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Confira 6 dicas para dormir bem no frio e se manter quentinho

  • 6 de setembro de 2018
dicas para dormir no frio

Nada como assistir a um filme embaixo das cobertas e pegar no sono logo depois, não é mesmo? Infelizmente, nem sempre é fácil assim dormir bem no frio — quem já enfrentou invernos rigorosos sabe que o glamour desse momento é, muitas vezes, ilusório.

A diminuição da temperatura e o encurtamento dos dias podem trazer alguns incômodos para as suas noites, fazendo com que manter-se aquecido e confortável se torne um desafio para os dias mais congelantes. Se você quer descobrir dicas para melhorar essa sensação, não deixe de ler este post até o final!

A rotina de sono muda no inverno?

Sim, uma vez que o nosso organismo vivencia processos um pouco diferentes de acordo com a época do ano. É muito comum, por exemplo, que você sinta mais vontade de ficar deitado em dias com temperaturas mais baixas, mas isso não tem relação apenas com o conforto de querer aproveitar o frio tomando um chocolate na cama — na verdade, o motivo é fisiológico!

Durante o inverno, a disponibilização reduzida de sol retarda o metabolismo do corpo, diminuindo o nosso ritmo. Assim, embora a necessidade de sono não aumente, a satisfação em ficar na cama e poupar energia é maior nesse período. Além disso, as noites mais longas também influenciam para passarmos mais tempo dormindo.

Infelizmente, nem tudo é perfeito, pois, mesmo com a vontade de ficar mais tempo deitado, dormir bem no frio pode ser uma tarefa difícil. Isso porque tanto temperaturas altas quanto baixas podem atrapalham o sono, uma vez que elas deixam o corpo em alerta. Essa dificuldade é percebida, principalmente, quando o termômetro marca menos de 12°C.

Portanto, se você não estiver agasalhado o suficiente, automaticamente o seu corpo trabalhará para se manter aquecido. Nessas condições é mais difícil pegar no sono, pois o cérebro está alerta, os vasos sanguíneos se contraem, as extremidades do corpo ficam muito geladas e os músculos podem apresentar tremores — você já passou por isso?

Quais são as dicas para dormir bem no frio?

Para evitar os incômodos citados anteriormente e garantir um sono de qualidade, algumas dicas podem ajudar muito. Veja a seguir algumas informações importantes para que você se sinta bem no inverno.

1. Manter o corpo confortável

Se fica mais difícil dormir bem no inverno, o ideal é checar se você está fazendo todo o possível para deitar de maneira agradável. É fundamental, por exemplo, verificar a qualidade do colchão e dos travesseiros. Isso ajuda a pegar no sono com mais facilidade, descansar de verdade e evitar dores no corpo.

Além disso, o ambiente precisa ser confortável, portanto, evite dormir no barulho ou com luzes acesas — e, claro, esteja preparado para o frio. Uma dica é usar meias para resolver o incômodo dos pés gelados.

2. Escolher bem o pijama

A roupa que você usa para dormir faz muita diferença no inverno, e por isso, saber escolher o pijama é indispensável. Sendo assim, procure materiais que retêm o calor no corpo — conjuntos de lã, camisas de manga comprida e calças de moletom são boas opções.

Usar mais de uma camada de roupa também é bastante útil. Inclusive, essa estratégia ajuda você a manter o conforto durante a noite — caso a temperatura aumente, basta tirar uma camada para não passar calor.

3. Ter bons cobertores

O pijama não é suficiente para aquecer você em noites frias, e os lençóis finos utilizados no verão também não são a alternativa ideal. O conselho é, portanto, ter roupas de cama apropriadas para cada estação do ano. Assim, no inverno você utiliza edredons ou lençóis mais grossos.

Para aquecer a cama, você pode deixar várias camadas de cobertor nela durante o dia. Dessa forma, a temperatura estará agradável quando você for se deitar. Além do edredom que você utiliza normalmente, coloque também mais um por perto para caso você sinta mais frio que o esperado durante a noite.

4. Fazer atividades que aumentem a temperatura corporal

Existem algumas técnicas que você pode utilizar para elevar o calor do corpo antes de dormir. Uma delas é a prática de exercícios leves — mas fique atento para fazer apenas alongamentos e trabalhos de respiração, pois atividades mais pesadas podem fazer você perder o sono.

Outra dica é tomar bebidas quentes — pode ser água, chá ou leite. Alguns alimentos ajudam a dormir, já que promovem sensação de aquecimento e elevam a temperatura do organismo. Contudo, é importante seguir essa dica de forma moderada e adequada, evitando o consumo de café ou chocolate quente, uma vez que são estimulantes.

Uma opção agradável é tomar um banho quente antes de dormir — quem tiver uma banheira disponível pode aproveitar ainda mais esse momento. Afinal, o contato com a água quente relaxa o corpo e equilibra o frio.

5. Ajustar a temperatura da casa

É muito importante que as residências estejam preparadas para enfrentar o frio, como ter um termostato ou contar com aparelhos de ar-condicionado com função aquecedor, por exemplo. Hoje em dia, há diversas opções tecnológicas para resolver o problema do frio e deixar os ambientes mais agradáveis.

Acompanhe sempre o funcionamento dos equipamentos e fique atento para manter a temperatura em um nível confortável. E tome cuidado para não deixar a casa muito quente, pois isso pode acordar você no meio da noite.

6. Praticar dicas caseiras para aquecimento

Algumas dicas caseiras também podem ajudar a elevar a temperatura antes de dormir. Você já checou, por exemplo, se existem frestas nas portas e janelas que permitem a entrada do vento frio? Se houver, tente vedar esses espaços de modo a evitar muito desconforto.

Outra técnica interessante é utilizar uma bolsa térmica quente na cama. Você pode colocá-la perto dos pés ou de outros lugares que fiquem mais frios durante a noite. Passar o ferro quente no seu pijama antes de deitar também ajuda muito a criar uma temperatura confortável.

Essas dicas caseiras são formas de substituir soluções tecnológicas já inventadas. Para quem pode investir em mais conforto nesse inverno, vale a pena comprar, por exemplo, cobertores elétricos ou protetores de colchão aquecidos, garantindo um clima gostoso todos os dias ao deitar.

Como você viu, algumas vezes pode ser complicado dormir bem no frio, mas com as dicas que trouxemos, é possível aproveitar com mais aconchego a chegada do inverno. A hora de deitar será mais esperada depois que você seguir essas orientações e se aquecer o suficiente.

E então, este texto ajudou a enfrentar os dias mais frios? Que tal compartilhar o post nas suas redes sociais? Seus amigos precisam conhecer essas dicas!

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