Projeto verão: afinal, dormir emagrece? - Blog Colchões Americanflex

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Dicas

Projeto verão: afinal, dormir emagrece?

  • 23 de novembro de 2017
Café da Manhã na Cama

Quando o verão chega, a preocupação para estar em boa forma aumenta. Hábitos saudáveis, rotina regrada, determinação e foco: tudo isso ajuda a perder peso. Mas o que muita gente ainda não sabe é que dormir emagrece.

É isso mesmo, uma noite de sono saudável contribui bastante para que você consiga o corpo que tanto deseja. Portanto, de nada adianta se concentrar em restrições alimentares e horas de academia se não existe o descanso adequado.

Neste post, vamos explicar a conexão entre emagrecimento e sono — e mostrar todos os benefícios de uma noite bem-dormida não só para diminuir os números da balança, mas também para a saúde em geral. Vamos lá?

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Como o sono afeta o apetite?

Confira, abaixo, algumas pesquisas que relacionam o sono com o apetite e as escolhas alimentares!

Psychoneuroendocrinology

Um estudo sueco divulgado na publicação científica Psychoneuroendocrinology avaliou 16 homens após dormirem oito horas por noite e em situação de privação de sono. Depois, comparou os hábitos alimentares deles em ambas as condições.

Os níveis de fome e grelina (o hormônio do apetite) ficaram mais altos quando eles deixaram de dormir o suficiente. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque os indivíduos passam a querer compensar na comida o gasto de energia por terem ficado acordados.

A pesquisa concluiu ainda que não é em todos os momentos do dia que as porções de alimentos são maiores por causa da falta de sono. Mesmo assim, dormir menos do que o corpo necessita faz as pessoas fazerem escolhas mais calóricas. A explicação para isso é que o sistema de recompensa do cérebro torna-se mais aguçado.

Appetite

Uma pesquisa veiculada na publicação especializada Appetite, feita por pesquisadores das universidades de Chicago e da Pensilvânia, analisou os hábitos alimentares de mais de 5 mil adultos relacionando-os com a qualidade do sono. A conclusão é que as pessoas que dormem pouco consomem mais calorias do que os que dormem de sete a oito horas por noite.

Além disso, o estudo identificou que os indivíduos que dormem pouco ou muito pouco deixam de consumir nutrientes importantes para o corpo na quantidade adequada, como o licopeno (antioxidante que combate os radicais livres e protege contra o câncer) e a luteína e a zeaxantina (substâncias que diminuem o risco de degeneração macular relacionada à idade).

King’s College London

A universidade britânica King’s College London divulgou pesquisas que explicam como o sono está diretamente ligado ao apetite. Naturalmente, existem variações de organismo para organismo, mas a conclusão foi a de que pessoas que dormem menos de sete horas por noite comem muito mais.

Quando não se dorme bem, os hormônios responsáveis pela fome atuam de forma muito mais expressiva. Como dissemos, a falta de repouso também pode ser associada ao sentimento de recompensa. Se você não está se sentindo bem, acaba procurando algo para se sentir melhor, e essa recompensa, geralmente, é a comida.

Universidade de Chicago

Pesquisadores da Universidade de Chicago apresentaram estudos que comprovam a existência de 20% a menos de gordura na barriga de adultos com o sono regulado. Além de o fato estar relacionado a uma dieta menos calórica, isso acontece porque, com as horas de sono adequadas, a produção de cortisol — um dos hormônios responsáveis pela barriguinha indesejada — diminui.

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Por qual motivo quem dorme pouco come mais (e mal)?

Se dormir emagrece, a falta de sono vai na direção contrária. Ou seja, faz com que as pessoas comam mais ou optem por alimentos mais calóricos e gordurosos. Veja, a seguir, as principais razões pelas quais isso acontece!

Ativa o sistema de recompensa

Quando você deixa de dormir de forma apropriada, o seu cérebro avisa que é preciso comer mais. Isso ocorre para haver a compensação da falta de energia que deveria ter sido resposta durante as horas de sono ao longo da noite. A comida, sem dúvida, é uma maneira de neutralizar os efeitos do descanso noturno insuficiente.

Diminui o consumo de nutrientes importantes para a saúde

Quem dorme mal não apenas come mais, mas também tende a deixar de lado a ingestão de nutrientes que fazem bem à saúde. Entre eles estão a vitamina C e o selênio, que são antioxidantes essenciais para o corpo. Portanto, o risco de o corpo ficar mais vulnerável a doenças aumenta. Além disso, o sono ruim afeta as emoções, podendo gerar ansiedade, estresse e variação de humor.

Estimula o consumo de alimentos calóricos

Comer em excesso, deixar de consumir nutrientes importantes para a saúde e optar por alimentos mais calóricos e gordurosos: é assim que costumam se comportar as pessoas que dormem pouco demais. Afinal, elas precisam compensar a falta de sono de algum modo. Os níveis de grelina e cortisol sobem, e o cérebro sinaliza que é preciso economizar energia. Uma comida cheia de calorias é a forma encontrada para se abastecer.

Dormir emagrece, mas quais são os benefícios?

Para repor as energias e regular todas as funções do corpo, o ideal é que a noite de sono tenha oito horas. Durante esse período, aproximadamente 80 calorias são gastas por hora, e isso comprova por que dormir emagrece. Mas esses não são os únicos benefícios. Veja outros!

Diminui a produção de grelina

Dentre os hormônios afetados pelo sono está a grelina. Ela é produzida no estômago e tem como principal função auxiliar na digestão, aumentar a fome e estimular o apetite. Se não dormir bem, já sabe: a vontade de comer é maior assim que você acorda.

Aumenta a liberação de leptina

Mais um hormônio envolvido no processo, a leptina é produzida durante o sono e é responsável por fornecer a sensação de saciedade. Sua produção deve sempre ser maior do que a de grelina, para que o apetite e a compulsão alimentar se mantenham regulados.

Estimula o hormônio do crescimento

É durante o sono que o hormônio do crescimento mais trabalha. Ele é extremamente importante para quem deseja emagrecer, já que reduz a gordura corporal, controla a quantidade de massa magra, renova células e ainda faz com que o sistema imune funcione melhor.

Diminui o estresse

O ato de deitar a cabeça no travesseiro e dormir abaixa os níveis de adrenalina e cortisol — hormônios que, quando em produção mais elevada, causam perda de massa muscular e aumento de peso. Quando muito ativas, essas substâncias podem impedir a queima de gordura e o desenvolvimento da massa magra, além de aumentar os níveis de açúcares no sangue.

Aumenta a disposição

Não são necessários pesquisadores ou estudos para atestar que uma boa noite de sono fornece muito mais energia no dia seguinte, não é mesmo? Se você quer ter mais disposição para enfrentar um dia cheio de trabalho, invista no descanso noturno repousando em um ambiente adequado e sobre um colchão de qualidade.

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Como é possível regular o sono?

Não existe muito segredo para isso. Bastam apenas algumas providências simples, para que você consiga ajeitar o sono, mas é preciso segui-las à risca. Deixe a ansiedade de lado e prepare-se para colocá-las em prática!

Defina seus horários

De acordo com seus afazeres diários, determine um horário regular para dormir cedo e acordar todos os dias. Educar os seus hormônios é essencial para conseguir perder peso. É claro que podem existir exceções, mas não deixe se vencer pelas dificuldades.

Beba menos café

Em uma rotina agitada, muitas pessoas acabam recorrendo ao café para ficarem alertas. Porém, o melhor mesmo é diminuir bastante esse hábito, já que a cafeína fica no corpo por cerca de 10 horas e pode agir justo no momento em que você precisa descansar.

Aproveite o sol da manhã

Um simples hábito pode ajudar a dormir bem. Pela manhã, antes das 10 horas, tome 15 minutos de sol — mas não se esqueça do protetor solar. Isso ajuda a evitar a apneia do sono e a regular o seu relógio biológico.

Além disso, a luz solar é importante para a produção de vitamina D, e as pessoas que tomam sol têm mais disposição durante o dia. Assim, quando a noite chega, fica mais fácil dormir profundamente e sem interrupções.

Além de dormir bem, o que mais contribui para a saúde?

Não é difícil adotar certos hábitos que favorecem o emagrecimento e ainda contribuem para a saúde. Abaixo, listamos algumas dicas do que fazer para manter a forma e viver bem!

Hidrate-se bastante

Para começar, beba bastante água. Se o seu cotidiano é muito agitado, compre uma garrafinha e deixe-a dentro da bolsa ou na mesa de trabalho. Algumas pessoas até mesmo investem nas garrafas de dois litros para não correr o risco de esquecer a tarefa.

Corte o açúcar

Os refrigerantes e o açúcar em excesso devem ser reduzidos ao máximo. Além de serem muito calóricos, o consumo desenfreado desses alimentos estraga os dentes e causa muitas outras doenças graves.

Faça exercícios físicos

Seja qual for seu objetivo ao emagrecer — definir a barriga, eliminar a gordura localizada ou perder peso —, exercícios físicos são fundamentais. E é muito mais fácil começar e continuar as atividades físicas se você tiver um acompanhamento profissional.

Cuide da alimentação

Não se esqueça de manter uma alimentação saudável. Consuma frutas e verduras em todas as refeições, que devem ser realizadas nos horários corretos. Assim, seu metabolismo funcionará bem, e o processo de queima de gorduras será mais rápido.

Evite comer na rua

Sempre que possível, evite comer na rua. Se não puder ir até sua casa para se alimentar, prepare refeições que possam ser levadas com você. Dessa forma, é possível controlar o que está ingerindo e preparar tudo de acordo com a dieta, que deve ser recomendada por um nutricionista.

Tenha um ambiente de descanso confortável

Por fim, prepare um ambiente adequado para o seu repouso. Além de estabelecer regras para os horários, é preciso estar confortável ao dormir. O quarto deve ter uma iluminação adequada e uma temperatura agradável, além de um colchão apropriado, pois isso ajuda a relaxar, melhorando as suas noites.

E então, compreendeu por qual motivo dormir emagrece? De fato, o sono tem grande importância não somente por auxiliar na perda de peso, mas também por contribuir com o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida. Afinal, quem tem um descanso noturno apropriado se sente muito mais disposto para executar as tarefas do dia a dia.

Algo que ajuda bastante para ter um ambiente adequado e mais saúde no seu sono é manter seu colchão em ótimo estado. Por isso, siga algumas dicas para ajudar na conservação do seu colchão e prepare-se para dormir melhor!

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