Dicas

7 maneiras de evitar acordar cansado!

  • 20 de dezembro de 2018
evitar acordar cansado

Nada é mais desmotivante que acordar cansado. Se isso acontece com frequência, ainda que você durma a quantidade de horas recomendada, é preciso ficar alerta: há algo errado com a qualidade do seu sono ou até mesmo com sua saúde.

Logo, sintomas como dores no corpo, que costumam acompanhar a fadiga, precisam ser observados. Afinal, por causa do desconforto, as atividades diárias deixam de render como o esperado. Assim, os dias ficam mais longos e menos produtivos.

Para evitar acordar cansado e ter um dia excelente, listamos 7 recomendações essenciais. Confira!

1. Alimente-se bem

Além de comprometer a saúde, a falta de nutrientes no organismo pode ser a causa do cansaço. Comer em excesso, principalmente à noite, também interfere na qualidade do sono.

Por isso, é fundamental optar por uma alimentação equilibrada, que inclua verduras, legumes e frutas diversificados, bem como carboidratos e proteínas. Fazer de cinco a seis refeições por dia também é importante.

2. Beba água

A falta de água no organismo impede a condução dos nutrientes para o interior das células, o que pode levar à fadiga ao despertar. Portanto, se você sente a boca seca, é sinal de que precisa consumir o líquido.

A quantidade de água a ser digerida vai depender do estilo de vida de cada pessoa, como o tipo de alimentação e o fato de praticar ou não atividades físicas.

3. Tome sol

Você sabia que acordar cansado pode estar relacionado com a pouca exposição à luz solar? Exatamente. O sol estimula a produção de vitamina D, que ajuda a diminuir a sensação de fadiga.

Mas não devemos deixar de nos proteger dos raios ultravioleta. Por isso, a dica é tomar sol no período da manhã, até as 10h, ou após as 17h. Vale lembrar que alguns alimentos, como a cenoura, também contêm vitamina D.

4. Estipule um horário para dormir

Quem deixa de criar uma rotina para dormir e acordar acaba confundindo o ritmo circadiano, ou seja, o relógio interno do sono. Esse mau hábito também pode prejudicar a saúde.

O ideal é dormir de seis a nove horas por dia, para que o corpo possa repor as energias. Além disso, é preciso criar o costume de ir para a cama sempre no mesmo horário.

5. Faça exercícios físicos

Além de ser ruim para a sua saúde, o sedentarismo pode atrapalhar a qualidade do sono e levar à fadiga corporal logo após o despertar. Já a prática regular e orientada de exercícios físicos estimula a produção de diversos hormônios e contribui para que você durma bem.

6. Cuide da sua saúde

A ida periódica ao médico é essencial para verificar se está tudo certo com a sua saúde. Afinal de contas, qualquer problema pode afetar a qualidade do sono e, consequentemente, provocar fadiga.

O fato de acordar cansado pode ter relação, por exemplo, com a apneia do sono — quando uma pessoa apresenta vários microdespertares durante a noite. Esse problema está associado a outras doenças, como a obesidade, e requer acompanhamento e tratamento com um especialista.

7. Troque o colchão

Se você segue todas as recomendações acima e, ainda assim, sente cansaço ao acordar, provavelmente está na hora de trocar o colchão. Afinal, é nele que passamos cerca de um terço de nossas vidas. Logo, é preciso que seja confortável e proporcione qualidade de vida.

Seja de molas ou de espuma, o colchão ideal é aquele que se adéqua ao seu peso e tamanho. Ao optar por um modelo feito em espuma, observe se a densidade é apropriada ao seu biotipo, combinado? Assim, suas noites de sono serão tranquilas e prazerosas.

Agora, sim, você sabe o que fazer para evitar acordar cansado. Lembre-se de que, além de uma boa noite de sono, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis para manter as energias sempre renovadas.

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