Decoração

Veja como a iluminação do quarto pode influenciar o sono de forma positiva

  • 30 de outubro de 2018
iluminação do quarto

O nosso corpo funciona como uma máquina perfeita, e um dos mecanismos mais impressionantes é o relógio biológico, responsável pela regulação dos nossos ciclos de sono. Por conta disso, a iluminação do quarto é uma das ferramentas utilizadas para garantir que as noites sejam bem-dormidas.

O ciclo do sono é regulado por meio de hormônios, como a melatonina, cuja liberação é ativada conforme a iluminação se reduz. Isso traz, lentamente, a sensação de sono, fazendo os seres humanos dormirem de modo contínuo, sem acordar durante a noite com frequência.

Mas, afinal, como podemos organizar nossas atividades para que o nosso sono seja mais reparador? A seguir, listaremos algumas dicas para melhorar a iluminação do quarto e fazer com que as suas noites sejam muito mais bem-dormidas. Boa leitura!

Desligue os aparelhos eletrônicos

A nossa primeira dica, e também uma das mais importantes, é a recomendação de desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos 2 horas antes de dormir. A luz emitida por itens como celulares e televisores é extremamente maléfica para o sono, nos deixando mais alertas e podendo, inclusive, causar insônia.

Os hábitos de nossa sociedade, que está extremamente conectada durante o tempo todo, contribui para que os casos de noites mal dormidas não parem de crescer. Pouco a pouco, isso traz impactos negativos para a saúde e para a produtividade nos ambientes profissionais e de estudos, por exemplo.

Diminua a iluminação dos ambientes

Quando as luzes do céu se apagam, é praticamente intuitivo acender todas as lâmpadas no interior de nossas residências. No entanto, é justamente o hábito que temos de tentar prolongar o dia que faz com que nosso sono seja insatisfatório.

Antigamente, antes da criação das lâmpadas e outros dispositivos para a iluminação, o relógio biológico da população era muito mais correto. Isso acontecia porque, durante a noite, a maioria das luzes era apagada e o corpo compreendia que a hora de dormir tinha chegado.

Invista em lâmpadas com luz amarela e verde

De acordo com os conceitos da cromoterapia, uma terapia baseada no estudo das luzes e nos efeitos que elas têm para a nossa saúde, as lâmpadas de coloração amarelada e esverdeada são excelentes para auxiliar o processo do sono.

Por isso, não há a necessidade de ficar no completo escuro assim que a noite chegar, mas é interessante investir em luzes dessas tonalidades, especialmente no quarto, para garantir que o sono chegará mais rápido e será muito mais produtivo para todos os envolvidos.

Agora que você já sabe como melhorar a iluminação do quarto em prol das suas noites de sono, o que você está esperando? Comece o quanto antes a fazer as alterações necessárias e observe de perto todos os benefícios trazidos por essas práticas tão simples. A sua saúde agradece!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então, não deixe de entrar em contato com a gente. Nossa equipe está sempre à disposição para responder suas perguntas e conversar sobre o impacto do sono na saúde. Estamos esperando por você!

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