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Dores no corpo ao acordar: o que fazer para se livrar desse mal?

  • 30 de outubro de 2017
Mulher com dores nas costas

Despertar mais cansado do que quando foi se deitar na noite anterior é a principal queixa de quem sente dores no corpo ao acordar. Aquela desagradável sensação de ter lutado uma batalha durante a madrugada sugere uma péssima noite de sono e, como sabemos, isso prejudica a nossa saúde e qualidade de vida.

Especialmente para quem tem poucas horas para dormir por conta da correria do dia a dia, como as mães de crianças pequenas, a qualidade do sono é fundamental. Além de ter pouco tempo para descansar, é preciso muita disposição e energia para dar conta de todas as tarefas e ainda cuidar da família, não é mesmo?

Se acordar com dor no corpo é a sua rotina, é provável que você não esteja dormindo muito bem. Continue lendo este post e saiba agora como melhorar a qualidade do seu sono!

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Quais são as principais causas?

Muitas questões podem atrapalhar o sono. Desde problemas de saúde — como a apneia e o bruxismo — até o estresse psicológico, causado por dificuldades financeiras ou no trabalho, por exemplo. Entretanto, dores musculares estão, quase sempre, associadas à má postura ao longo do dia e, também, durante a noite.

Confira, a seguir, quais são as principais causas de dor no corpo pela manhã:

Saúde

A gripe é uma das doenças mais comuns que ocasionam dor no corpo e mal-estar geral. No entanto, esse incômodo pode ser potencializado se o colchão ou a posição adotada não forem adequados. Outra causa comum, principalmente nos idosos, é a artrose, uma doença caracterizada pela degeneração natural das articulações.

Doenças próprias do sono também podem atrapalhar o descanso e ocasionar dores no corpo. É o caso da apneia do sono, quadro em que o paciente fica sem ar (ou seja, em apneia) e o corpo desperta, sem que ele perceba, para promover a entrada de oxigênio. Isso não permite um descanso efetivo, visto que a pessoa acorda várias vezes por noite e não consegue atingir um sono profundo.

Por fim, a anemia é um quadro relativamente comum e que também causa cansaço. Ela é caracterizada pela baixa contagem de hemácias no sangue, glóbulo responsável por levar oxigênio para todas as células. Como o corpo não recebe energia o suficiente, há mal-estar geral.

Atividades físicas

É comum sentir dores musculares após atividades físicas. Elas acontecem porque foram causadas microlesões nos músculos, com posterior processo inflamatório para que ocorra a cicatrização. Normalmente, as dores no corpo aparecem 24 horas depois do exercício físico. Nesse caso, a dica para iniciantes é alternar os dias de ir para a academia, a fim de evitá-las. Após um período de adaptação, o organismo começa a tolerar melhor a atividade e a dor diminui.

Causas emocionais

Emoções negativas como a raiva, a inveja, o pesar e o desejo de vingança podem originar dores no corpo. Além disso, o estresse e a ansiedade, quadros muito comuns atualmente, também podem provocar desconforto ao acordar.

Isso acontece porque a mente e o corpo estão intimamente interligados. Desse modo, as sensações negativas ou reprimidas podem se manifestar no próprio organismo, por efeito do poder da mente. Assim, surgem dores nos mais variados locais, como a cabeça, coluna, pescoço, ombros, pernas e pés.

Se esse for o caso, é preciso que a pessoa encontre uma forma de aliviar as emoções. Pode-se, por exemplo, praticar atividades físicas, yoga ou meditação. Também é válido procurar um terapeuta para conversar sobre os sentimentos e compreendê-los melhor.

Má postura

A qualidade do sono e o descanso ao acordar estão relacionados com a posição que uma pessoa adotar ao dormir. Afinal, posições erradas podem pressionar os nervos, não sustentam a coluna e a cervical e, ainda, podem sobrecarregar as grandes articulações do corpo. Assim, as dores musculares aparecem e o descanso se torna de má qualidade.

A melhor posição para dormir bem e acordar sem dores é a de lado, principalmente se o lado escolhido for o esquerdo. Isso porque essa posição é fisiológica, ou seja, promove um alinhamento natural da coluna e da cervical. Além disso, deitar do lado esquerdo fortalece o sistema cardiovascular, propiciando uma melhor oxigenação durante a noite.

Para tanto, é preciso prestar atenção na altura do travesseiro, que deve ser alto o suficiente para preencher o espaço entre o rosto e o colchão.

Colchão incorreto

Muitas pessoas não sabem, mas o colchão é uma das grandes causas de dores corporais. Nesse caso, ele pode ocasionar a dor se for incorreto ou de má qualidade. Isso porque o colchão deve ser escolhido de acordo com o peso e a altura para não haver deformidades em sua estrutura e proporcionar conforto.

Assim, antes de comprar esse item, deve-se verificar a sua densidade, que relaciona o peso e a altura do indivíduo. O colchão nunca deve ser de densidade abaixo da indicada, mas pode estar acima. Além disso, opte por materiais e fabricantes de boa qualidade.

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Qual é a relevância do sono para a saúde?

Diversas funções fisiológicas ocorrem durante o sono, como a ativação da memória, o aumento da atividade renal e a regeneração de tecidos. Além disso, uma boa noite de sono fortalece o sistema imunológico, relaxa os músculos e restabelece a energia.

A falta de sono já foi relacionada ao aumento de peso e a alterações cognitivas e de humor. Soma-se a isso o risco de lesões nos ligamentos da coluna e hérnia de disco, por dormir de mau jeito.

Em virtude disso, identificar a origem e corrigir o problema o quanto antes pode evitar complicações mais sérias no futuro. O que começou com dores, mal-estar e preguiça pode se tornar, de fato, um problema de saúde, exigindo tratamento médico.

Como evitar as dores no corpo ao acordar?

Para acordar com o corpo novo em folha e pronto para mais um dia de trabalho, é preciso deitar em uma posição que mantenha a coluna reta. Nesse sentido, o colchão apropriado também é fundamental para a qualidade do seu sono.

Além do colchão, o travesseiro também é um item importante. Nesse caso, a maior preocupação é com a altura. O travesseiro ideal não deve ser nem muito alto e nem muito baixo, mas compatível com a linha do ombro, mantendo a cabeça alinhada com o corpo e afastando o risco de torcicolo.

Outros hábitos também devem ser incorporados à rotina para melhorar a qualidade geral do sono e a saúde, como a prática de exercícios físicos e o controle do peso com uma alimentação saudável e balanceada.

Qual é a posição correta para dormir bem?

A melhor posição para dormir é a fetal, ou seja, de lado e com as pernas levemente flexionadas. Além disso, é aconselhável usar mais de um travesseiro: um entre as pernas, mantendo os quadris alinhados, e um outro para abraçar. Dessa forma, a coluna permanece em equilíbrio — sem tensão sobre os músculos.

Mas, se você prefere se deitar de barriga para cima, escolha um travesseiro baixo que sustente apenas a cabeça — e use outro embaixo das pernas, na altura dos joelhos, aliviando a lombar.

Dormir de bruços não é boa opção, principalmente pelo desalinhamento da coluna, em especial na altura do pescoço. Outro erro comum é colocar o braço por baixo do travesseiro, esse hábito pode causar bursite, escoliose e problemas de circulação.

Qual é a importância de um colchão adequado?

Você seguiu as dicas apresentadas até aqui, mas elas de nada adiantam se o colchão for mole demais ou duro em excesso. No primeiro caso, não há sustentação dos quadris, ombros e coxas, o que pode entortar a coluna. No segundo, os músculos se tensionam, agindo, também, sobre a espinha dorsal.

Além disso, ao se sentir desconfortável, a pessoa acaba se mexendo muito e não descansa o suficiente durante o sono. Vale lembrar, ainda, que é preciso ficar atento à durabilidade do seu colchão — o recomendado é que o produto seja trocado a cada 5 anos.

Como escolher um colchão ideal?

Há, no mercado, muitos modelos de colchões, e de diversos materiais. Entre os mais usados estão os de espuma e os de mola, que são extremamente confortáveis e também os mais indicados para casais — em especial, para aqueles com notável diferença de peso. Isso porque os modelos de espuma precisam ser adequados ao biotipo do usuário. Ou seja, devem ter densidade adequada ao peso de quem vai deitar sobre ele.

A densidade do colchão é a quantidade de espuma usada em sua confecção. Quanto mais alta a densidade, maior é o peso suportado pelo produto. O colchão deve afundar apenas um pouco, principalmente na região dos ombros e quadris, deixando a coluna reta. Para facilitar a compra, consulte a tabela de biotipo do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso).

Boas noites de sono e qualidade de vida caminham lado a lado. Dessa maneira, dormir bem é tão importante quanto comer, fazer atividades físicas e ir ao médico regularmente. Portanto, se você tem dores no corpo ao acordar, isso é um sinal de que alguma coisa não vai bem à noite, seja a posição ao dormir ou o colchão que não é adequado.

O ideal é atuar diretamente na causa do problema a tempo de reverter esse quadro de sono ruim — antes que danos futuros apareçam, demandando maiores cuidados.

Para evitar acordar com dor no corpo e ter problemas de saúde, opte por colchões de qualidade, como os da Americanflex. Sempre prezamos pelo seu maior conforto, segurança e, principalmente, qualidade. Visite nossa loja virtual para conhecer os melhores colchões do mercado!

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8 Comentários

  • Geovana

    Eu não durmo na msm posição chego a tirar o lençol da cama de tanto q me viro. Mas ainda assim levanto com dores

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    • Americanblog

      Olá Geovana!
      O fato de você se mexer muito durante a noite pode ser a falta de um colchão ideal, pois ao se sentir desconfortável, a pessoa acaba se mexendo muito, e não descansa o suficiente durante o sono.

      Reply
  • Já pensou em descansar enquanto viaja? - Ipojucatur

    […] utilizados pelos viajantes. Ele oferece um suporte mais confortável para a sua cabeça e evita dores musculares. Vestir roupas apropriadas é importante também, se você vai encarar uma viagem longa precisa […]

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  • Luiza

    FIBOMIALGIA.

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  • Jussara

    Bom dia eu durmo de barriga para baixo e de lado mais acordo com tanta dor no quadril que Nei consigo anda o que posso fazer . obrigado

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    • Americanblog

      Olá Jussara!
      Segundo os profissionais da área, a melhor posição para dormir é de lado e utilizando um travesseiro de altura correta, assim sua coluna cervical ficará reta durante a noite. Também é indicado o uso de um travesseiro entre as pernas, para alinhar ainda melhor a sua coluna.
      Para ajudar nisso, existe o travesseiro de corpo, que serve para apoiar a cabeça e as pernas, você pode encontrá-lo no endereço http://www.americanflex.com.br/americanbody

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  • Alícia U.

    Gostei bastante do texto, muito explicativo! Gostaria de deixar uma leitura complementar sobre as dores no corpo, caso queira saber um pouco mais: https://blog.vitta.com.br/dores-e-sintomas/saiba-como-aliviar-dor-no-corpo/

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