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Conheça quais são as melhores posições para dormir

  • 19 de abril de 2018
Melhores posições para dormir

Ter uma boa noite de sono, se alimentar adequadamente e praticar atividade física são as chaves para ter qualidade de vida. Comer de forma saudável e optar por exercícios no cotidiano só depende da força de vontade, o que, infelizmente, não acontece com a noite de sono.

Existem diversos distúrbios e outros fatores que podem interferir na hora de dormir e atrapalham o descanso, como por exemplo, a escolha do colchão ou travesseiros errados. Além disso, posições na cama e a iluminação incorreta também podem prejudicar o sono.

É essencial corrigir alguns hábitos e erros para ter uma noite bem dormida, visto que durante o sono a pressão arterial é regulada, ocorre a síntese de hormônios para o metabolismo, a memória é apurada e as informações são armazenadas, dentre diversas outras funções importantes para o nosso bem-estar.

Para te ajudar a dormir melhor, elencamos, neste post, as melhores posições para dormir e como elas afetam a qualidade do sono, e consequentemente, a disposição durante o dia. Confira!

Por que a posição de dormir afeta a qualidade do sono?

A qualidade do sono está intimamente ligada a posição em que uma pessoa dorme. Isso porque posições que sobrecarregam as articulações, forçam os nervos ou não sustentam a coluna e o pescoço podem ocasionar dores musculares e, assim, tornar o descanso de má qualidade.

Desse modo, as posições mais adequadas para dormir são aquelas que parecem com a atitude fisiológica ao longo do dia, visto que elas permitem um alinhamento da coluna saudável, sem rotações ou extensões exageradas. Sendo assim, nem sempre a posição que você prefere é a mais indicada e, em alguns casos, é preciso promover uma mudança de hábitos.

Quais são as melhores posições para dormir bem?

Veja, a seguir, algumas das melhores posições para dormir e o por que delas ajudarem no seu descanso.

De lado

A posição mais indicada para dormir bem à noite é a de lado. Isso porque ela promove um alinhamento saudável da coluna, o que muitas posições não permitem. Além disso, a postura permite que os pés e a cabeça fiquem na altura do coração e, assim, há uma melhor circulação.

Se você adota essa posição, só precisa tomar cuidado com o travesseiro, que deve ser da altura dos ombros para que o pescoço não fique sobrecarregado ou tenso. Outra dica é dar preferência para o lado esquerdo, visto que o sistema linfático, responsável por drenar o acúmulo de linfa dos tecidos e proteger o corpo de bactérias e vírus, é predominante desse lado.

Outros órgãos que ficam do lado esquerdo também possuem seu funcionamento otimizado, como o coração, o pâncreas e o estômago. Assim, há fortalecimento do sistema cardiovascular durante a noite e um melhor funcionamento do sistema digestivo. Essa posição é especialmente indicada para mulheres grávidas, uma vez que a gravidez em si pode causar constipação e sobrecarga do coração.

De lado com alguma almofada ou travesseiro no meio das pernas

Durante o sono, quando deitamos de lado, é possível que a perna que fica sobre a outra a pressione e cause cãibras ou dores na manhã seguinte. Além disso, as pernas e os joelhos podem ficar em um ângulo não favorável para o alinhamento correto da coluna.

Para corrigir esse problema é indicado usar um travesseiro ou almofada entre as pernas. É importante que o estofado escolhido seja de espessura fina, para não desviar a coluna.

De barriga para cima com os braços ao lado

Deitar de barriga para cima é interessante para quem precisa relaxar as articulações e deseja evitar dores e torções sobre os membros no dia seguinte. No entanto, como a coluna possui algumas curvaturas fisiológicas, dormir sempre nessa posição pode sobrecarregá-la.

Desse modo, o indicado é variar entre essa posição e a de lado. Ela também não é indicada para quem ronca ou sofre de apneia do sono, visto que deitar de barriga para cima propicia que a língua caia e tampe uma parte da garganta.

Se você não consegue dormir de outra forma, opte por usar um travesseiro baixo para não forçar a musculatura do pescoço. Além disso, é interessante colocar uma almofada fina embaixo dos joelhos, já que dessa maneira as pernas ficarão levemente flexionadas. Também é importante colocar os braços de lado, ao longo do corpo, e não para cima, a fim de evitar dores musculares.

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Quais não são recomendadas na hora do sono?

Agora que você já sabe o que fazer, que tal descobrir o que não pode ser feito? Acompanhe, a seguir, as posições que podem atrapalhar o seu sono.

De bruços

A posição de bruços é contra indicada terminantemente. Isso porque, ao deitar de barriga para baixo, os órgãos são pressionados, o que pode deixar o metabolismo mais lento. Além disso, o pescoço fica inclinado para o lado em cerca de 90 graus, prejudicando a respiração, pois os pulmões são pressionados por todo o peso corporal, e toda a musculatura da cervical, que fica tensa e hiperestendida.

Outra característica dessa posição é forçar a região lombar, provocando fortes dores nas costas, uma vez que a coluna não fica apoiada. Assim, ao adotar a posição de bruços pode-se ter dor nos ombros, torcicolo e até bursite ou tendinite.

Fetal

Embora essa posição seja adotada pela maioria das pessoas, dormir enrolado, ou seja, com os joelhos dobrados sobre o peito e o pescoço inclinado para baixo pode prejudicar a coluna, visto que a postura não permite o alinhamento correto da coluna.

A musculatura cervical fica tensa e, além disso, a respiração fica prejudicada, pois dessa forma não é possível inspirar profundamente, visto que os pulmões não conseguem expandir. Para quem não consegue evitá-la, a dica é tentar “se enrolar” o menos possível, a fim de não lesionar a coluna e tensionar a musculatura.

Dormir com os braços para cima

Independente da posição adotada, dormir com os braços para cima ou embaixo do travesseiro pode ser prejudicial para a curvatura da coluna e da articulação dos ombros. Para evitar dores e tensões, procure deixar os braços soltos ao longo do corpo.

Outras dicas práticas para dormir bem incluem escolher um bom colchão e travesseiro e adotar a higiene do sono, que inclui medidas como não mexer com aparelhos eletrônicos na cama e evitar luz excessiva no quarto.

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