Decoração

O que observar ao escolher cama de casal?

  • 3 de julho de 2018
Escolher cama casal

Escolher a cama de casal é um passo importante na montagem da casa. Além de ser a peça principal do quarto, é sobre ela que vocês dormirão pelos próximos anos — e não se esqueça de que o sono está diretamente relacionado à qualidade de vida.

Noites bem dormidas são garantia de disposição, vitalidade, produtividade no trabalho, bom humor e, por que não dizer, harmonia no relacionamento. Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas sobre o que observar na hora de escolher a cama de casal. Continue a leitura e confira!

Promoção desconto 10%

Considere o espaço disponível

Antes de qualquer coisa, é preciso medir o quarto e avaliar qual o espaço disponível para a cama. Isso, é claro, sem se esquecer de que você precisará transitar pelo ambiente, abrir as portas dos armários e chegar ao banheiro (caso seja uma suíte), além de alocar outros móveis, como cabeceira e criado-mudo.

Para garantir uma boa circulação, a distância entre a cama e a parede deve ser de, pelo menos, 70 cm — ou, 60, se o cômodo for muito pequeno. O ideal é que as duas laterais estejam livres, pois encostar a cama na parede deixa um dos dois em dificuldades para se levantar à noite.

Também é fundamental lembrar do tamanho das portas, escadas e elevadores, para que não tenha problemas na mobilidade e entrega do colchão.

Decida qual é o tamanho adequado

Depois de conhecer bem o espaço do quarto, chegou a hora de definir o tamanho da cama.

No entanto, seja coerente e escolha algo compatível: a harmonia é fundamental. Será que vale a pena prejudicar a mobilidade do ambiente só para ter uma cama King Size? Avalie as opções abaixo antes de tomar uma decisão.

Tradicional

Suas medidas são: 1,38 m x 1,88 m. Embora seja um pouco apertado para dois adultos de estatura maior, é mais fácil que esse modelo caiba em quase todos os quartos. Além disso, a oferta de roupa de cama é mais farta e barata.

Queen Size

Com 1,58 m x 1,98 m é um pouco mais espaçosa, essa cama traz mais conforto ao casal. Quando o espaço comporta seu tamanho, trata-se de um excelente meio termo.

King Size

As medidas são: 1,93 m x 2,03 m. Quanto maior, mais confortável, certo? Portanto, essa opção é ideal para pessoas grandes e quem tem filhos pequenos que, vez ou outra, aparecem no meio da noite querendo um espacinho entre os pais.

Trata-se de um modelo com excelente durabilidade, material resistente e acabamento de primeira. A desvantagem é que o colchão e a roupa de cama custam mais caro — além disso, a cama é indicada para quartos grandes.

Escolha o melhor modelo

Ainda levando em conta a decoração e, acima de tudo, a praticidade, outro modelo vem ganhando popularidade nos últimos anos: as camas box. Sua principal vantagem é a economia de espaço, já que não há estrutura nas laterais, na cabeceira e na peseira.

Por falar em espaço, você pode optar por uma cama box baú e guardar itens como a própria roupa de cama, os travesseiros ou as roupas de pouco uso dentro dela. Além disso, há diversas alternativas de cabeceiras — inclusive em forma de adesivo de parede — que podem dar um toque personalizado à decoração.

colchão ideal para você

Invista em um bom colchão

Lembre-se de que o que faz a cama é o colchão. De nada valerá um bom tamanho e o modelo mais bonito e funcional se o colchão de casal não for adequado.

Entretanto, com tantos colchões disponíveis, escolher o ideal para sua cama pode não ser tão simples assim. Dúvidas sobre as diferenças de biótipo entre os dois e qual a melhor opção quando um se mexe demais, por exemplo, são comuns. Por isso, vamos falar um pouco sobre as principais opções disponíveis a seguir.

Molas

As molas aliam conforto e durabilidade, pois oferecem amortecimento e sustentação. Embora muitos não saibam, de acordo com a tecnologia empregada, os colchões de mola também têm níveis de conforto diferentes (essa é uma informação crucial para uma escolha acertada).

No caso dos colchões de casal, é recomendado considerar sempre o cônjuge para determinar o nível de conforto ideal. Além disso, as molas se moldam ao corpo de cada um, sendo uma excelente opção para casais com diferenças de peso.

O modelo de molas ensacadas neutraliza os movimentos feitos do outro lado da cama, tornando-os imperceptíveis na extremidade oposta. Sendo assim, trata-se de uma boa alternativa para quando uma pessoa é bastante agitada ou se levanta muitas vezes durante a noite e a outra tem o sono leve.

Espuma

A principal vantagem da espuma é o custo-benefício, mas é necessário ficar atento a suas características para fazer uma boa compra. A qualidade e a durabilidade dependem do tipo, da tecnologia e do fabricante.

Assim como acontece com a mola, existem espumas de diversas densidades, sendo que a eleita deve ser adequada ao peso e à altura das pessoas, de acordo com a tabela de biótipos. Colchões de espuma costumam ser mais firmes, porém sempre se moldando com o peso do corpo.

Como vimos, é preciso considerar uma série de fatores na hora da compra, como espaço, decoração, praticidade e tamanho. Mas, seguindo nossas dicas, não tem como errar na escolha da cama de casal perfeita para você e seu amor dormirem bem.

Agora que você já sabe tudo o que observar para fazer uma ótima compra, encontre a sua cama de casal perfeita!

Sem Comentários

Responder