Dicas

Horário de verão chegou: e agora, como ajustar meu sono?

  • 16 de outubro de 2017
Casal Dormindo e Sorrindo

Quando chega o horário de verão, sabemos que ele nunca vem sozinho, não é mesmo? Com ele, surgem a dificuldade para dormir, sonolência durante o dia, cansaço, falta de concentração, dor de cabeça e tantos efeitos causados pelo adiantamento da hora.

Isso acontece porque a mudança de horário gera um desequilíbrio no relógio biológico. Para amenizar os efeitos negativos, existem alguns hábitos que, além de melhorar sua qualidade de vida, contribuem para que você durma melhor, garantindo a disposição necessária para o dia seguinte. Então, veja as principais dicas que separamos para ajustar o seu sono nesta época do ano!

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Adapte o organismo

Para não sofrer com o horário de verão, é essencial habituar o organismo à mudança. Para isso, basta dormir e acordar um pouco mais cedo a cada dia. Dez minutos, por exemplo, são suficientes para fazer com que o corpo se acostume aos poucos.

O que não vale é deixar as noites mal dormidas virarem rotina. Organize as tarefas do dia para não ir tarde para a cama — principalmente quando é preciso acordar cedo —, pois esse hábito afeta muito a qualidade de vida. Habituando-se, gradativamente, a dormir na hora certa, os efeitos negativos do horário de verão serão amenizados.

Pratique exercícios físicos

Quem precisa de energia e disposição para cumprir todos os afazeres do dia não pode deixar a falta de tempo impedir a prática de exercícios. Saiba que com a prática regular de atividades físicas você terá mais disposição durante o dia, aumentando, inclusive, a produtividade no trabalho.

Além de garantir a boa saúde, os exercícios melhoram a qualidade do sono, porque ele se torna mais prolongado e profundo, possibilitando um descanso maior. Mas lembre-se: faça exercício, no mínimo, três horas antes de dormir, para não mandar o sono embora.

Cuide da alimentação

A alimentação é um importante fator para regular o sono. Alimentos como café, refrigerante, chocolate e refeições gordurosas ou muito pesadas devem ser evitados, principalmente à noite.

Outros alimentos — como alface, chá de camomila, leite morno ou banana com uma pequena porção de aveia — ajudam a relaxar, pois funcionam como calmante e induzem o sono. Assim, com a mudança de pequenos hábitos, é possível adotar uma alimentação mais saudável e dormir melhor.

Tenha um bom colchão

Um colchão de qualidade, assim como um travesseiro bom, é uma questão de saúde. Existem colchões com alta tecnologia que ajudam a manter a temperatura corporal adequada para dormir bem, garantindo conforto e bem-estar durante o sono e, consequentemente, durante o dia todo.

Um colchão adequado ao peso e à altura, por exemplo, evita dores no corpo e problemas de coluna. Além disso, com um colchão restaurador, certamente ficará mais fácil de encarar o horário de verão. Então, visite o nosso site e escolha o colchão mais adequado ao seu perfil.

Prepare o quarto

O quarto deve ser silencioso, escuro e ter uma temperatura agradável. O ambiente sem iluminação ajuda a estimular a melatonina, hormônio responsável por regular o sono. E as temperaturas mais amenas são ideais para uma boa noite de descanso. Assim, com um ambiente acolhedor e adequado, é mais fácil se adaptar às mudanças dessa época.

Relaxe a mente

Esquecer as preocupações na hora de deitar é essencial para dormir bem. Por isso, é preciso evitar estímulos à noite, como atividades muito empolgantes ou preocupações com o trabalho e com as tarefas do dia seguinte. Para diminuir a ansiedade, leia um livro ou escute uma música que acalme ou, ainda, faça uma meditação relaxante.

Um grande mal hoje em dia, que interfere muito no sono, são os celulares e tablets e, até mesmo, a televisão. Evite usá-los na cama ou logo antes de dormir. As crianças, que ficam entretidas com redes sociais e jogos nos smartphones, também podem ter o sono prejudicado. Portanto, se necessário, deixe os dispositivos longe do quarto.

Como você viu, adiantar apenas uma hora nos relógios não precisa ser uma tortura. Com essas práticas, é possível regular o sono e garantir mais qualidade de vida para você e para sua família. Gostou das dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos e familiares que odeiam o horário de verão!

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