Relaxamento

Meditação antes de dormir: como ter um sono melhor

  • 5 de setembro de 2018
meditação

Poucas coisas são tão desagradáveis quanto perder o sono. Quando você passa o dia inteiro preocupado com trabalho, família e várias outras responsabilidades da rotina, é comum esses pensamentos invadirem a mente logo na hora de dormir, impedindo de pegar no sono. Nessas horas, uma das melhores formas de contornar a situação é fazer meditação antes de dormir.

Ter uma boa noite de sono é essencial para cuidar da saúde. Se você sofre com esse problema, este artigo foi pensado em você. Vamos explicar como a meditação ajuda a adquirir um descanso de qualidade e, além disso, daremos algumas dicas para você começar a praticá-la hoje mesmo. Gostou da ideia? Então é só continuar lendo!

Por que é importante dormir bem?

Para dar conta de todas as atividades, muitas pessoas preferem abrir mão do descanso. Porém, nosso organismo precisa de uma trégua; dormir faz parte do equilíbrio corporal. Caso contrário, ao longo do dia, você acaba ficando sonolento, distraído, cansado e com dificuldades para se concentrar. A longo prazo, a privação de sono tem sérias consequências para a saúde física e mental.

O organismo fica desequilibrado, a memória é prejudicada, a produtividade diminui e a disposição desaparece. Além disso, a mente também sofre os efeitos: surge a ansiedade, a depressão e a desmotivação por conta do sono. Por isso, é indispensável ter uma boa noite de descanso e valorizar cada minuto na cama.

Quais os benefícios da meditação para o sono?

Seja pela falta de tempo ou por dificuldades para pegar no sono, a meditação é uma prática comum, adotada por pessoas que querem ficar mais calmas e relaxadas. Ela aumenta a consciência sobre o próprio corpo, ajuda a reduzir a atenção a estímulos incômodos e organiza a corrente intensa de pensamentos. Algumas técnicas de sonoterapia também servem para desacelerar após um dia intenso.

Quanto maior o número de atividades feitas durante o dia, menor é a atenção dedicada a cada uma delas. Nós não somos multitarefas; por isso, outra vantagem da meditação é aprender e aperfeiçoar o hábito de estar presente no momento e na ação que está sendo executada, sem intervenções externas (como celular ou pessoas indesejadas) e internas (pensamentos desagradáveis e emoções negativas).

Por fim, outro benefício é o amadurecimento sentimental. Enquanto medita, a pessoa se prepara emocionalmente para lidar com os compromissos, de forma a diminuir a negatividade e mudar a perspectiva sobre eles. Isso também auxilia a compreender melhor a natureza das emoções e a aumentar o autoconhecimento.

Como praticar meditação antes de dormir?

Não é preciso ser um especialista para começar essa jornada em busca do autoconhecimento; todo mundo pode se iniciar e sentir os benefícios para o descanso, mesmo se nunca tiver tentado antes. Veja as nossas dicas e comece hoje mesmo!

Encontre um ambiente adequado

É difícil ter sucesso na meditação em um local desconfortável, cheio de estímulos que tiram o foco e com pessoas que deixam a sua energia agitada. Não é preciso meditar necessariamente na cama; você pode ir para um ambiente reservado, longe de televisão, celular e coisas que remetam aos seus problemas. Lembre-se: é hora de prestar atenção em si mesmo.

Ouça música

Para algumas pessoas, é difícil focar a atenção se não tiver um foco para guiá-las. Se você é assim, considere colocar uma música bem suave e relaxante, prestando atenção somente em sua melodia e nos sentimentos despertados por ela. No início, é complicado se acostumar com a ideia de não pensar em nada, mas é essencial praticar diariamente. Os benefícios vão começar a aparecer sem que você perceba!

Foque na respiração

Depois de encontrar o local adequado e reduzir os estímulos, é hora de controlar o ritmo da sua respiração. Comece com um exercício simples: inspire por cinco segundos, prenda por seis e solte lentamente pela boca durante sete segundos. Ouça o som da inspiração e expiração, sinta o ar abaixo do nariz e observe o ritmo lento do seu corpo. Repita isso por cinco minutos.

Nesse momento, muitos pensamentos vão aparecer na sua mente sem ser convidados. É importante que você não dê ouvidos a eles e não siga a corrente de ideias que eles trazem. Só perceba que eles vieram e deixe-os ir embora livremente. É bem difícil não considerá-los como problemas, mas faça esforço para entendê-los, sem julgamentos, como um aspecto comum da sua vida.

Exercite seus hobbies

Dar atenção para os gostos pessoais é extremamente relevante para o bem-estar e para a autoestima. Praticar seus hobbies antes de dormir, como desenhar, escrever ou ler, incentiva a concentração e ajuda a relaxar, o que aumenta as chances de uma noite mais tranquila.

Entretanto, é importante saber separar as atividades prazerosas das prejudiciais. Aquelas que estimulam a criatividade e a reflexão são ideais, enquanto assistir vídeos e usar redes sociais no celular acabam poluindo a mente ainda mais. Quando se deitar, quanto menos informações você receber de meios externos, melhor será o seu sono!

Use aplicativos

Para quem não sabe por onde começar, tem dificuldades para manter o foco ou acha melhor ter algum tipo de guia, os aplicativos são ótimas alternativas. Existem vários apps para download, cada um com um estilo diferente. Confira os melhores:

  • Headspace: apesar de ser todo em inglês, esse app de meditação é um dos melhores. Ao longo de várias tarefas, o narrador guia o ouvinte por uma linha de pensamento que o faz repensar o modo de enxergar aspectos e sentimentos comuns da rotina;
  • Aura: cada meditação conta com uma duração curta de três minutos para ajudar quem é iniciante. É interessante porque você pode preencher um formulário com suas ideias e pensamentos para o app indicar as melhores meditações para você;
  • Insight Timer: mais do que um banco de áudio, esse aplicativo é quase uma rede social onde você conhece outras pessoas que também praticam meditação e podem ajudar uns aos outros. Você seleciona as tarefas por tipo, como estresse, ansiedade, cansaço etc.;
  • Medite.se: esse foi desenvolvido por brasileiros e está totalmente em português. Logo que abrir, você assiste um vídeo explicando as posições e a meditação como um estilo de vida. O mais legal é que você consegue fazer download dos arquivos para ouvir a qualquer momento.

Por mais que noites maldormidas sejam parte da rotina de muitas pessoas, essa deveria ser a exceção, e não a regra. Cuidar da qualidade do sono é indispensável para a saúde do corpo e para a longevidade — e sofrer para pegar no sono é um problema cada vez mais comum. Nessas horas, a meditação antes de dormir é uma prática simples, mas que tem um efeito positivo não só para o descanso, mas também para o crescimento pessoal.

O que achou deste post? Está preparado para melhorar o sono e ter mais consciência sobre o seu próprio organismo? Para ficar por dentro de outras dicas úteis como essa, assine a nossa newsletter e não perca as novidades da Americanflex!

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