Dicas

Dormir de bruços faz mal? Descubra os prós e contras da posição

  • 10 de Maio de 2019
dormir de bruços

Deitar com a barriga para baixo é a posição predileta de muita gente. Por que, então, a prática nem sempre é vista com bons olhos por parte de diversos ortopedistas e demais profissionais de saúde? Afinal, dormir de bruços faz mal?

Sim e não. Na verdade, mais sim do que não. Existem prós e contras de dormir nessa posição, assim como existe o lado bom e ruim de repousar com a barriga para cima ou de lado,  que é a maneira mais recomendada pelos especialistas em sono e ortopedia.

Neste post, vamos mostrar por que você deve evitar dormir de bruços e quando essa posição pode ser indicada. Confira!

Por que é importante dormir em uma posição adequada?

Dormir em uma posição inadequada pode gerar dor nas costas e lesões na coluna, além de afetar a circulação e favorecer o ronco, o refluxo e, até mesmo, o aparecimento de rugas. Portanto, a forma como você dorme influencia em sua saúde.

A melhor posição para dormir é a de lado, pois mantém a curvatura natural da coluna, que fica totalmente apoiada sobre o colchão. Para o conforto durante o sono, é recomendado usar um travesseiro para apoiar a cabeça, em altura apropriada, e outro entre as pernas, mais fino.

Porém, nem todo mundo consegue se adaptar a essa posição. Independentemente disso, é importante se certificar de que sua coluna estará bem acomodada durante toda a noite de sono. Sendo assim, o conselho é encontrar a postura mais confortável e adequada antes de adormecer.

Quais os prós e os contras de dormir de bruços?

Na maior parte dos casos, dormir de bruços é contraindicado, mas existem situações em que pode ser recomendado. Saiba, a seguir, quais são as vantagens e desvantagens de dormir nessa posição!

Estressa o pescoço

O fato de precisar inclinar a cabeça para garantir a respiração estressa o pescoço, o que pode provocar dor, dormência, formigamento e torcicolo, devido à pressão sobre os músculos e as juntas.

Retifica a coluna

Dormir de bruços retifica a coluna, o que vai gerar dor e lesões. Para proteger a região das costas, é muito importante preservar a curvatura natural da espinha dorsal. Há quem desenvolva também bursite, tendinite, problemas na cervical e até mesmo nos dentes.

Favorece o surgimento de rugas

Outra desvantagem dessa posição é que ela favorece o surgimento de rugas no rosto, por causa do contato prolongado e contínuo com o travesseiro ou colchão. Por isso, muitas pessoas evitam dormir de bruços. Uma dica é colocar um travesseiro em frente ao busto, a fim de estimular o corpo a ficar de lado.

Reduz a força dos roncos

As vias aéreas superiores ficam livres quando se dorme de bruços. Por esse motivo, repousar nessa posição reduz a intensidade dos roncos.

Alivia o peso sobre o quadril

O peso sobre o quadril inexiste quando deitamos de bruços. Por isso, tal posição é recomendada para pessoas que estão com dores na região. Nesse caso, é aconselhável colocar um travesseiro macio e fino abaixo dos quadris, a fim de que a coluna seja melhor acomodada.

Agora, sim, você sabe quais são os prós e os contras de dormir de bruços! Por fim, lembre-se de que a escolha de um colchão, travesseiros e acessórios de qualidade, conforme o seu perfil, é essencial para garantir uma ótima noite de sono.

E então, descobriu por que é importante dormir em uma posição adequada? Para que seus amigos também fiquem a par do assunto, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder