ou da tarde para que seu organismo tenha tempo para relaxar.

8. Utilize tecidos frescos e leves

No calor, o tecido do jogo de cama e da roupa de dormir precisa ser leve e fresco. Por isso, evite tecidos sintéticos e aposte nos lençóis, fronhas e pijamas de algodão ou de linho, que ajudam a absorver o suor e são bastante respiráveis. Roupas mais claras também são recomendadas nas noites quentes, pois retêm menos calor.

Além disso, certifique-se de que o colchão e o travesseiro são feitos com tecidos de qualidade. Existem produtos, cuja tecnologia ajuda a amenizar a temperatura corporal, dando a sensação de frescor e garantindo melhores condições para uma boa noite de sono.

Uma opção são os colchões com fibras naturais, que ajudam a absorver o calor e, assim, promovem maior circulação de ar no ambiente. Outra possibilidade são os colchões de espuma de gel, que regulam a temperatura do corpo, além de ativar a circulação sanguínea, o que auxilia na sensação de frescor.

9. Tenha uma rotina

Conseguir dormir no calor não precisa ser um tormento. É muito possível ter boas noites de sono no verão, no entanto, manter uma rotina é uma das maneiras mais simples de conseguir tal feito. Isso acontece porque o nosso cérebro é condicionado para funcionar melhor quando exposto aos hábitos cotidianos.

Ter uma hora certa para dormir é altamente recomendado, regulando o relógio biológico independentemente da temperatura do mundo lá fora. Além disso, outras práticas, como ler antes de dormir ou fazer sempre as mesmas coisas em uma ordem predefinida, pode fazer com que seu corpo já vá se acostumando à ideia de dormir assim que a rotina começar.

10. Considere o uso de um colchão termorregulador

Por fim, uma dica muito bacana é a consideração de um colchão termorregulador. Esse tipo de ferramenta foi criada com uma tecnologia de ponta para que os nossos verões não precisem ser cansativos e regados a noites mal dormidas.

Os colchões termorreguladores, como o próprio nome já indica, auxiliam na regulação da temperatura de nosso corpo, proporcionando uma noite de sono muito mais produtiva e com muito conforto.

Seguindo essas dicas, as altas temperaturas não vão impedir que você tenha uma boa noite de sono. Saber como dormir no calor é fundamental para a saúde do corpo e da mente, garantindo um descanso reparador e maior qualidade de vida para seguir o cotidiano com energia. O que você está esperando? Faça o quanto antes essas pequenas alterações e melhore a sua rotina!

Além de dormir no calor sem perder o conforto e a tranquilidade, aprenda também a se livrar das dores no corpo ao acordar e garanta mais bem-estar em sua vida!

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