Dicas

Algumas curiosidades sobre dormir com ventilador ligado

  • 29 de abril de 2018
dormir com ventilador ligado

Muitos brasileiros têm o costume de dormir com ventilador ligado durante boa parte do ano. Nas noites quentes de verão, essa é uma opção mais barata que o ar-condicionado para aliviar o calor intenso.

Entretanto, em regiões em que o clima é mais abafado e úmido, o uso se estende pelo ano todo. O ventilador melhora a circulação do ar, refrescando o ambiente e espantando os mosquitos. Esse hábito, porém, pode trazer alguns danos para a saúde, especialmente para quem já apresenta um quadro alérgico e problemas respiratórios.

Ainda que pareça inofensivo e agregue conforto às suas noites de sono, muitas pessoas não fazem ideia de que o ventilador pode ser a causa de dores no pescoço e problemas de pele, dentre outros.

Mas será que o conforto gerado compensa os possíveis malefícios à sua saúde? Pensando nisso, elaboramos esta lista com algumas curiosidades sobre o uso do ventilador durante a noite. Confira!

Promoção desconto 10%

Doenças respiratórias

O hábito de dormir com ventilador ligado impacta diretamente as vias respiratórias. Isso acontece por diversas razões, entre elas, o ressecamento do ar e a suspensão da poeira.

Passar a noite recebendo o vento direto pode debilitar o sistema imunológico, tornando o organismo mais propenso às infecções respiratórias por vírus e bactérias, além de deixá-lo menos capaz de combatê-las.

Por isso, caso o calor seja intenso a ponto de atrapalhar o sono, o ideal é usar o ventilador no chão, jogando o ar para cima e, se possível, oscilando de um lado para o outro. Assim, o vento não incide diretamente sobre o corpo, reduzindo os efeitos nocivos.

Agravamento de alergias

Como falado no item anterior, ao ligar o ventilador, o pó acumulado em suas pás é espalhado, enchendo o ar de poeira. Para quem é alérgico, o uso frequente do ventilador torna o quarto um ambiente hostil, com ácaros por todos os lados, inclusive na cama.

Dessa maneira, os problemas de base, como sinusite, rinite, bronquite e tosse, são agravados, interrompendo a noite de sono e causando efeitos que duram o dia todo.

Nesse caso, a higienização dos aparelhos é essencial. Ventiladores tendem a acumular ácaros e partículas, por isso, recomenda-se uma limpeza semanal.

Ressecamento da boca e traqueia

Um dos efeitos facilmente percebidos ao dormir com o ventilador ligado é a sensação de boca seca e garganta arranhando. Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia.

Essa sensação ruim pode não só atrapalhar o sono, como provocar irritação na garganta e tosse. Para minimizar o problema, é recomendado utilizar um umidificador de ar ou colocar uma bacia com água no quarto. Além disso, é importante deixar as portas e janelas abertas, mesmo que seja uma fresta, para circular o ar e arejar o ambiente.

Dores no pescoço

Embora não pareça, até aquela dor inconveniente no pescoço pode ser causada pelo uso do ventilador ao dormir. Portanto, depois de descartar causas como colchão e travesseiro inadequados, vale pensar no ventilador.

Dores no pescoço são comumente causadas pelo músculo levantador da escápula. A rigidez desse músculo pode ser causada pelo frio, por isso, o vento gelado incidindo diretamente no pescoço pode render um grande incômodo no dia seguinte. De maneira geral, todos os músculos do corpo ficam mais suscetíveis à tensão em ambientes mais frios.

Por isso, o melhor é que o vento nunca seja direcionado para a pessoa. No caso dos ventiladores de teto, é possível usar a opção de exaustão. Caso não seja possível evitar o vento, a alternativa é proteger a área se cobrindo.

Secura na pele

Além das vias do aparelho respiratório, a sua pele também pode sofrer com o ressecamento do ar. Da mesma forma que as alergias respiratórias, alguns problemas dermatológicos podem se agravar, como a dermatite atópica, a psoríase e a dermatite seborreica.

Dessa forma, antes de dormir em ambientes refrigerados, seja pelo ventilador, seja pelo ar-condicionado, deve-se hidratar bem a pele com cremes e beber bastante líquido ao longo do dia.

Espuma gel

Alguns benefícios de dormir com o ventilador ligado

Embora o uso frequente do ventilador possa agravar determinados problemas de saúde, em algumas situações, ele traz benefícios. Aqui, citamos alguns deles:

Ruído branco

A insônia é um problema cada vez mais frequente na vida moderna. Apesar do cansaço do dia a dia, muitas pessoas deitam na cama e têm dificuldades de pegar no sono. Nesse sentido, uma das coisas que facilitam o relaxamento e ajudam a adormecer é o chamado ruído branco.

Trata-se de um barulho constante, como o causado pelo ventilador, que o impede de escutar outros sons. Essa é uma das razões que fazem algumas pessoas gostarem de dormir com o ventilador ligado.

Ar fresco

Especialmente em um país quente como o nosso, a circulação do ar favorece o conforto. O ar fresco evita o suor e a coceira provenientes do calor intenso, tornando a noite de sono mais agradável.

Redução da fadiga

O excesso de calor afeta o sistema nervoso central e pode causar o aumento da pressão, fazendo com que a pessoa tenha constante sensação de cansaço. O refresco promovido pelo ventilador recarrega as energias e nivela a pressão sanguínea, proporcionando bem-estar.

Como vimos neste texto, usar o ventilador à noite pode ser muito bom em algumas situações, mas prejudicial em outros aspectos. É preciso avaliar o custo-benefício desse hábito. Por exemplo, o ruído branco pode ser substituído pelo som emitido por um aplicativo, caso os sintomas respiratórios sejam evidentes.

Quando necessário, como nas noites quentes, deve-se tomar precauções que minimizem os efeitos ruins, tais como limpar periodicamente o aparelho, umidificar o ar e hidratar bem o corpo e a pele. Afinal, sabemos que um bom descanso depende também da circulação e fluxo de ar no ambiente, por isso, às vezes é preciso dormir com ventilador ligado.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os efeitos do ventilador no sono e a na sua saúde, leia também sobre como acabar com os pernilongos, outro inconveniente comum das noites de verão.

Colchões Americanflex

36 Comentários

  • Bernardo Ramos

    Muito bom..
    Os comentários..
    Uma pergunta..
    Estou com pneumonia se eu usar o ventilador a noite na hora que for dormir faz mal..

    Reply
    • Americanblog

      Olá Bernardo!
      No caso da pneumonia é necessário uma atenção especial com a higienização do ventilador e do ambiente, pois o mesmo pode espalhar os ácaros e fungos no ar, assim piorando a sua doença respiratória. Em caso de maiores dúvidas indicamos que procure um médico especialista.

      Reply
  • Samuel Chimue

    Fantastico, artigos muito importantes!

    Reply
  • Maicon

    Realmente faz todo o sentido, eu tinha algumas dúvidas mas ficou bem esclarecedor para mim, obrigado por compartilhar.

    Reply
    • Americanblog

      Olá Maicon!
      Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo te ajudou 🙂
      Acompanhe nosso Blog que sempre postamos dicas que podem ajudar na qualidade do seu sono!

      Reply
  • Rosangela Reni Pinto

    Olá tenho um filho de três anos e meio aqui na minha cidade até temperatura de dia chega a 37C ele soa muito a noite dormi somente de fralda é uma camiseta, costumo as x ligar ventilador no toque de exaustao mas coloco no médio ou mínimo faz mal , na verdade não coloco pra girar a noite toda somente pra refrescar.Sera que faz mal?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Rosangela!
      Por morarmos em um país tropical, entendemos que algumas noites é bem difícil conseguir aguentar o calor e necessitamos de um auxílio, por exemplo, um ventilador.
      O ideal é você manter o ventilador sempre limpo para evitar a propagação de poeira, o que pode ocasionar doenças respiratórias ou agravamento de alergia. Uma outra dica é você utilizar um umidificador de ar no quarto, isso irá ajudar na respiração do seu filho e no alívio do calor.

      Reply
  • Andrea Fernandes de Oliveira

    olá, eu durmo toda noite com o ventilador ligado, pois o calor aki é demais. outra coisa eu tenho enxaqueca e sinto que todo dia acordo com a cabeça doendo . pode ser por causa do ventilador??

    Reply
    • Americanblog

      Olá Andrea!
      Antes de tudo, o recomendado para ter o diagnóstico da sua dor de cabeça matinal é que você consulte o seu médico de confiança. Uma dica é que o vento não fique direcionado ao seu corpo, isso evita que os músculos fiquem tensionados por causa do vento, podendo evitar algumas dores.

      Reply
  • Maria reis

    Agora to com uma tosse chata por causa do ventilador

    Reply
    • Americanblog

      Olá Maria!
      Realmente o ventilador pode ser um facilitador de doenças respiratórias, pois ele pode espalhar poeiras e ácaros.

      Reply
  • Norma

    Dormir com o ventilador ligado pois o climatizador quebrou , acordei com tosse e peito e dor no peito ,o que posso tomar pra melhorar ?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Norma!
      Indicamos que você procure o seu médico de confiança para verificar quais as causas dos seus sintomas e te receitar a medicação correta.

      Reply
  • Mikael

    Durmo com ventilador ligado.O que pode ocasionar uma doença no trato respiratório superior?Quais os sintomas físicos que ocorre na pessoa?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Mikael!

      Passar a noite recebendo o vento direto pode acabar debilitando o sistema imunológico, deixando o organismo mais suscetível às bactérias e vírus.
      Além de ser necessário uma higiene muito recorrente, senão ao ligar o ventilador, o pó acumulado em suas pás é espalhado, enchendo o ar de poeira. Para quem é alérgico, o quarto pode ser tornar um ambiente hostil, com ácaros por todos os lados.
      Dessa maneira, os problemas como sinusite, rinite, bronquite e tosse, também podem ser agravados.

      Reply
  • Vilma Alves

    Hoje meio que por acaso, vi a chamada e entrei no site para me informar e achei espetacular, excelente todas informações trazidas aqui. Muito bom, agradeço pelas dicas

    Reply
    • Americanblog

      Olá Vilma!
      Muito obrigado pelo seu feedback, esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a dormir melhor.
      Acompanhe nosso blog que estamos sempre postando material para auxiliar na saúde do seu sono! 😉

      Reply
  • Leandro Almeida

    Olá dr. Minha esposa tem a mania de só dormir com o ventilador ligado, porém virado para a parede, diz ela que ajuda ela a respirar pois ela tem asma e rinite alérgica. Eu fico incomodado pois acordo com coriza ou as vezes tossindo muito durante a noite e isso sempre durante o sono, será que isso pode ser por conta do ventilador. Meu filho de 3 anos tem o mesmo costume e tosse a noite toda. obg

    Reply
    • Americanblog

      Olá Leandro!
      O ventilador emite um barulho, também conhecido como ruído branco, o que ajudam a relaxar e dar sono para algumas pessoas. Mas como você salientou que a sua esposa tem doenças respiratórias, é imprescindível que seja feita regularmente a limpeza e higienização do ventilador, para que o mesmo não espalhe poeira e ácaros.
      Quanto a você acordar com coriza, pode ser um motivo sim do ventilador, por ele mexer com a umidade e o vento do seu quarto.
      No seu caso, já tentou utilizar aquelas aplicativos de celular que simulam barulhos para dormir, alguns tem som de ventilador, assim ajudaria sua esposa a dormir e não te ocasionaria essa coriza.

      Reply
  • RAFAEL HENRIQUE DA SILVA FERREIRA

    Parabéns meu caso eu durmo com ele parado e para o meu rosto mais durante a noite sinto e tem relatos que durmo com a boca aberta e as vezes do lardl esquerdo tipo que inflama mais durante o dia vai melhorando o que posso fazer pra minimizar esse efeito

    Reply
    • Americanblog

      Olá Rafael!
      O indicado é você não utilizar o ventilador jogando o vento diretamente no seu corpo, pois isso pode debilitar o seu sistema imunológico. Tente direcionar o vento para a parede próxima a você, por exemplo, assim evita o contato direto com o vento e não sente tanto calor durante a noite.

      Reply
  • José Ricardo dos Santos

    Bem! Tinha todos esses problemas de garganta ressecada, nariz entupido uma série de incômodo! O que que eu fi! Eu coloquei o ventilador ligado de dentro do quarto para fora! O ventilador puxa toda a poeira para fora do quarto e ainda troca a temperatura! Acabou-se os problemas!! Depois abra a janela um pouco para circulação do ar puro!

    Reply
  • Keyla

    Parabéns, ótimas dicas, acordo todos os dias com dor de ouvido, todos os dias, durante o dia vai passando. Também durmo com as janelas abertas em cima da cabeceira da cama. Acho que o vento da madrugada está fazendo pior que o ventilador, será???

    Reply
  • Cristiano Machado

    Olá sou aqui do Sul durmo com ventilador ligado porem observo que pela manhã minha pele está oleosa, seria um efeito rebote ao vento do ventilador?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Cristiano!
      A nossa pele sempre reage a sensação térmica externa, pode influenciar sim. Mas quem poderá lhe responder isso com mais autoridade é um médico dermatalogista de sua confiança.

      Reply
  • Darci Cunha

    Tem uma senhora p causa da menopausa ela dorme com 2 ventilador ligados só q ela e as filhas tem muitas dores de cabeça isso e p causa dos ventiladores e ainda cuida de uma senhora com 82 anos eu acho um perigo.
    E perigoso?

    Reply
  • Pedro

    Tô com bolo na garganta e falta ar … tudo começou depois q o ventilador quebrou é agora deixo ele parado só num lugar , será q o problema é o ventilador ?

    Reply
    • Americanblog

      Olá Pedro, como está?
      Estes sintomas pode ser causada pelo frio, por isso, o vento gelado incidindo diretamente no pescoço pode render um grande incômodo no dia seguinte. De maneira geral, todos os músculos do corpo ficam mais suscetíveis à tensão em ambientes mais frios.
      O ideal é que o vento nunca seja direcionado para a pessoa. Caso não seja possível evitar o vento, a alternativa é proteger a área se cobrindo.

      Reply
  • Douglas

    Pessoal eu tinha ,esse problema, meu ventalidor de teto normalmente ficava a noite toda ligado, e isso me fazia mal , por ficar muito tempo ligado, foi aí que eu coloquei controle remoto no ventalidor, e agora posso programar pra desligar, o mínimo de 15 minutos , e o máximo de 4 horas , normalmente deixo 2 horas ,e ele desliga sozinho, a função exaustor ajuda bastante também.

    Reply
    • Americanblog

      Olá Douglas, bom dia!
      Que bacana. Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco, com certeza ajudará muitas pessoas!

      Reply
  • Vera Lucia Macedo

    Minha neta da muita tosse seguida de vômito, por causa do ventilador. Não tem como dormir sem o ventilador.obgd

    Reply
    • Americanblog

      Olá Vera, como a senhora está?
      O recomendado é que um médico seja consultado para que a melhor solução seja indicada e, caso necessário, a prescrição do tratamento adequado seja feito.

      Reply
  • Jessé

    Eu moro no sul e utilizo o ventilador já faz anos, tenho um sono muito leve e me acostumei com ele, preciso sempre estar com algum ruído branco e tampões de ouvido.. utilizo o ventilador até mesmo nos dias mais frios, como por exemplo hoje que está fazendo apenas 1 grau. Desde que o uso, nunca mais peguei nem sequer uma gripe ou coisa do gênero, sei que para muitos pode fazer mal.

    Reply
    • Americanblog

      Olá Jesse, tudo bem? Ficamos felizes em saber que o senhor não é afetado pelos malefícios de dormir com o ventilador ligado. O senhor deve estar o higienizando corretamente e fazendo uso dos meios para evitar os malefícios, não é mesmo? Desta forma, basta apenas aproveitar o lado bom!!

      Reply
  • Henrique Bessa de Laet

    Ds melhores que li. Aliado a ele, saliento utilizar de abajures a partir do poente. Um tapa ouvido americano no ouvido direito(qual não esta em pressao com o travesseiro)- sempre observar essa regra de cortesia de dormir sempre pro lado esquerdo, e isso ja é provado pela mais atual ciencia(posiçao do coraçao, anatomia do estomago(problema com o suco gastrico), e usar travesseiros de corpo.

    Reply
    • Henrique Bessa de Laet

      Cont. Ventilador de teto só no exaustor. Fresta aberta quanto maior o calor. Pensar numa isolamento térmico contra o calor do sol que bate na estrutura e permanece a noite para dentro do abrigo. Pijamas leves(pensar no melhor tecido -respiraçao e coisas mais fisicas-nao sei o cetim ou algodao qual melhor). (Morei e cresci em Ribeirão Preto )

      Reply

Responder