Dicas

Conheça os prós e contras de dormir com animais de estimação!

  • 18 de abril de 2019
dormir animais

A prática de dormir com animais é muito comum entre pessoas que amam estar em contato com os bichos de estimação. Os pets também adoram ficar juntinhos dos seus donos e o fato de levá-los para cama durante todas as noites só melhora a relação entre ambos.

Contudo, nem tudo são flores. Quem gosta de dormir com os animaizinhos precisa entender que o hábito oferece vantagens e desvantagens. É importante lembrar de que o desejo de dividir a cama com os pets jamais deve colocar em risco a nossa saúde.

Neste post, você vai conhecer os prós e os contras dessa prática e entender os cuidados que é preciso ter ao dormir com os animais de estimação. Confira!

Promoção desconto 10%

Vantagens e desvantagens de levar o pet para cama

Saiba, a seguir, quais são os prós e os contras de dormir com animais de estimação!

Fortalece o vínculo entre animal e dono

Ao optar por dormir com seu animal de estimação, com certeza o vínculo entre vocês dois será fortalecido. Afinal de contas, o contato próximo gera mais intimidade e favorece a amizade com os bichos.

Beneficia a saúde

Há um benefício emocional — e até mesmo físico — de dormir com animais. Uma pessoa estressada ou deprimida pode se sentir relaxada ao receber o carinho do pet na cama. Até mesmo um nervosismo, que poderia elevar a pressão arterial, pode ser aliviado quando o bicho faz companhia ao dono.

Melhora o sono

O carinho e o relaxamento proporcionados pelo contato entre o ser humano e o animal na cama ajuda a melhorar a qualidade do sono. Inclusive, os benefícios de dormir com animais foi tema de um estudo, feito pelo Centro de Sono Mayo Clinic, no Arizona, Estados Unidos.

Deixa as crianças mais seguras

Crianças que dormem com seus pets se sentem mais seguras, especialmente aquelas que têm medo de escuro. Nem é preciso que o animal fique na cama. Basta que esteja no quarto para fazer companhia ao pequeno ou à pequena.

Pode transmitir doenças

Se o animal não estiver devidamente vacinado ou medicado contra vermes e parasitas, ele pode transmitir doenças para os seus donos. Portanto, antes de levá-lo para cama, certifique-se de que esteja com a saúde em dia.

Há riscos de crises alérgicas

Quem tem alergias ou asma, deve evitar dormir com animais. Os pelos dos pets vão gerar crises alérgicas, cujos principais sintomas são lacrimejamento, espirros, coriza, obstrução nasal e coceira na garganta ou no nariz.

Em alguns casos, prejudica o sono

Já dissemos que o contato com o bicho melhora o sono devido ao carinho e à sensação de relaxamento proporcionados. Entretanto, para quem tem dificuldade de dormir, levar o pet para cama pode não ser uma boa ideia.

Muitos cães, por exemplo, costumam roncar, se mexer bastante, rosnar e, até mesmo, latir durante a noite. Esse comportamento pode atrapalhar o seu descanso. Portanto, pessoas de sono leve devem evitar dormir com animais.

Cuidados necessários ao dormir com animais de estimação

Se você não abre mão de dormir com seu animalzinho de estimação, deve prestar atenção nos cuidados que é preciso ter para proteger a sua saúde e a dele. Confira!

Mantenha as vacinas em dia

Animais vacinados não transmitem zoonoses, ou seja, doenças como a raiva, a leptospirose e a toxoplasmose, que representam um grande perigo à saúde das pessoas.

Faça o controle de parasitas e vermes

Para que o animalzinho não leve carrapatos, piolhos, pulgas e ácaros para a sua cama, é fundamental realizar o controle de parasitas. Ele precisa também ser protegido contra os vermes intestinais. Se necessário, medique o seu pet, sob a orientação do médico veterinário.

Invista na higiene do animal

Quem deseja dormir com animais, deve mantê-los com a higiene em dia. Lembre-se de dar banhos regulares, aparar os pelos, escovar os dentes diariamente e lavar as patas sempre após os passeios.

Outra medida importante é manter as unhas dos bichos cortadas e lixadas, principalmente dos gatos, para você não correr o risco de ser arranhado ou arranhada durante a noite de sono.

Repare se o pet fez as necessidades

Antes de levar seu animal para a cama, é importante se certificar de que ele tenha feito suas necessidades. Assim, você não terá surpresas desagradáveis e poderá dormir tranquilamente por toda a noite.

Ensine o animal a respeitar seu espaço

Para o cão, a cama do dono é um troféu. Quando conquistada, ele jamais vai querer abandoná-la. Para o gato, é uma extensão bastante convidativa do seu território. Portanto, é importante lembrá-los que o espaço é seu.

Caso o cão reaja com rosnados ou latidos enquanto você se mexe, a orientação é reprimir tal comportamento. Dessa forma, o animal vai entender quem é que está no controle.

Faça a troca da roupa de cama semanalmente

A troca dos lençóis e das fronhas do travesseiro devem ser feitas toda semana, para evitar que pelos e outras impurezas causem alergias ou prejudiquem a sua saúde.

Camas com nicho para animais

Para quem gosta de dormir juntinho do animal de estimação e, ao mesmo tempo, precisa de privacidade para ter uma excelente noite de sono, existem as camas com nicho para pets. Já ouviu falar nelas?

De casal ou de solteiro, esse tipo de cama estilo box conta com uma “toca” embutida, formada por prancha e colchão removíveis, o que facilita a limpeza.

Então, aprendeu quais são as vantagens e desvantagens de dormir com animais? Se depois disso você acredita que dividir a cama com o seu pet vale a pena, não deixe de tomar os devidos cuidados para proteger a saúde dele e a sua, combinado?

Agora que você entendeu os prós e os contras de dormir com os bichos de estimação, que tal conhecer as camas com nicho para animais? Com elas, é possível passar a noite pertinho do seu pet e, ao mesmo tempo, garantir a privacidade durante o sono!

Colchões Americanflex

Sem Comentários

Responder