Decoração

O guia definitivo para ​decorar quarto de casal

  • 14 de julho de 2018
Decorar quarto de casal

As mudanças nas relações de trabalho e moradia tornaram os cômodos cada vez menores, tornando o aproveitamento dos espaços uma questão muito importante. Quem está construindo, reformando ou quer dar uma nova cara para a casa precisa entender o papel fundamental que a decoração adquire nesse contexto.

O mobiliário, as cores e a iluminação podem transformar os espaços, tornando-os aconchegantes, agradáveis e muito funcionais. Essas características são essenciais para um quarto, seja ele de solteiro ou de casal, porque é nesse ambiente onde mais tempo é gasto dentro de casa.

Promoção desconto 10%

No entanto, como o quarto de casal é compartilhado por duas pessoas, é preciso ter equilíbrio na escolha da decoração do cômodo para que os parceiros fiquem satisfeitos e se sintam à vontade nesse espaço tão especial.

Pensando nisso, separamos neste post algumas dicas para decorar quarto de casal. Além de gastar pouco, pode-se decorá-lo no estilo romântico, saber qual cor é ideal para as paredes e como usar os espelhos na decoração. Boa leitura!

1. Como decorar quarto de casal gastando pouco?

O primeiro passo para decorar quarto de casal gastando pouco é usar a criatividade e pesquisar muito. Afinal, é preciso trazer itens adequados à personalidade de ambos e que ainda transmitam beleza e funcionalidade, mas sem estourar o orçamento. Confira!

1.1 Aposte em móveis personalizados

Sem dúvidas apostar em um novo mobiliário é um dos investimentos mais expressivos na decoração do quarto, mas que vale muito a pena. O planejamento dos móveis é um grande aliado na hora de aproveitar os espaços, tornando-os funcionais e confortáveis. Esse passo é uma escolha imprescindível para quem têm um quarto pequeno, sendo muito útil também para cômodos maiores.

Além de tornar o quarto organizado — os móveis planejados são feitos especialmente para atender todas as demandas do casal — essa opção deixa o cômodo com um visual mais sofisticado. Isso porque o acabamento perfeito dos itens personalizados harmoniza com o restante da decoração.

Um projeto sob medida para o quarto nem sempre fica mais caro que comprar os móveis separados, pois quanto maior o projeto, maior será o desconto dado pela loja. No entanto, para gastar menos, é preciso orçar as suas preferências em diferentes locais e escolher materiais que garantam a durabilidade das peças.

1.2 Renove a cor das paredes

A cor das paredes é um assunto muito pessoal e, nesse caso, deve-se lembrar que o quarto do casal é um local compartilhado. Deve-se escolher a cor em parceria, visto que ambos devem se sentir confortáveis nesse ambiente.

Quem tem espaços pequenos pode apostar em cores neutras, como o cinza e o bege. Não é aconselhado pintar todas as paredes de branco, pois essa cor única pode gerar sensação de frieza no quarto. Assim, deve-se combiná-la com outros tons neutros para trazer mais estilo e personalidade ao local.

Ambientes maiores podem ser decorados com tons de parede mais vibrantes, como o azul e o verde, que também são sofisticados. Outra dica é aplicar um papel de parede mais neutro em um canto do quarto, que pode ser o da cabeceira da cama. É importante pintar as outras paredes de acordo com a paleta de cores do papel escolhido.

Outra dica para gastar pouco é aplicar um stencil sobre a parede. Esse item nada mais é do que um molde que, ao ser pintado, deixa diferentes desenhos na parede. Assim, pode-se aproveitar a pintura antiga e dar uma cara nova para o quarto comprando apenas uma pequena lata de tinta e um stencil.

Também é possível optar por adesivos especiais para esse fim, encontrados em lojas de decoração e na internet. Existem opções com frases, desenhos e até decalques que simulam uma cabeceira. Use a criatividade!

colchão ideal para você

1.3 Capriche na escolha da cabeceira

Quem aposta em um novo mobiliário para o quarto deve considerar um modelo de cama box. Além de ser moderno, esse tipo de cama ocupa menos espaço e apresenta várias vantagens quando comparado ao modelo tradicional.

Um dos benefícios da cama box é não ter cabeceira, o que possibilita ao casal escolher entre os mais variados modelos para incrementar a decoração do quarto. Para não gastar muito, pode-se optar por modelos pré-fabricados em vez de um personalizado.

Existem modelos feitos de madeira atemporais e clássicos, feitos de estofado e que entregam muito conforto e um ar romântico ao ambiente. Além disso, pode-se abusar da criatividade e optar por uma cabeceira moderna, feita de quadros, adesivos e patchwork, por exemplo.

O casal que escolher uma paleta de cores neutras para as paredes deve apostar em uma cabeceira mais chamativa e colorida, deixando o quarto mais alegre e moderno.

1.4 Use quadros para incrementar a decoração

Os quadros têm um grande poder de mudar a decoração do quarto. Fotografias, obras de arte ou gravuras, todos esses itens dão personalidade a qualquer ambiente e podem traduzir perfeitamente o estilo do casal. Assim, além de combinar com a mobília e a paleta de cores do quarto, é preciso que a escolha seja feita em conjunto e respeitando os gostos dos dois.

Se o ambiente for colorido, abuse de quadros neutros e, se o quarto tiver cores claras, aposte em quadros mais chamativos. A dica é usar a criatividade, mas sem se esquecer das proporções: um quadro muito grande não deve ser colocado em uma parede pequena e o inverso acontece com quadros pequenos.

1.5 Compre novos conjuntos para a cama

Quem não adora dormir em uma roupa de cama nova? Esses itens são muito especiais e trazem conforto para o casal, mas infelizmente muitas vezes não são vistos como decoração, pois passam grande parte do tempo “escondidos”.

A dica é investir em conjuntos que venham com itens para cobrir a cama, como edredons e colchas. Esses produtos são essenciais para manter os lençóis limpos e protegidos, mas também têm papel importante na decoração, além da vantagem de poder ser trocado a qualquer momento, renovando a decoração.

Você pode escolher padrões florais, geométricos, lisos com texturas ou coloridos, por exemplo. É ideal coordenar as estampas escolhidas com o restante da decoração do quarto para um visual agradável e coerente.

2. O que fazer para decorar o quarto no estilo romântico?

Definir um estilo para o quarto de casal é fundamental para pautar as escolhas de decoração. Nesse contexto, o quarto no estilo romântico moderno é um dos preferidos pelos casais e pode ser alcançado com escolhas simples.

As cores rosa e vermelha representam o amor e a paixão. No entanto, ter uma dessas cores estampadas nas paredes pode tornar a decoração cansativa com o passar do tempo, além de retirar o toque moderno do quarto. Assim, se desejar, opte por utilizar essas cores em menor proporção, como em uma parede menor ou somente em parte dela.

As cores suaves ajudam a criar um clima romântico e aconchegante, sendo a escolha ideal para um quarto nesse motivo. Então, opte por cores neutras e sóbrias, como os tons pastéis, bege, off-white e cinza. Outra dica é usar um papel de parede para estampar um dos cantos do quarto, que pode ser de motivo floral e na mesma paleta de cores do restante das paredes.

A cama, como em todos os quartos, é o centro das atenções. Assim, para decorar o quarto no estilo romântico, foque nela e em seus complementos, como a cabeceira e os criados-mudos ao seu redor. Quem tem muito espaço no cômodo pode apostar em uma cama king size, garantindo o máximo conforto do casal.

No entanto, ter uma bela cabeceira já cria um clima romântico no quarto. Para acertar, opte pelos modelos estofados, como os de capitonê. Além de ser linda e elegante, esse tipo de cabeceira garante o conforto para os casais que assistirão filmes juntos na cama ou querem compartilhar uma leitura antes de dormir. A escolha da cor é importante e deve combinar com a paleta escolhida para o quarto.

Os acessórios decorativos farão toda a diferença para criar um visual romântico. Para decorar o quarto, utilize uma bela foto do casal emoldurada, velas nos criados-mudos ou abajures de luz intimista, cortinas com tecidos fluidos e almofadas com estampas florais.

A iluminação é outro ponto que faz a diferença no quarto do casal. Para um visual aconchegante e intimista, é recomendado não abusar de cores fortes e muito claras, mas optar por luzes em tom amarelo. A iluminação do tipo indireta ajuda a criar um jogo de sombras no quarto, garantindo um clima mais convidativo e romântico.

Por fim, vale investir em um difusor ou aromatizador para deixar o quarto perfumado com aromas agradáveis. A essência de rosas ativa o poder de sedução, por exemplo, enquanto o sândalo é conhecido por ser afrodisíaco.

3. Qual tipo de colchão escolher para o quarto?

Nada é tão importante quanto escolher cama e colchão confortáveis, não é mesmo? Afinal, o sono é essencial para a manutenção da saúde e para ter energia.

Colchões inadequados podem causar desgaste e alterações na coluna, dores no corpo, mau humor, indisposição e até insônia. Para evitar que isso aconteça com o casal, é preciso analisar os melhores tipos de colchão do mercado e escolher o modelo ideal.

Nesse caso, o colchão para quarto de casal deve agradar aos dois e estar de acordo com a estatura e o peso de ambos. Assim, o primeiro passo é pensar em qual é o espaço disponível para a cama e, consequentemente, para o colchão. Atualmente existem diversos tamanhos de cama box, como a tradicional, a queen e a king size.

Outro ponto fundamental para a escolha do revestimento do colchão é o peso de cada indivíduo. Os colchões de espuma, por exemplo, são uma excelente opção para garantir o conforto durante a noite. No entanto, eles devem ser escolhidos de acordo com a sua densidade.

A densidade D23 é adequada para pessoas que pesam até 60 kg, a D28 para indivíduos de peso até 70 kg, a D33 para quem pesa até 90 kg e a D45 para pessoas de até 120 kg.

É importante salientar que a escolha da densidade deve ser feita de acordo com a pessoa que tem maior peso para que não haja deformidades ou incômodos durante a noite. Isso porque um colchão de densidade menor que a recomendada pode gerar dores nas costas e ter a vida útil reduzida.

Outra opção muito interessante para casais são os colchões feitos de mola. Assim como nos colchões de espuma, é importante que o nível de conforto seja respeitado. O modelo de molas ensacadas de forma individual é o mais recomendado para casais, principalmente aqueles que têm grande diferença de peso.

Como cada mola é ensacada individualmente, os movimentos são absorvidos e não se espalham até a outra extremidade da cama, o que garante um sono tranquilo e sem interrupções — mesmo que o parceiro se mova muito durante a noite. Esse tipo de tecnologia suporta até 120 kg.

Outra opção de colchão em molas é o tipo tripower (ou bonnel), no qual as molas são interligadas e suportam até 100 kg. Essa tecnologia costuma sair mais em conta que a mola individualmente ensacada, mas tem a desvantagem de transmitir os movimentos durante o sono. Portanto, ela é recomendada para casais com pesos semelhantes.

4. Qual cor devo escolher para o quarto de casal?

Todas as cores têm seu próprio significado, o que pode interferir no nosso humor, nas relações, nas emoções e até na produtividade. Sendo assim, devem ser usadas em harmonia com o resto da decoração.

A melhor dica é escolher uma paleta de cores para todo o quarto, determinando quais serão as dos móveis, das paredes e do restante dos itens de decoração. O ideal é escolher uma paleta neutra e acrescentar alguns pontos de cor para alegrar o quarto de acordo com o estilo de vocês. Saiba quais são os efeitos das cores mais escolhidas para decorar quarto de casal logo a seguir:

4.1 Amarelo

Embora o amarelo possa ser usado como cor dominante de um projeto, é recomendado que ele seja empregado de forma complementar. Isso porque, apesar de vibrante, essa cor é usada para alertar sinais de perigo e emergência. Assim, pode ficar um pouco cansativa com o passar do tempo.

Para empregar o amarelo no quarto, é ideal que o tom seja mais leve e neutro. Assim, ele transmite descontração, otimismo, alegria, calor e luz. Além disso, caso seja escolhido um tom mais vibrante, é recomendado pintá-lo somente em uma parede menor ou escolher um móvel da cor em um quarto com tons mais sóbrios.

4.2 Azul

O azul é uma das cores mais empregadas, já que sua presença transmite harmonia e tranquilidade, sendo, então, ideal para um quarto de casal. Além disso, um ambiente com tons azuis favorece a intelectualidade e a inteligência, além de ter efeitos calmantes e criativos.

No entanto, quando usado em demasia, essa cor pode gerar a impressão de frieza para o cômodo. Assim, recomenda-se que apenas uma parede seja pintada com tons mais fortes de azul, enquanto as outras ganham tons mais leves para não sobrecarregar o ambiente.

O azul também pode aparecer nas roupas de cama, como edredons e colchas, alegrando o quarto e levando serenidade para o ambiente.

4.3 Branco

A cor branca é conhecida por transmitir pureza, limpeza e sensação de paz. Além disso, ela expande o quarto porque reflete todas as cores, deixando-o mais iluminado.

O branco proporciona ao ambiente sensação de frescura e calma. No entanto, quando usado em excesso, pode deixar o ambiente monótono, sem graça ou até frio, o que não é bacana para um quarto de casal ou ainda qualquer ambiente da casa.

Por isso, para usar a cor branca na decoração é indicado combiná-la com outras cores, seja nas paredes ou nos móveis. Pode-se optar por somente uma parede colorida, por exemplo, e manter as demais brancas para que o ambiente não fique carregado demais.

Porém, um quarto com muitos móveis coloridos ou uma parede cheia de quadros pede uma pintura mais clean. Pode-se, então, coordenar o branco com outras cores menos chamativas, como o bege e o cinza.

4.4 Cinza

Quem deseja um quarto neutro, mas cheio de elegância, pode apostar na cor cinza. Entre os benefícios desse tom estão a neutralidade, a sofisticação e a ausência de emoções. Por não transmitir uma “carga emotiva”, essa cor não se torna cansativa e não sobrecarrega o ambiente, o que pode acontecer com cores chamativas.

Outras características incluem a solidez, a estabilidade e a compostura, virtudes ideais para um quarto de casal. Por ser neutra, essa cor pode ser combinada com diversos outros tons para formar um ambiente moderno e aconchegante.

Além disso, paredes cinzas ficam muito interessantes com desenhos em brancos, feitos com adesivos ou stencil. A dica é apostar em um tom cinza não muito escuro para não prejudicar a iluminação do quarto do casal.

4.5 Verde

A cor verde significa saúde, esperança, liberdade e vitalidade. Além disso, faz referência ao dinheiro, à natureza e à juventude.

Empregar o verde no quarto pode tornar o ambiente mais calmo, iluminado e equilibrado. Isso porque seus tons harmonizam qualquer ambiente, trazendo boas energias. Em tons pastéis ou mais escuros, como o verde-musgo, torna-se uma cor neutra. No entanto, não é recomendado misturá-lo com outras cores fortes, como o amarelo ou o vermelho.

4.6 Laranja

A cor laranja transmite alegria, jovialidade, criatividade e prosperidade. No entanto, por ser muito marcante, é recomendado que o laranja seja usado com parcimônia em um quarto, visto que seu uso é mais recomendado para ambientes agitados e menos intimistas, como a cozinha.

Porém, nada impede que tons mais amenos de laranja sejam usados em contraste com paredes brancas ou cinzas. Além disso, essa cor pode ser empregada nos papéis de parede para criar um efeito sutil e charmoso da cor. Vale a pena experimentar para criar composições criativas no ambiente.

4.7 Preto

Apesar de muito elegante, o preto não é recomendado para paredes de quarto por ser uma cor que dá a sensação de ausência de luz. Assim, o ambiente pode se tornar pesado e pouco convidativo. No entanto, ele pode ser empregado nos detalhes, como na cabeceira da cama, nos criados-mudos e até em detalhes do papel de parede.

Quem tem um quarto amplo pode usar a criatividade e pintar apenas uma parede de preto, preenchendo-a com quadros coloridos ou prateleiras com objetos alegres para um ambiente moderno e divertido.

5. Como usar espelhos na decoração do quarto?

Como os cômodos estão cada vez menores, é preciso utilizar truques para aumentar o espaço e torná-los mais funcionais. Nesse contexto, os espelhos são ótimas opções na decoração, pois deixam o espaço mais amplo, iluminado e agradável. Esse objeto pode ser utilizado nos mais diversos tamanhos e com diferentes tipos de adornos, levando personalidade para o ambiente.

Quem deseja tornar o ambiente mais amplo e luminoso pode apostar em espelhos instalados na vertical ou na horizontal, mas com grandes dimensões. O ideal é que sejam instalados em portas de armários e guarda-roupas; essa técnica “esconde” os armários, dando a impressão de que o quarto tem mais espaço livre.

Além disso, espelhos apoiados no chão como objeto de decoração se tornam verdadeiras obras de arte e trazem muito estilo ao ambiente. Nesse caso, o item decorativo deve ser emoldurado. Para um visual moderno, a moldura pode ser quadrada ou até mesmo feita de vidro, enquanto visuais românticos pedem molduras mais rebuscadas e com detalhes.

Não é recomendado que os espelhos sejam colocados no teto ou em locais que interfiram na intimidade dos moradores ou dos visitantes. Assim, antes de instalar a peça, verifique qual será a imagem refletida por ela e se o ambiente fique harmônico com a sua presença naquele local.

6. Conclusão

Neste post você viu que um quarto bem decorado é garantia de conforto, aconchego e harmonia para o casal. E decorar quarto de casal só depende da sua criatividade e a procura pelos melhores fornecedores. Quer mais dicas para deixar o seu quarto confortável? Leia o nosso guia sobre o assunto!

Sem Comentários

Responder