Relaxamento

7 motivos que farão você começar a ler antes de dormir

  • 7 de abril de 2020

Quem tem a rotina corrida sabe a dificuldade que é dar conta de todos os recados em um único dia. Porém, algumas atividades são tão importantes que não podemos deixar de executá-las. Outras, além de essenciais, trazem benefícios para a nossa vida. Uma delas é ler antes de dormir. Aliás, você tem esse hábito?

Saiba que separar um tempinho para a leitura momentos antes de dormir é uma prática que melhora a nossa mente e o nosso corpo. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades que nos favorecem, como a criatividade e a concentração. Outra vantagem é a contribuição para a qualidade do nosso sono.

Neste post, vamos explicar quais são as 7 razões pelas quais você deve ler antes de dormir. Confira!

1. Reduz os níveis de estresse do dia a dia

O fato de se envolver em uma leitura faz com que os níveis de estresse do dia a dia sejam reduzidos. Então, se você teve um dia agitado e precisa se distrair, a dica é ler antes de dormir. Isso acontece quando o livro é tão apaixonante a ponto de fazer qualquer pessoa se esquecer das preocupações pessoais ou profissionais.

Vale lembrar que o estresse físico ou mental leva a outros problemas de saúde — ele está associado, por exemplo, ao aumento da pressão arterial. Por sua vez, focar a atenção em uma história ou em um conteúdo de nosso interesse ajuda na diminuição das tensões musculares e no coração. Logo, o conselho é optar por obras inspiradoras ao ir para a cama.

2. Ajuda a relaxar a mente e o corpo

Ao viajar sem sair do lugar, sua consciência vai para outro espaço, o que favorece o sono. Quem lê experimenta emoções e entra em contato com um mundo novo por meio da imaginação. Não é à toa que a leitura é considerada uma forma de meditação que alivia a tensão e, por conseguinte, ajuda a relaxar a mente.

Ao mesmo tempo, ler antes do repouso noturno auxilia no relaxamento corporal. Quando a leitura se torna um hábito, o cérebro passa a entender que é a hora de dormir, e você é naturalmente induzido ao sono. Com a mente e o corpo “desligados”, é possível descansar tranquilamente e acordar revigorado para as atividades do dia a dia.

3. Contribui com o hábito da leitura

Ler momentos antes de dormir também nos habitua a essa prática que é enriquecedora. Se você optar por uma leitura de gosto pessoal, sentirá prazer e passará por novas experiências. Tal hábito abre a nossa mente e nos faz enxergar pontos de vista anteriormente desconhecidos.

Por outro lado, se a escolha for uma obra voltada à sua área de atuação, estará investindo em seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, algo imprescindível para quem deseja alcançar o êxito na carreira. Portanto, de livro em livro, além de ter um descanso de qualidade, você se tornará melhor pessoa e profissional.

4. Estimula a criatividade

Pessoas criativas se dão mais oportunidades de conhecer e experimentar coisas novas, além de terem uma maior bagagem cultural. Muito do que elas aprendem está nos livros. Da mesma maneira, os insights surgem dos conhecimentos adquiridos tanto em leituras como ao longo de suas trajetórias de vida.

Ler expande a mente, nos ensina a pensar fora da caixa e a ter um olhar mais crítico de tudo o que acontece ao nosso redor e no mundo. O fato de a leitura incentivar a analisar as situações de maneira diferente é também um estímulo para criar soluções inovadoras para os problemas. Portanto, mantenha essa prática, ainda que seja na última hora antes de ir para a cama.

5. Expande o poder do cérebro

Ao ler toda vez antes de repousar, sua capacidade de interpretar informações e a realidade ao seu redor será ampliada. Esse também é um dos benefícios da leitura, já que ela propicia um maior vocabulário e mais conhecimento, influenciando positivamente na forma como utilizamos o que aprendemos.

Vale destacar que as habilidades aprendidas por meio do ato de ler não são apenas técnicas, mas também comportamentais. Afinal de contas, quando temos criatividade e imaginação, somos mais capazes de resolver problemas e entregamos melhores resultados.

6. Aumenta a capacidade de concentração

Devido à rotina corrida, com tantos afazeres, torna-se difícil se concentrar em uma única tarefa. Essa realidade acaba atrapalhando os nossos resultados e nos torna vulneráveis a cometer erros e a refazer os trabalhos. Nesse contexto, saiba que a leitura aumenta o nosso poder de concentração.

O costume de ler antes de pegar no sono faz com que prestemos atenção às palavras para compreendermos o que está escrito. Sem esse esforço e essa dedicação, não é possível degustar a obra. Quando fazemos isso, estamos focando em apenas uma atividade. Tal hábito pode ser levado para a vida em prol de momentos mais proveitosos e de atividades bem pensadas e executadas.

7. Reduz o tempo de exposição às telas

A melatonina nos faz sentir sono. Porém, a luz azul emitida pelas telas (tablets, celulares, entre outros dispositivos) interfere na capacidade de o cérebro expelir esse hormônio. Por essa razão, utilizar esses recursos antes de dormir não é uma boa ideia se você deseja ter um descanso tranquilo e reparador.

Vale destacar que determinados leitores de livro digital contam com um artifício que diminui a emissão de luz azul. No entanto, não podemos afirmar que isso seja o suficiente para assegurar um sono perfeito. Sendo assim, a recomendação é ler o livro físico nos momentos que precedem a ida para a cama.

Agora você descobriu quais são os benefícios de ler antes de dormir. Saiba que tal hábito é vantajoso não somente para os adultos, mas também para as crianças. Portanto, é importante incentivá-las à leitura nos instantes que antecedem o sono, a fim de contribuir com o seu desenvolvimento.

Achou o post interessante? Se sim, aproveite a visita ao blog e confira o guia sobre como acordar com mais disposição no dia a dia!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

Sem Comentários

Responder