Relaxamento

Qual o melhor colchão para a coluna? Descubra aqui!

  • 16 de abril de 2019
melhor colchão

Você passa o dia todo se sentindo cansado e dolorido, mas não sabe bem o motivo? A causa pode estar nas suas noites de sono mal dormidas! Não ter um sono reparador pode nos afetar de várias formas e causar vários malefícios — principalmente as dores. Mas afinal, como saber qual o melhor colchão para a coluna?

A resposta não é tão simples, pois varia de pessoa para pessoa. Assim é preciso conhecer os tipos de colchões para escolher o mais adequado ao biótipo e hábitos de sono de cada um.

Pensando nisso, reunimos neste post as informações mais relevantes para você escolher o colchão ideal e evitar as temidas dores nas costas, além de problemas futuros. Confira!

Melhor colchão

Como o colchão afeta a qualidade do sono?

Muitos fatores influenciam a qualidade do sono, desde a temperatura e luminosidade do ambiente até distúrbios, como a apneia e o bruxismo. No entanto, no que se refere a coluna, o colchão e o travesseiro podem ser os maiores vilões. A verdade é que o colchão errado pode ocasionar cansaço, indisposição e dores no corpo e de cabeça.

Para que o sono seja reparador e ninguém acorde com dores na coluna, ela deve permanecer alinhada e reta enquanto a pessoa está deitada, da mesma forma que deve ficar quando está em pé. Para isso, o colchão deve oferecer sustentação ao corpo — sem ser mole e nem duro demais.

O ideal é que ele afunde levemente com o peso do corpo, apenas para acomodá-lo. Um colchão duro demais acaba levando à tensão muscular, o que tende a provocar um desalinhamento na coluna. Por fim, se for muito macio, ombros e quadris vão afundar demais.

O fato de permanecer muitas horas com a coluna mal posicionada é o que faz com que você acorde com dores nas costas. Por isso, o melhor é dormir de lado e manter a coluna toda alinhada — da cervical à pélvis. Nesse sentido, a altura do travesseiro também faz toda a diferença.

Qual o melhor colchão para a coluna?

Na verdade, não existe o melhor colchão, mas sim o ideal para cada pessoa. O colchão precisa se adequar à curvatura natural do corpo, bem como ao jeito de dormir de cada um.

Por isso, o biótipo, o peso e outros fatores comportamentais — dormir sozinho ou acompanhado, se mexer muito, levantar demais — importam muito na hora de escolher o melhor colchão. Ele deve ser firme o suficiente para dar sustentação ao corpo de forma equilibrada e não deformar com o peso.

Confira, a seguir, as principais opções do mercado e o que elas oferecem.

Espuma

Os colchões de espuma apresentam um bom custo-benefício, são mais leves e, por isso, são os mais populares. Porém, vale lembrar que sua durabilidade é um pouco menor que a das outras opções. Podem ser encontrados desde modelos mais simples aos mais sofisticados, conforme o tipo de espuma, de revestimento, tecido etc.

Além do material, a característica mais importante de um colchão de espuma é a densidade, pois tem relação direta com o peso que ele suporta. Também é importante ficar atento aos sinais de desgaste do colchão.

Molas

Colchões de mola são os mais queridos e desejados e, de fato, oferecem muito conforto, já que acomodam melhor os ombros e os quadris, especialmente para quem deita de lado. Trata-se de um sistema de molas helicoidais, que podem ser entrelaçadas (bonnel) ou ensacadas e variam quanto aos tipos de molas.

Os colchões de mola são mais duráveis e não apresentam aquela marca onde a pessoa se deita, característica dos modelos de espuma. Além disso, são indicados para casais com diferença de peso. Isso porque as molas ensacadas, por exemplo, não permitem que a pressão exercida pelos movimentos de um se alastre pelo colchão e incomode o outro.

Látex

Feito com látex orgânico ou sintético, esse modelo apresenta propriedades semelhantes à espuma viscoelástica, ou seja, não deforma com o peso do corpo.

Trata-se de um colchão mais firme, em que os pontos de pressão são minimizados, o que faz com que ele se molde ao corpo. Nesse sentido, é uma ótima opção para dar sustentação à coluna, além de ter características antialérgicas.

No entanto, seu preço é mais alto e ele é muito pesado, o que o torna difícil de ser movido, para realizar a sua limpeza ou troca de posição.

Ortopédico

Ao pensar em dor na coluna, o primeiro tipo de colchão que vem à cabeça é o ortopédico. Eles tem uma tábua de madeira entre as duas espumas, o que deixa o colchão bem mais rígido e garante a sustentação do corpo.

No entanto, hoje já se sabe que o colchão duro demais também não é o ideal, e muitas pessoas reclamam de dores nos ombros e quadris ao dormir sobre um desses.

Como escolher o colchão ideal?

Agora que você já conhece os principais tipos de modelo de colchão, é hora de aprender a escolher o melhor para você. Para isso, é preciso levar em consideração alguns pontos.

Densidade

Como já mencionado, a densidade é um dos fatores mais importantes para a adequação e durabilidade do colchão. Trata-se da quantidade de espuma por metro cúbico do produto e está estritamente relacionada ao peso e estatura do usuário. Quanto maior a densidade, maior o peso que o colchão suporta.

Assim, na hora de escolher o seu, é essencial consultar a tabela de biótipo para encontrar a densidade correspondente ao seu peso e altura. No caso de colchão de casal, deve-se levar em conta sempre o usuário de maior peso.

Assim como os colchões de espuma, os de mola também apresentam densidades diferentes. Porém, nesse caso, ela varia de acordo com a tecnologia empregada na fabricação.

Durabilidade

Outro ponto de atenção é a durabilidade do produto. Ao contrário do que muitos acreditam, o colchão também tem um prazo de validade e deve ser trocado quando ela expira. Um colchão desgastado pode apresentar deformações, buracos e desníveis que são altamente prejudiciais à coluna.

Além de questionar a durabilidade do produto antes da compra, é possível adotar alguns cuidados de uso para a sua conservação, como girar e rotacionar a posição do colchão na cama periodicamente.

Qualidade

Por fim, é importante observar a qualidade do colchão. Ela varia de acordo com os materiais e tecnologias utilizadas pelo fabricante. Opte sempre por produtos com o selo do Inmetro, que atesta a conformidade com as diretrizes de produção e garante a qualidade e durabilidade.

Todos colchões Americanflex — tanto os de espuma quanto os de mola — têm durabilidade média de 5 anos e são aprovados pelos órgãos reguladores e de controle de qualidade.

Como você pode perceber, apesar de ser uma escolha pessoal, a compra do colchão deve sempre levar em consideração esses fatores para garantir que você está levando a melhor opção para casa.

Por isso, agora que você já sabe o que procurar, que tal escolher qual o melhor colchão para a coluna? Visite nossa página para conhecer as opções que temos para você!

Colchões AmericanflexPowered by Rock Convert

7 Comentários

  • Maze

    Boa noite gostaria de conhecer os colchões

    Reply
  • CONCEICAO MARIA DE SOUZA

    Gostaria de saber preço

    Reply
    • Americanblog

      Olá Conceição!
      Você gostaria de saber valor de qual tipo de colchão, nós temos vários modelos, cada um para um biotipo de pessoa. Uma dica, entre em nossa loja virtual http://www.americanflex.com.br e converse com um de nossos atendentes especializados através do chat.

      Reply
  • CONCEICAO MARIA DE SOUZA

    Olaaa

    Reply
  • Sandra Dos Santos Da Silva vellar

    O valor dos colchões pra coluna ortopedico

    Reply
    • Americanblog

      Olá Sandra!

      Segundo a definição, colchão ortopédico é todo colchão que se molda adequadamente ao seu corpo e fornece a sustentação necessária ao seu biotipo. Porém, popularmente os colchões que são feito com caixa de madeira que são chamados de ortopédicos. Caso seja este modelo, o de caixa de madeira, que esteja procurando, nós não temos.
      Normalmente os médicos ortopedistas indicam colchão de espuma para quem tem algum problema de coluna, pois assim você escolhe a densidade ideal ao seu peso e altura. Caso queira saber qual a densidade ideal para você, pode consultar no endereço https://blog.americanflex.com.br/tudo-sobre-densidade-de-colchao/
      E para verificar os preços de todos os nossos colchões, pode consultar em nossa loja virtual através do endereço http://www.americanflex.com.br

      Reply

Responder